Filosofando o Amanhã: Da Desigualdade ao Empoderamento

Desenvolvida por: José L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Humanidades
Temática: Filosofia, Ética e Justiça Social

Nesta atividade interdisciplinar, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio investigarão o conceito de desigualdade social sob uma perspectiva filosófica, enfocando suas implicações no futuro dos jovens. A atividade começará com uma leitura dirigida de textos clássicos e contemporâneos sobre ética e justiça social, permitindo aos alunos compreender diferentes visões sobre o tema. Posteriormente, divididos em grupos, os estudantes realizarão pesquisas sobre casos reais de desigualdade nas diversas regiões do mundo, com o objetivo de apresentar suas descobertas e análises em sala de aula, utilizando as teorias estudadas como base para a compreensão dos casos. Para engajar os alunos na busca por soluções práticas, cada grupo deverá criar propostas de ações concretas que poderiam ser implementadas em suas comunidades para combater esses problemas, fomentando um debate crítico sobre a responsabilidade social e o poder de ação dos jovens frente ao desemprego, à marginalização e outras formas de desigualdade. A atividade visa, assim, promover uma reflexão profunda sobre a importância da ação coletiva e do empoderamento juvenil na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são sensibilizar os alunos sobre as questões da desigualdade social e suas vastas implicações, desenvolver habilidades de análise crítica fundamentadas em teorias filosóficas sobre ética e justiça social, e fomentar o pensamento criativo para a resolução de problemas sociais por meio de ações práticas. Pretende-se que os estudantes compreendam a importância da responsabilidade social individual e coletiva, e se sintam encorajados e capacitados para participar ativamente na mitigação da desigualdade social em suas comunidades. Por fim, espera-se que essa atividade proporcione um ambiente favorável ao debate construtivo e ao desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa, análise, argumentação e proposição de soluções inovadoras.

  • Compreender conceitos filosóficos relacionados à ética e justiça social.
  • Desenvolver habilidades de análise e crítica a partir de textos teóricos e casos reais.
  • Estimular a consciência sobre a responsabilidade social e o papel do indivíduo na sociedade.
  • Propor ações concretas para o enfrentamento da desigualdade social na comunidade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS201: Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
  • EM13CHS202: Analisar e avaliar os impactos das tecnologias na estruturação e nas dinâmicas de grupos, povos e sociedades contemporâneos (fluxos populacionais, financeiros, de mercadorias, de informações, de valores éticos e culturais etc.), bem como suas interferências nas decisões políticas, sociais, ambientais, econômicas e culturais.
  • EM13CHS206: Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange estudos filosóficos sobre ética e justiça social, análise de casos reais de desigualdade social ao redor do mundo e a proposição de ações práticas de combate à desigualdade. Incluirá a leitura e discussão de textos clássicos e contemporâneos, visando a compreensão de diferentes perspectivas e teorias relacionadas à justiça social e ética. Também será dada ênfase à pesquisa de casos reais de desigualdade, permitindo aos alunos aplicarem o conhecimento teórico à realidade, assim como ao desenvolvimento de soluções práticas e inovadoras que possam ser aplicadas na comunidade.

  • Teorias filosóficas sobre ética e justiça social.
  • Leitura dirigida de textos clássicos e contemporâneos.
  • Pesquisa sobre casos reais de desigualdade social em diversas regiões do mundo.
  • Debate sobre responsabilidade social e empoderamento juvenil.
  • Desenvolvimento de propostas de ações concretas para mitigar a desigualdade social.

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será o pilar desta atividade, incentivando a participação ativa dos alunos ao longo de todo o processo de aprendizagem. As sessões começarão com a leitura dirigida e discussões em sala, seguidas de pesquisa em grupo sobre casos reais de desigualdade. Os estudantes serão então encorajados a analisar e relacionar suas descobertas com as teorias estudadas, culminando na criação de propostas de ações práticas. Este método promove a aplicação direta do conhecimento teórico em situações reais e estimula a criatividade, colaboração e pensamento crítico dos alunos.

  • Leitura dirigida e discussão em sala sobre textos selecionados.
  • Trabalho em grupo para pesquisa de casos reais de desigualdade ao redor do mundo.
  • Apresentações em grupo das descobertas e análises.
  • Criação de propostas de ação prática em grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 20 horas, divididas em 20 aulas de 60 minutos cada. O cronograma incluirá sessões de leitura e discussão, pesquisa e apresentação de casos, desenvolvimento de propostas de ação e debates em classe.

  • Aula 1-2: Introdução ao tema e leitura dirigida.
  • Aula 3-5: Discussão dos textos e conceituação teórica.
  • Aula 6-10: Pesquisa em grupo sobre casos de desigualdade.
  • Aula 11-15: Análise e apresentação das descobertas.
  • Aula 16-18: Desenvolvimento de propostas de ação.
  • Aula 19-20: Apresentação das propostas e debate final.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade das análises e pesquisas apresentadas, criatividade e viabilidade das propostas de ações concretas, e contribuição no debate final. Cada grupo será avaliado pela profundidade e clareza de suas descobertas, a eficácia com que ligam teoria e prática, e o esforço colaborativo. Além disso, a avaliação individual também levará em consideração a participação do aluno nas discussões e o engajamento com o projeto como um todo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a biblioteca ou recursos online para a pesquisa de textos filosóficos e casos de estudo, materiais para apresentações em sala (por exemplo, projetor, computador, flip chart), e espaços de aula adequados para discussão em grupo e apresentações. Será proveitoso também ter acesso a especialistas ou ativistas da área de justiça social que possam oferecer palestras ou participar de debates.

  • Lista curada de textos sobre ética e justiça social.
  • Acesso a bancos de dados e bibliotecas online.
  • Materiais para apresentação e registro das atividades em grupo.
  • Contatos para especialistas ou ativistas para palestras/debates.

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