Nesta atividade, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar nos desafios da regulação ambiental por meio da criação e interação com um jogo de tabuleiro educativo. A atividade visa promover a compreensão crítica sobre o papel dos organismos nacionais e internacionais de regulação ambiental, simular a complexidade da implementação e fiscalização de políticas ambientais e evidenciar a relevância das práticas sustentáveis. Por meio de uma metodologia ativa, combinando Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades essenciais como negociação, estratégia e tomada de decisão, enquanto compreendem a importância da colaboração global para o desenvolvimento sustentável. Este plano de aula foca não apenas no aprendizado acadêmico, mas também no desenvolvimento de competências para enfrentar os desafios socioambientais do século XXI.
Este plano de aula tem como objetivo fomentar uma compreensão profunda sobre o funcionamento e a importância dos organismos nacionais e internacionais de regulação ambiental, além de conscientizar sobre a necessidade de adoção de práticas sustentáveis. Visa ainda desenvolver habilidades de crítica, negociação, estratégia e tomada de decisão nos alunos, preparando-os para engajamento ativo em questões ambientais. A atividade proporcionará um ambiente dinâmico onde os alunos poderão experimentar, de forma prática, o processo de formulação, implementação e monitoramento de políticas ambientais, compreendendo os desafios e competências envolvidos nesse processo.
Este plano de aula abordará temáticas essenciais relacionadas à sustentabilidade global e à regulação ambiental. Explorará o papel dos organismos internacionais e nacionais de regulação, como a ONU, o IPCC, o MMA (Ministério do Meio Ambiente do Brasil), entre outros, na promoção de práticas sustentáveis e na implementação de políticas ambientais. Também discutirá os desafios associados à fiscalização e ao cumprimento dessas políticas, bem como o impacto de diferentes modelos socioeconômicos na sustentabilidade planetária.
A implementação desta atividade será realizada através de uma abordagem prática e colaborativa. Inicialmente, os alunos receberão uma introdução teórica ao tema, seguida pela aplicação da Sala de Aula Invertida, onde os estudantes pesquisarão e discutirão em pequenos grupos sobre organismos de regulação ambiental. Posteriormente, na fase de Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos irão projetar e construir o jogo de tabuleiro. A fase final envolve a prática do jogo, permitindo a simulação e discussão das políticas ambientais implementadas durante a atividade. Esta abordagem metodológica incentiva a aprendizagem ativa e aprofunda a compreensão dos estudantes sobre a matéria.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução teórica e a discussão em grupos sobre organismos de regulação ambiental. Na segunda aula, os alunos irão desenvolver e jogar o jogo de tabuleiro, aplicando os conhecimentos adquiridos e refletindo sobre a experiência.
A avaliação será baseada tanto no envolvimento dos alunos durante a pesquisa e discussão em grupo, como na qualidade e criatividade do jogo de tabuleiro desenvolvido. Será levado em consideração também a capacidade de argumentação e reflexão dos alunos durante a simulação do jogo, avaliando a compreensão dos desafios e competências relacionadas aos organismos de regulação ambiental. Exemplos de critérios de avaliação incluem: qualidade da pesquisa, criatividade no desenvolvimento do jogo, eficácia da simulação na compreensão dos temas discutidos e capacidade de trabalho em equipe.
Para a implementação desta atividade, serão necessários recursos básicos de sala de aula, como quadro branco, projetor e acesso à internet, além de materiais para a construção dos jogos de tabuleiro, incluindo cartolina, canetas coloridas, tesouras, etc. Recursos online e bibliográficos sobre regulação ambiental e práticas sustentáveis também serão essenciais para a fase de pesquisa e fundamentação teórica da atividade.
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