Esta atividade propõe aos alunos do 2º ano do Ensino Médio a exploração e a reflexão acerca da alteridade e da ética da diferença, por meio da construção de mapas conceituais. A partir de um conjunto de materiais de leitura e vídeos selecionados previamente pelo professor e estudados pelos alunos como parte de uma abordagem de Sala de Aula Invertida, os estudantes serão desafiados a criar representações visuais que capturem suas compreensões sobre o tema. Este método facilita notavelmente a visualização de conexões entre conceitos-chave, promovendo uma compreensão mais profunda dos temas abordados. Após a confecção dos mapas, será realizado um debate em sala, permitindo aos alunos compartilhar suas visões e promover um diálogo rico sobre as diferentes percepções de alteridade e a importância da ética da diferença. Esta dinâmica pretende não apenas estimular a habilidade de síntese e análise crítica dos alunos, mas também desenvolver a empatia e o respeito pelas diversidades.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver uma compreensão crítica e profunda sobre a alteridade e a ética da diferença, utilizando para isso o método de construção de mapas conceituais. Espera-se que, ao fim da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e compreender as múltiplas dimensões que envolvem a alteridade, além de refletir sobre a importância e o impacto da ética da diferença nas relações sociais. Através do compartilhamento e debate dos mapas conceituais, os estudantes poderão ampliar suas visões de mundo, promovendo a empatia e o respeito pelas diferenças. Esta atividade também tem como objetivo estimular a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizado, bem como aprimorar suas habilidades de síntese, análise crítica e expressão de ideias de forma coesa e fundamentada.
O conteúdo programático abordado nesta atividade engloba, primordialmente, os conceitos de alteridade e ética da diferença. Esses temas serão explorados através da análise de materiais de leitura e vídeos que ofereçam múltiplas perspectivas sobre o assunto. Os alunos serão incentivados a refletir sobre como a alteridade se manifesta em diferentes contextos sociais e de que maneira a ética da diferença pode contribuir para uma convivência social mais harmoniosa e justa. Através do exercício de construção de mapas conceituais, os estudantes poderão visualizar as conexões entre os diversos conceitos relacionados ao tema, favorecendo uma compreensão mais profunda e abrangente.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada nesta atividade. Antes das aulas, os alunos deverão se preparar realizando a leitura de materiais e assistindo a vídeos sobre o tema da alteridade e a ética da diferença. Em sala de aula, a primeira etapa consistirá na construção de mapas conceituais individuais, permitindo que cada estudante visualmente represente sua compreensão sobre os temas estudados. Na sequência, os alunos partilharão seus mapas e participarão de um debate em grupo, explorando as diversas perspectivas e interpretando as múltiplas dimensões do tema. Esta abordagem promove uma participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, incentivando a troca de ideias e o desenvolvimento de argumentos críticos e fundamentados.
Esta atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão orientados sobre o processo de construção dos mapas conceituais e iniciarão a elaboração de seus próprios mapas. Na segunda aula, os mapas serão compartilhados entre os estudantes, dando início ao debate que abordará as múltiplas dimensões da alteridade e ética da diferença.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas, incluindo a preparação prévia, a elaboração e apresentação dos mapas conceituais, bem como a contribuição individual para o debate em sala. Será avaliada a capacidade de síntese e análise crítica, assim como a coerência e fundamentação das ideias expressas tanto nos mapas quanto durante o debate. Critérios como criatividade, originalidade na elaboração dos mapas e a habilidade de trabalhar em equipe durante os debates também serão considerados. A avaliação final será composta pela soma desses elementos, visando reconhecer o esforço e o desenvolvimento das habilidades de cada aluno nesta atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais e recursos que proporcionem aos alunos várias perspectivas sobre o tema da alteridade e a ética da diferença. Isso inclui textos acadêmicos, artigos, vídeos e documentários que serão estudados previamente. Em sala, serão necessários recursos para a construção dos mapas conceituais, como papel grande, canetas coloridas, e/ou acesso a software de mapeamento conceitual. A disponibilização de recursos online para o debate e compartilhamento das ideias também se faz necessária, a fim de enriquecer a experiência de aprendizagem.
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