Café Filosófico: Dialogando com a Consciência

Desenvolvida por: Raudic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Filosofia da Mente e Consciência

A atividade proposta, Café Filosófico: Dialogando com a Consciência, é uma oportunidade ímpar para alunos do 3º ano do Ensino Médio explorarem e aprofundarem seus conhecimentos e perspectivas sobre a Filosofia da Mente e da Consciência. A partir da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a estudar autonomamente o tema antes da sessão, identificando questionamentos provocativos e reflexões para compartilhamento no dia do café filosófico. Essa sessão consiste em um debate guiado, mas aberto, permitindo que os alunos discutam suas ideias, questionamentos e insights, aprimorando a habilidade de argumentação e escuta ativa. O objetivo é criar um ambiente rico em diálogos críticos, onde cada estudante possa aprender com as diferentes perspectivas, expandindo assim seu entendimento sobre os complexos conceitos da consciência e da mente humana. Essa troca de ideias em um setting informal, inspirado nos cafés filosóficos, irá estimular a curiosidade intelectual dos alunos, encorajando a pesquisa e a reflexão contínua sobre um dos temas mais intrigantes da filosofia.

Objetivos de Aprendizagem

A iniciativa deste Café Filosófico tem como meta principal cultivar nos alunos a habilidade de desenvolver, articular e defender ideias de maneira coerente e crítica. Pretende-se, com a atividade, estimular a reflexão individual e coletiva sobre filosofia da mente e da consciência, promovendo um ambiente de discussão que favoreça o entendimento profundo dos conteúdos estudados. Os objetivos de aprendizagem incluem o desenvolvimento da capacidade de escuta ativa, melhorando a habilidade dos alunos em entender e considerar pontos de vista divergentes, a promoção do pensamento crítico e analítico, e o fomento da curiosidade e da busca autônoma por conhecimento.

  • Desenvolver e articular argumentos complexos sobre a filosofia da mente e da consciência.
  • Aprimorar as habilidades de escuta ativa e empatia durante debates.
  • Estimular a capacidade analítica e crítica diante de diferentes posicionamentos.
  • Fomentar a independência e autonomia no estudo de temas filosóficos complexos.
  • Promover a capacidade de reflexão e abertura intelectual para novas ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP19 - Examinar e posicionar-se criticamente perante diversas visões de mundo presentes nos discursos em suas diferentes manifestações culturais e midiáticas, reconhecendo posições explícitas e implícitas, preconceitos e ideologias.
  • EM13CHS102 - Analisar e avaliar criticamente as diversas produções culturais e artísticas como manifestações do pensamento, da memória e da identidade dos grupos humanos em diferentes tempos e espaços.

Conteúdo Programático

A Filosofia da Mente e Consciência ocupa-se com as questões fundamentais sobre o que é a mente, qual sua relação com o corpo, e o que constitui a consciência humana. Os alunos vão explorar conceitos chave e teorias filosóficas relacionadas, compreendendo a natureza da experiência consciente, o problema mente-corpo, o dualismo, o monismo, entre outros tópicos. Esta abordagem possibilita aos alunos cultivar uma compreensão profunda e crítica acerca dos debates contemporâneos e históricos dentro da filosofia da mente, preparando-os para um intercâmbio intelectual produtivo durante o café filosófico.

  • Introdução à Filosofia da Mente e da Consciência
  • Diferentes teorias da mente: Dualismo, Monismo, Fisicalismo
  • O problema mente-corpo
  • Conceitos de consciência e suas implicações
  • Debates contemporâneos sobre a experiência consciente

Metodologia

Para apoiar a abordagem da Sala de Aula Invertida, os alunos receberão materiais de leitura e vídeos curtos sobre o tema com antecedência. Deste modo, eles serão preparados para contribuir ativamente para o café filosófico. Durante a sessão, grupos pequenos discutirão suas questões e refletirão coletivamente, para depois compartilharem suas conclusões com todo o grupo. A moderação será realizada pelo professor, garantindo a participação igualitária e o aproveitamento integral do tempo disponibilizado para o debate.

  • Leituras dirigidas e vídeos de introdução ao tema
  • Debates em grupos pequenos para discussão de ideias
  • Plenária para compartilhamento das reflexões grupais
  • Atividade de reflexão e escrita individual após o debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas etapas, totalizando 2 horas. Na primeira aula, haverá a formação de grupos e a discussão interna dos temas estudados previamente. Na segunda aula, será realizada a sessão plenária de compartilhamento das ideias, seguida por uma reflexão guiada e a conclusão dos trabalhos.

  • Aula 1 da atividade: Formação de grupos e discussão preliminar (60 minutos)
  • Aula 2 da atividade: Sessão plenária e reflexão final (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será processual e reflexiva, considerando a participação individual durante as discussões, a qualidade das contribuições feitas, o engajamento com as leituras e materiais, e a reflexão escrita pós-debate. Aprofundamento e articulação dos argumentos, assim como a capacidade de escuta e integração das ideias alheias, serão critérios chave. Exemplos de participações notáveis e reflexões escritas exemplares serão compartilhados (com anuência dos estudantes), realçando os momentos de aprendizado significativos.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos como artigos selecionados, vídeos introdutórios sobre Filosofia da Mente, além de material de apoio pedagógico para a condução dos debates. A sala será organizada de forma a favorecer o diálogo, com cadeiras dispostas em círculo ou semi-círculo, e o uso de quadro branco ou digital para anotações coletivas.

  • Artigos e textos sobre Filosofia da Mente e Consciência
  • Vídeos curtos introdutórios
  • Material de apoio para moderadores de debate
  • Quadro branco ou digital e marcadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo