Esta atividade visa engajar os alunos do 2º ano do Ensino Médio na identificação e compreensão de problemas locais, mobilizando-os para a elaboração de projetos sociais como forma de exercício prático de responsabilidade social, pessoal e profissional. Agrupados, os estudantes deverão primeiramente identificar um problema local específico, podendo este relacionar-se a questões ambientais, sociais, educacionais, ou de saúde, entre outros. Posteriormente, através de pesquisas e discussões coletivas, os grupos elaborarão uma proposta de projeto social contemplando objetivos claros, ações práticas, identificação de potenciais parceiros e definição de métodos para a avaliação do impacto social do projeto. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua proposta para a turma, que então votará no projeto considerado mais viável e impactante. Esta dinâmica permite aos alunos não apenas aplicar conhecimentos teóricos em contextos reais, como também desenvolver competências essenciais, tais como trabalho em equipe, pesquisa, planejamento estratégico e habilidades de comunicação.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem promover a conscientização dos alunos sobre a importância da responsabilidade social, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Almeja-se desenvolver competências relacionadas ao trabalho em equipe, fomentando o respeito, a cooperação e a empatia entre os participantes. Estimula-se também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e planejamento, fundamentais para a elaboração de projetos coesos e eficazes. Através da apresentação dos projetos, os alunos praticarão suas habilidades de comunicação e argumentação, essenciais em qualquer contexto profissional. Ao final, espera-se que os estudantes estejam mais aptos a aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas, compreendendo o impacto de suas ações e projetos no meio em que vivem.
O conteúdo programático desta atividade centra-se na elaboração de projetos sociais, cobrindo desde a fase inicial de identificação e compreensão de problemas locais até a etapa de planejamento e execução de ações práticas. A atividade proporciona aos alunos a oportunidade de explorar diversos temas sociais, incentivando-os a refletir sobre os desafios específicos de suas comunidades e a possibilidade de intervenção positiva por meio de projetos bem estruturados. Além disso, destaca-se a importância de estratégias eficazes de comunicação e articulação com possíveis parceiros, abordando também os critérios para a avaliação do impacto social dos projetos.
A metodologia Atividade Mão-na-massa será utilizada para aproximar os alunos da prática de elaboração de projetos sociais, incentivando-os a assumir um papel ativo na identificação de problemas e na busca por soluções. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizagem imersiva, onde os estudantes são estimulados a colaborar, pesquisar e desenvolver habilidades de planejamento estratégico. Acessando diversas fontes de informação e dialogando entre si, os grupos serão orientados a pensar criticamente sobre as etapas necessárias para a realização de um projeto social, desde sua concepção até a implementação e avaliação de resultados.
A atividade será realizada em um total de 1 horas, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, os grupos serão formados e iniciarão a identificação de problemas locais e a pesquisa sobre possíveis soluções. Na segunda metade, os grupos deverão finalizar as propostas de projetos e preparar suas apresentações para a turma. Ao final, ocorrerá a apresentação dos projetos e a votação.
A avaliação desta atividade será baseada na qualidade e viabilidade das propostas de projeto elaboradas pelos grupos, levando em consideração critérios como clareza dos objetivos, relevância e impacto social, originalidade, ações práticas bem definidas e possibilidade de implementação. Além disso, será avaliada a capacidade de comunicação dos alunos durante as apresentações, a eficácia na argumentação e na defesa das propostas, e a participação ativa no processo de elaboração do projeto. A votação final pelos projetos mais viáveis e impactantes servirá como indicador adicional de sucesso, complementando a avaliação do professor com o feedback dos próprios alunos.
Para a realização desta atividade, será fundamental contar com acesso à internet para pesquisas, além de materiais para a produção de apresentações, tais como computadores, projetores e softwares de apresentação. Recomenda-se também a utilização de lousas ou flip charts para o brainstorm inicial e para o esboço das ideias dos projetos. Materiais de escritório como post-its, marcadores e papel pautado serão úteis para a organização de ideias e planejamento dos projetos.
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