Nesta proposta de atividade, intitulada 'Mapas Mentais Filosóficos', os estudantes do 2º ano do Ensino Médio explorarão diferentes correntes de pensamento filosófico a partir de uma metodologia ativa envolvendo a criação coletiva de mapas mentais. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e a cada um será atribuído um conjunto de textos de filósofos representativos de distintas correntes de pensamento sobre um mesmo tema. Utilizando ferramentas digitais de mapeamento mental, o objetivo é que criem mapas conceptuais que destaquem as ideias centrais, as conexões e as divergências entre os pensamentos dos filósofos estudados. Esta atvidade não só incentiva o uso crítico e reflexivo da linguagem gráfica, como também fomenta a discussão e a profunda compreensão dos conceitos filosóficos, promovendo um aprendizado significativo sobre como essas ideias se interligam e se diferenciam. Pretende-se, com isso, desenvolver competências analíticas, críticas e de síntese nos estudantes, além de familiarizá-los com ferramentas digitais contemporâneas de construção do conhecimento.
O intuito central desta atividade é promover um entendimento aprofundado das conexões e divergências entre diversas correntes de pensamento filosófico, utilizando uma ferramenta didática moderna e engajadora. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar e expor as ideias chave de textos filosóficos, reconhecer as relações e contradições entre diferentes perspectivas e argumentos, e aplicar de forma criativa o conhecimento adquirido na criação de mapas mentais. Esta habilidade de síntese, análise e apresentação gráfica de informação não apenas enriquece o aprendizado dos estudantes no campo da Filosofia, mas também desenvolve competências transversais valiosas, como o pensamento crítico, a colaboração e o uso efetivo de tecnologias digitais.
A atividade se insere no componente curricular de Filosofia, focando na compreensão crítica e reflexiva de diferentes correntes filosóficas. Por meio da análise comparada de textos filosóficos e do uso de ferramentas digitais para a construção de mapas mentais, almeja-se proporcionar aos estudantes uma visão abrangente e interconectada de fundamental práticas filosóficas, aprimorando sua capacidade de síntese, análise e representação gráfica do conhecimento.
A abordagem metodológica desta atividade será fundamentada no aprendizado ativo e colaborativo. Inicialmente, será feita uma breve introdução ao tema e às ferramentas digitais que serão utilizadas. Em seguida, os alunos serão organizados em grupos e cada grupo receberá um conjunto de textos para análise. Durante a leitura e discussão desses textos, os alunos serão incentivados a anotar as ideias principais, questões e possíveis conexões com outros textos ou correntes filosóficas. Usando ferramentas de mapeamento mental online, cada grupo construirá um mapa que represente visualmente as suas análises, que será posteriormente apresentado e discutido em sala.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, dividida em dois encontros de 60 minutos. No primeiro encontro, será feita a apresentação do projeto, divisão dos grupos e início da leitura dos textos. O segundo encontro será dedicado à finalização e apresentação dos mapas mentais, seguido de uma discussão geral sobre o processo e os conteúdos explorados.
A avaliação da atividade será baseada tanto no produto final apresentado – os mapas mentais – quanto no processo de colaboração e reflexão crítica evidenciado pelos grupos durante a realização do trabalho. Critérios como clareza, originalidade, precisão na representação das ideias filosóficas, habilidade de estabelecer conexões relevantes e qualidade da discussão e apresentação serão considerados. Além disso, a habilidade de utilizar as ferramentas digitais de forma eficaz e a participação ativa de todos os componentes do grupo também serão avaliados.
Para a realização desta atividade serão necessárias ferramentas digitais de mapeamento mental, como MindMeister, Coggle ou similar, acesso à internet e, se possível, dispositivos individuais ou compartilhados entre os alunos. Além disso, será providenciado um conjunto de textos filosóficos em formato digital ou impresso, que servirão como material base para a análise e construção dos mapas mentais.
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