Esta atividade tem por objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão ampla acerca das contribuições de importantes filósofos modernos (Descartes, Locke, Hume, Kant, entre outros) para o pensamento contemporâneo. Utilizando uma metodologia ativa de aprendizado, os estudantes serão instigados a investigar, debater e construir conhecimentos coletivamente. Divididos em pequenos grupos, cada qual representando um diferente filósofo, os alunos deverão pesquisar sobre a vida, obra e pensamentos de seu respectivo filósofo, dando especial atenção para as implicações de suas teorias em áreas como ética, política, ciência e tecnologia nos dias atuais. Após a fase de pesquisa e organização de painéis ou breves apresentações, realizaremos um café filosoficamente enriquecido, onde cada grupo compartilhará suas descobertas. Essa troca de conhecimentos culminará em uma discussão aberta, visando fomentar a reflexão crítica e a comparação entre as diversas perspectivas filosóficas apresentadas. Abordar-se-á como esses pensamentos permanecem relevantes em meio aos desafios e questões contemporâneas, estimulando assim, um pensamento crítico e reflexivo nos alunos.
O objetivo desta atividade pedagógica é fomentar nos alunos a capacidade de análise crítica, reflexão profunda e habilidade para estabelecer conexões entre as teorias filosóficas modernas e os desafios contemporâneos, encorajando o pensamento autônomo e crítico. Visa-se, com isso, expandir a compreensão dos estudantes sobre o legado dos filósofos modernos, suas divergências, e influências no mundo atual, particularmente nas áreas de ética, política, ciência e tecnologia. Pretende-se também desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em grupo, apresentação oral e debate, essenciais para o exercício da cidadania ativa e consciente no século XXI.
No decorrer desta atividade, os alunos entrarão em contato com o pensamento de grandes filósofos da modernidade, como Descartes, Locke, Hume, Kant e outros, investigando suas principais teorias e debatendo sobre sua aplicabilidade e influência nos dias de hoje. O conteúdo programático foi desenhado para abarcar uma introdução aos majoritários conceitos de cada filósofo, seguida de uma investigação acerca de como essas ideias permeiam e impactam a ética, a política, a ciência e a tecnologia na sociedade contemporânea.
A metodologia ativa será o eixo norteador desta atividade, incentivando os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Através de pesquisas em fontes diversificadas, discussões em grupo, elaboração de painéis e apresentações, seguido por um café filosófico, buscamos promover um espaço colaborativo de troca de conhecimentos. Esta estratégia visa não só a absorção do conhecimento teórico, mas sobretudo o desenvolvimento de competências comunicativas, analíticas e argumentativas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão as pesquisas sobre os filósofos designados. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e ao debate no café filosófico.
A avaliação desta atividade focará na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na clareza e organização das apresentações e na participação ativa no café filosófico. Serão avaliados aspectos como: coerência e embasamento das argumentações, habilidade de relacionar as teorias estudadas com o contexto atual, qualidade da interação durante o debate e contribuições individuais e coletivas para a discussão. Exemplarmente, uma participação notável pode ser a capacidade de um aluno defender uma ideia com base nas teorias do filósofo estudado, desafiando ou complementando as visões dos colegas de forma respeitosa e embasada.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, materiais para a preparação dos painéis ou slide para apresentações, além de espaço adequado para o café filosófico. A utilização de ferramentas tecnológicas e plataformas de pesquisa será incentivada para ampliar o espectro de fontes e facilitar o trabalho colaborativo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula