Esta atividade tem como objetivo levar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a refletirem sobre o conceito de virtude em Aristóteles e como ele é desafiado e expandido pelos dilemas éticos na era digital e IA. Inicia-se com a exploração das ideias de Aristóteles sobre ética e virtude, seguido por um debate crítico sobre a aplicabilidade dessas noções aos desafios apresentados pelos avanços tecnológicos, especialmente em relação à Inteligência Artificial (IA). Os alunos investigarão questões como a possibilidade da IA atuar éticamente, a influência dos valores éticos dos programadores na programação da IA, e a viabilidade de uma IA possuir virtudes. Será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos para incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, facilitando uma imersão profunda nos temas propostos.
A atividade busca desenvolver nos alunos a capacidade de analisar e comparar teorias éticas clássicas com dilemas contemporâneos da tecnologia e IA, promovendo a reflexão sobre a importância da ética no desenvolvimento e uso das tecnologias. Espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender as implicações éticas da programação e uso da IA, reconhecendo o papel dos valores humanos na modelagem tecnológica e na definição de seu comportamento.
O conteúdo programático abrange a análise das ideias de Aristóteles sobre ética e virtude, proporcionando uma base teórica sólida que facilitará a discussão e reflexão sobre dilemas éticos contemporâneos trazidos pela tecnologia e IA. Além disso, será dado um enfoque especial sobre como os avanços no campo da Inteligência Artificial desafiam os conceitos tradicionais de ética, levantando questões fundamentais sobre a moralidade, autonomia e responsabilidade no contexto digital.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade fomenta o engajamento ativo dos alunos ao explorar a ética aristotélica aplicada aos dilemas contemporâneos da tecnologia e IA. Os estudantes serão divididos em grupos para investigar, discutir e, eventualmente, criar mini-projetos ou apresentações que ilustrem sua compreensão dos conceitos e dilemas abordados. Essa abordagem oferece uma maneira dinâmica e interativa de aprender, promovendo a colaboração, o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento teórico.
A atividade será desenvolvida em quatro aulas de 30 minutos cada, totalizando duas horas. A sequência das aulas foi planejada para garantir uma progressão lógica, desde a introdução dos conceitos até a aplicação e reflexão crítica sobre os mesmos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades em sala de aula, qualidade e profundidade das discussões em grupo, criatividade e coesão na elaboração dos mini-projetos ou debates, e a capacidade de aplicar os conceitos de virtude de Aristóteles aos dilemas éticos contemporâneos. Serão valorizados a articulação dos argumentos, o uso crítico de exemplos e a reflexão ética sobre as implicações da IA na sociedade. Exemplos práticos de como os alunos aplicaram o conhecimento teórico na análise de casos reais ou hipotéticos também contribuirão para a avaliação final.
Para a execução dessa atividade, serão necessários recursos como textos fundamentais sobre a ética de Aristóteles, artigos contemporâneos sobre dilemas éticos na tecnologia e IA, acesso a computadores ou tablets para pesquisa online, além de ferramentas para a criação de apresentações e simulações de debates. Materiais de apoio, como guias e questionários, ajudarão a direcionar as discussões e avaliações dos mini-projetos, proporcionando uma estrutura para que os alunos explorem os temas de maneira abrangente.
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