A atividade 'Prospectiva Jovem: Modelando o Futuro do Trabalho' propõe uma imersão prática e reflexiva no universo da Filosofia Política e Ética aplicada aos desafios contemporâneos do trabalho e da desigualdade social. Os alunos, trabalhando em equipe, engajar-se-ão no desenvolvimento de projetos ou modelos de negócios inovadores, com ênfase em soluções que promovam a equidade e atendam às necessidades emergentes frente às transformações tecnológicas e às novas configurações do mercado de trabalho. O processo incluirá sessões dinâmicas de brainstorming alimentadas por leituras direcionadas e debates que permitam um mergulho na Filosofia Moral, nas questões éticas e nas realidades socioeconômicas atuais, desembocando na criação de propostas concretas que serão discutidas e avaliadas sob múltiplos aspectos. Fechando o ciclo, os projetos serão apresentados, permitindo uma troca rica de feedbacks e reflexões sobre viabilidade, responsabilidade social, e impactos éticos e políticos no cenário global.
Este projeto visa desenvolver a capacidade analítica e criativa dos alunos, incentivando a aplicação de conhecimentos filosóficos e sociais na elaboração de soluções práticas para problemas complexos contemporâneos. Espera-se que, ao final, os estudantes estejam aptos a integrar conceitos de ética, justiça social e tecnologia em projetos inovadores, desenvolvendo habilidades críticas, empreendedoras e de trabalho em equipe. Além de aprofundar o entendimento sobre as transformações no mundo do trabalho, busca-se fomentar a empatia e a conscientização sobre a importância da inclusão e da igualdade de oportunidades.
O conteúdo programático abrangerá conceitos-chave da Filosofia Política e Ética, análise das transformações nas relações de trabalho impulsionadas por avanços tecnológicos, além de princípios de empreendedorismo social. O enfoque será nas dimensões teóricas e práticas relacionadas à justiça social, equidade, sustentabilidade e inovação, preparando os alunos para pensar criticamente sobre o futuro do trabalho e como construir soluções empresariais éticas e socialmente responsáveis.
A metodologia 'Mão-na-massa' será central, incentivando a experimentação ativa e o aprendizado colaborativo. As equipes vão se engajar em brainstormings guiados, pesquisa, desenvolvimento de projetos e debates orientados por leituras selecionadas, combinando conhecimento teórico com prática aplicada. Essa abordagem promove uma imersão profunda nos temas tratados, permitindo aos alunos a aplicação direta dos conceitos aprendidos na construção de soluções inovadoras.
Ao longo de 20 horas distribuídas em 24 aulas de 50 minutos, os alunos atravessarão etapas de concepção, desenvolvimento e refinamento de suas propostas, culminando na apresentação final dos projetos. As sessões serão divididas equilibradamente entre momentos de pesquisa, discussão em grupo, desenvolvimento de projetos e apresentações, assegurando um aproveitamento integral do tempo disponível.
A avaliação será baseada na qualidade e criatividade das propostas, entendimento e aplicação dos conceitos filosóficos e éticos, eficácia da colaboração em equipe e a apresentação final dos projetos. Critérios específicos incluirão a viabilidade, impacto social e inovação, bem como a capacidade de argumentação e defesa das propostas. Feedbacks construtivos serão oferecidos durante as etapas de desenvolvimento, visando o aprimoramento contínuo dos projetos e das habilidades interpessoais dos alunos.
Os recursos incluirão acessos a bibliotecas físicas e digitais para pesquisa, plataformas online para colaboração em equipe, materiais didáticos complementares focados em Filosofia Política, Ética, empreendedorismo social e estudos de caso relacionados. Ferramentas de apresentação digital, como softwares de slides e edição de vídeo, também serão necessárias para a preparação e compartilhamento das propostas finais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula