A atividade 'O Juiz das Fake News' é destinada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de desenvolver habilidades críticas em relação à veracidade das informações na era digital. Durante a realização, os estudantes serão introduzidos à problematização da disseminação de notícias falsas e à importância do pensamento crítico. Eles participarão de uma simulação de tribunal, onde, divididos em equipes, terão o desafio de avaliar a autenticidade de diferentes notícias apresentadas pelo professor. Este exercício interativo permite que os alunos discutam e argumentem sobre a veracidade das notícias, baseando-se em critérios de verificação de fatos e analisando o impacto ético de compartilhar desinformação. A atividade visa não apenas identificar características de fake news, mas também estimular a reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na disseminação de informações na internet.
Os objetivos desta atividade incluem capacitar os alunos a desenvolver e aplicar o pensamento crítico sobre o conteúdo digital que consomem e compartilham, identificar e analisar características de notícias falsas, além de compreender o impacto ético e social da disseminação de desinformação. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de utilizar métodos de verificação de fatos para discernir entre notícias verdadeiras e manipuladas, fomentando uma postura ética e responsável no uso das plataformas digitais.
Esta atividade toca em aspectos cruciais da comunicação digital contemporânea, situando o aluno como ator ativo na verificação da veracidade de informações. Abordaremos conceitos de mídia e informação, verificação de fatos, características de notícias falsas e o impacto ético e social da disseminação de informações falsas. O conteúdo programático é projetado para estimular a análise crítica, debate e reflexão sobre o papel de cada indivíduo no ecossistema digital.
A metodologia desta atividade envolve o aprendizado baseado em problemas, no qual os alunos, trabalhando em grupo, enfrentarão o desafio de determinar a autenticidade de várias notícias. Será empregada uma abordagem ativa, favorecendo a interação, a argumentação e a troca de ideias. O uso de um tribunal simulado incentiva os alunos a engajarem-se profundamente no conteúdo, promovendo a aplicação prática de técnicas de verificação e discussão dos aspectos éticos envolvidos.
Esta atividade está estruturada para ser realizada em duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, o foco será na introdução dos conteúdos chave e na formação dos grupos. Na segunda sessão, será realizada a simulação do tribunal, seguida da discussão e reflexão conjunta sobre o exercício.
A avaliação será baseada na participação ativa, capacidade de argumentação, uso de critérios de verificação de fatos de forma adequada e na qualidade da análise crítica apresentada durante o tribunal simulado. Cada grupo será avaliado pela clareza e fundamentação de suas conclusões, bem como pela habilidade de trabalhar coletivamente na construção de argumentos. Feedback individual e coletivo será fornecido, destacando pontos de aprendizado e áreas para desenvolvimento futuro.
Para a execução da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de notícias e verificação de fatos, projetor multimídia para apresentações, além de materiais para simulação do tribunal, como crachás ou distintivos para identificação dos grupos. Artigos e vídeos educativos sobre fake news e verificação de fatos serão também utilizados para enriquecer a discussão e fornecer um contexto teórico.
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