Na atividade 'CineFilosofia: Reflexões em Movimento', os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão imersos em uma experiência educativa envolvente, onde assistiram a um filme que aborde questões éticas, políticas ou filosóficas relevantes para o contexto contemporâneo. Seguindo a exibição, os estudantes se dividirão em grupos para uma discussão aprofundada sobre os aspectos do filme que mais os impactaram, criando um elo entre os acontecimentos da trama e os conceitos filosóficos trabalhados durante as aulas. Cada grupo, então, terá a tarefa de elaborar um mapa mental ou uma apresentação que sintetize suas reflexões e a relação dessas com a filosofia. Este método de ensino ativo busca não apenas fornecer um entendimento teórico, mas também estimular a análise crítica, argumentação e aplicação prática dos conceitos filosóficos em situações do cotidiano, fomentando uma educação integral e significativa.
O objetivo desta atividade pedagógica é desenvolver habilidades críticas e de argumentação nos alunos, permitindo-lhes entender e aplicar conceitos filosóficos em contextos atuais e reais. Através da análise de materiais cinematográficos que abordam questões éticas, políticas e filosóficas, os estudantes poderão fazer conexões relevantes com o conteúdo aprendido, fomentando uma compreensão mais profunda e crítica do mundo ao seu redor. Esta atividade também visa promover habilidades de colaboração e comunicação ao trabalhar em grupo.
O conteúdo programático para esta atividade engloba conceitos de ética, política e seus impactos nas sociedades contemporâneas, tendo como ponto de partida a filosofia clássica até as discussões atuais. Ao integrar o estudo filosófico com análise de filmes, proporciona-se uma aprendizagem interdisciplinar e dinâmica, estimulando os alunos a conectarem teoria e prática.
Utilizaremos a metodologia ativa para esta atividade, incentivando os alunos a serem protagonistas do próprio aprendizado. Através da visualização de filmes e posterior discussão em grupos, os estudantes serão estimulados a refletir, debater e construir conhecimento de forma colaborativa. A elaboração de mapas mentais ou apresentações como produto final da análise permitirá a expressão individual e coletiva de suas interpretações e aprendizagens.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, divididas em 4 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a exibição do filme escolhido. As duas aulas seguintes serão dedicadas à discussão em grupos e à elaboração do projeto (mapa mental ou apresentação). Na última aula, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos de uma rodada de feedback da turma e do professor.
A avaliação se dará por meio da análise do engajamento dos alunos durante as discussões em grupo, a profundidade e originalidade da análise crítica demonstrada nas apresentações ou mapas mentais, e a habilidade de conectar os conceitos filosóficos estudados com os temas abordados no filme. Será valorizada a criatividade, coesão de grupo e capacidade de argumentação, bem como a clareza na comunicação de ideias.
Para a realização da atividade, serão necessários um espaço adequado para a exibição do filme com equipamento de áudio e vídeo de boa qualidade, acesso à internet para pesquisa, ferramentas de criação de mapas mentais online (como MindMeister, Coggle, etc.), ou software de apresentação (PowerPoint, Google Slides). Recomenda-se também a disponibilidade de materiais para anotações e eventualmente materiais para a construção de mapas mentais físicos.
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