Nesta atividade pedagógica prática, alunos do 2º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e cada um representará um cientista famoso do período da Revolução Científica, como Galileu Galilei, Isaac Newton, entre outros. Utilizando materiais simples, os grupos recriarão experimentos que foram fundamentais para os avanços científicos da época. Após a fase de experimentação, será realizada uma Roda de Debate com o objetivo de discutir como essas descobertas desafiaram as concepções filosóficas anteriores e como contribuíram para a transição para a visão científica moderna. Esta atividade visa aplicar a metodologia ativa por meio de Atividades Mão-na-massa e Roda de Debate, estimulando os alunos a compreenderem as mudanças epistemológicas ocorridas e a importância desses cientistas e seus experimentos na construção do conhecimento científico atual.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e crítica sobre os principais aspectos da Revolução Científica e seu impacto na mudança de paradigmas científicos. Pretende-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar as contribuições de cientistas fundamentais da época, compreender as técnicas experimentais utilizadas e discutir as implicações filosóficas dessas descobertas. Além disso, visa-se fomentar habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, capacidade de argumentação e entendimento da importância das descobertas científicas na evolução do pensamento humano.
O conteúdo programático para a atividade engloba o estudo da Revolução Científica, figura de destaque de cientistas do período e análise crítica dos experimentos que mudaram a compreensão do mundo. Será abordado o impacto dessas descobertas nas concepções filosóficas anteriores e como elas pavimentaram o caminho para o pensamento científico moderno. A atividade também estimulará o entendimento crítico sobre a ciência como um processo colaborativo e cumulativo que se desenvolve ao longo do tempo.
A metodologia será centrada na aprendizagem ativa, utilizando a estratégia 'Mão-na-massa' para a recriação de experimentos históricos, promovendo assim uma compreensão mais profunda através da prática. Em seguida, com a técnica da Roda de Debate, estimular-se-á a reflexão crítica e a articulação de argumentos sobre as implicações desses experimentos. A Aprendizagem Baseada em Jogos também será utilizada para envolver os alunos de maneira lúdica e interativa no conteúdo abordado.
A atividade será desenvolvida ao longo de 8 horas, divididas em 9.6 aulas de 50 minutos, permitindo uma experiência imersiva e completa. Iniciaremos com uma introdução ao tema e distribuição dos grupos, seguida pela execução dos experimentos, discussões em grupo e culminando em uma Roda de Debate integrativa.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades práticas, na qualidade e profundidade das discussões geradas durante a Roda de Debate, e na capacidade de conectar os experimentos realizados com os conceitos e contextos históricos estudados. Será valorizada a capacidade de trabalho em equipe, criatividade na execução dos experimentos e habilidade de argumentação e crítica durante os debates. Exemplos de critérios de avaliação incluem a correta recriação dos experimentos, a aplicação de conceitos científicos na explicação dos resultados e a efetividade na comunicação das ideias durante a Roda de Debate.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e de fácil acesso para a realização dos experimentos, como esferas, rampas, cronômetros, balanças e materiais recicláveis. Além disso, será providenciado um ambiente que favoreça a discussão e interação entre os grupos, com materiais de apoio para a Roda de Debate, incluindo textos históricos, biografias de cientistas e resumos dos experimentos estudados. Também será utilizada tecnologia de projeção para a apresentação dos resultados e para suportar as discussões.
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