Esta atividade tem como objetivo envolver os alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma análise crítica de notícias recentes que tratem de decisões políticas, debates legislativos ou eventos sociais de grande impacto. Através da divisão da turma em equipes, cada grupo receberá um caso específico para investigar, explorando o contexto histórico-social, os dilemas éticos envolvidos e as implicações sociais e políticas decorrentes. Os alunos deverão comparar as situações reais com ideais filosóficos políticos estudados durante o curso, como as visões de justiça de Platão, a teoria do contrato social de Rousseau e o utilitarismo de Mill, entre outros. Após um período de pesquisa, cada equipe apresentará seu caso, discutindo como diferentes filosofias políticas abordariam os problemas apresentados, estimulando o debate entre os colegas e o desenvolvimento do pensamento crítico. Esta atividade utiliza uma metodologia ativa, promovendo a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento através da análise e reflexão sobre eventos reais e teorias filosóficas.
A atividade busca desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica de eventos políticos e sociais contemporâneos, compreendendo os diversos aspectos e dilemas éticos envolvidos. Pretende-se estimular o pensamento reflexivo e o debate, proporcionando uma compreensão mais aprofundada de como teorias e ideais filosóficos podem ser aplicados na interpretação e solução de problemas reais. Além disso, objetiva-se fomentar habilidades de pesquisa, argumentação e apresentação, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos.
O conteúdo programático abordará a introdução aos conceitos básicos de filosofia política, como justiça, liberdade, igualdade e o papel do Estado. Serão estudados autores e filósofos relevantes, com ênfase nas suas contribuições para o entendimento das questões políticas e sociais contemporâneas. Paralelamente, será feito um trabalho de interpretação e análise de casos atuais, buscando conexões com os ideais filosóficos discutidos em sala.
Utilizando a metodologia ativa, a atividade envolverá os alunos em uma pesquisa guiada sobre casos reais de decisões políticas e eventos sociais. As equipes empregarão técnicas de análise crítica para explorar diferentes aspectos dos casos, incluindo contextos históricos e culturais, provocando a reflexão sobre os dilemas éticos envolvidos. A apresentação dos casos servirá como ponto de partida para debates em sala, onde os alunos poderão comparar suas descobertas com os conceitos de filosofia política estudados, promovendo um aprendizado colaborativo e dinâmico.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao projeto, explicação dos objetivos e divisão dos grupos e temas. Os alunos começarão a pesquisa em sala com orientações iniciais do professor. A segunda aula será destinada às apresentações dos grupos e aos debates, com discussão guiada pelo professor para conectar as análises dos alunos com os conceitos filosóficos abordados no curso.
A avaliação será baseada na qualidade da análise realizada pelos grupos, clareza e profundidade na apresentação dos casos, e na capacidade de conexão com os conceitos de filosofia política previamente discutidos. Será avaliado também o engajamento individual e coletivo nas discussões em sala, demonstrando compreensão e reflexão crítica sobre os temas. Exemplos práticos de aplicação de teorias filosóficas à análise dos casos serão especialmente valorizados. A participação ativa durante os debates e a colaboração com o grupo também serão critérios importantes na avaliação.
Para a realização da atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa de notícias e artigos, projeção para apresentações dos grupos, além de materiais para anotações e elaboração dos trabalhos. Recomenda-se a utilização de plataformas virtuais de colaboração para facilitar o trabalho em equipe e o compartilhamento de informações entre os alunos e com o professor.
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