Ética x Moral: Uma Batalha de Ideias

Desenvolvida por: Moacir… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Ética e Moral na Sociedade

Nesta atividade interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos, onde cada grupo receberá argumentos baseados nas definições de ética e moral. O objetivo é que defendam sua posição, seja ela a favor da ética ou da moral, em debates estruturados, onde serão desafiados a identificar e respeitar as diferenças e similaridades entre os conceitos. Durante a atividade, os alunos terão a oportunidade de discutir situações do cotidiano, analisando-as sob as perspectivas da ética e da moral. O debate não só estimulará a reflexão crítica sobre estas importantes questões, mas também promoverá a importância da formação de sujeitos éticos, o respeito às diferenças e as liberdades individuais. A culminância do projeto será a criação de um mural colaborativo, onde os alunos ilustrarão situações cotidianas analisadas durante os debates, destacando o aprendizado adquirido sobre ética e moral.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo estimular nos alunos a compreensão profunda sobre os conceitos de ética e moral e como essas noções se aplicam no contexto social. Visa promover a reflexão crítica sobre ações, valores e decisões, tanto em nível individual quanto coletivo. Ao final, os estudantes deverão ser capazes de discernir e argumentar sobre situações diversas, aplicando de forma concreta a diferenciação entre ética e moral, reconhecendo a importância de ambas na construção de sociedades justas e igualitárias.

  • Compreender a diferença e a relação entre ética e moral.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Analisar situações cotidianas sob as perspectivas de ética e moral.
  • Promover a reflexão sobre a importância da formação de sujeitos éticos.
  • Fomentar o respeito às diferenças e liberdades individuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS501: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Conteúdo Programático

A atividade abordará conceitos fundamentais de ética e moral, destacando sua relevância no contexto social atual. Serão apresentadas e discutidas diversas situações cotidianas que desafiam os preceitos éticos e morais, preparando os alunos para uma compreensão aprofundada e aplicação desses conceitos em suas vidas.

  • Definições e diferenças entre ética e moral.
  • A importância da ética e da moral na sociedade.
  • Análise de casos práticos sobre dilemas éticos e morais.
  • A formação de sujeitos éticos e o respeito às diferenças.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas, esta atividade propõe uma abordagem prática e interativa para compreensão dos conceitos de ética e moral. Através de debates estruturados e a criação de um mural colaborativo, os alunos serão estimulados a participar ativamente, aplicando o conhecimento teórico em análises de situações cotidianas, promovendo assim uma aprendizagem significativa.

  • Divisão dos alunos em grupos para debates.
  • Apresentação de argumentos baseados em ética e moral.
  • Análise e discussão de casos práticos.
  • Criação de um mural colaborativo ilustrando situações discutidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão introduzidos os conceitos de ética e moral e realizada a divisão dos grupos para os debates. Na segunda aula, ocorrerão os debates e a criação do mural colaborativo, finalizando com uma reflexão conjunta sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e preparação para os debates.
  • Aula 2: Debates e criação do mural colaborativo.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante os debates e na contribuição para a criação do mural colaborativo. A capacidade de argumentação, o respeito pelas opiniões divergentes e a reflexão crítica sobre as situações apresentadas serão critérios fundamentais. Serão valorizados a criatividade, a cooperação e o engajamento na atividade, visando a formação de sujeitos éticos e conscientes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como material para a confecção do mural (papel grande, tintas, canetas), acesso à internet para pesquisa de casos práticos e projetor para apresentações. Esses recursos auxiliarão na discussão e na visualização dos conceitos de ética e moral, tornando a aprendizagem mais dinâmica e interativa.

  • Material para mural (papel, tintas, canetas).
  • Acesso à internet para pesquisa de casos.
  • Projetor para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo