Conflito ou Diálogo: Ciência vs Fé

Desenvolvida por: Vitor … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Relação entre Ciência e Fé

Esta atividade tem o objetivo de fomentar um debate enriquecedor entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio, explorando a coexistência e os conflitos entre ciência e fé. Divididos em dois grupos, os estudantes terão a oportunidade de defender diferentes pontos de vista utilizando a metodologia Roda de Debate. Com base em leituras prévias de textos filosóficos e estudos de casos históricos, os grupos deverão argumentar sobre como a ciência e a fé podem dialogar ou entrar em conflito. O intuito é estimular o pensamento crítico, a reflexão e a capacidade de argumentação dos participantes, promovendo uma compreensão mais aprofundada das diferentes perspectivas sobre este tema.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem desenvolver a capacidade crítica dos alunos em analisar a relação entre ciência e fé, promover habilidades de argumentação fundamentada e favorecer a compreensão de diferentes perspectivas culturais e filosóficas. Além disso, busca-se incentivar o respeito e a consideração de pontos de vista diversos, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e tolerantes.

  • Analisar criticamente a relação entre ciência e fé.
  • Desenvolver habilidades de argumentação baseada em evidências e referências filosóficas.
  • Compreender e respeitar diferentes perspectivas culturais e filosóficas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Analisar propostas filosóficas, científicas e religiosas, problematizando-as, para compreender fenômenos sociais em suas dinâmicas e as relações de poder nelas presentes.
  • EM13CHS102: Empregar, de maneira crítica, conceitos e categorias filosóficas, científicas, históricas e geográficas, a fim de compreender processos históricos e suas temporalidades diferidas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca em explorar textos filosóficos e estudos de casos históricos que ilustram a interseção e os conflitos entre ciência e fé. A inclusão de perspectivas históricas relevantes busca oferecer uma visão ampla e diversificada do tema, facilitando o entendimento das suas complexidades e a formação de argumentos fundamentados.

  • Estudo de textos filosóficos sobre ciência e fé.
  • Análise de casos históricos relevantes.
  • Debate sobre coexistência e conflitos entre ciência e fé.

Metodologia

Utilizando a metodologia Roda de Debate, a atividade proporcionará um espaço de diálogo estruturado, onde os alunos terão a função de defender suas argumentações, ouvir e rebater as ideias apresentadas pelos colegas. Esta abordagem fomenta o pensamento crítico e a habilidade de escuta ativa, essenciais para debates construtivos.

  • Leitura prévia de textos selecionados.
  • Divisão dos alunos em grupos para discussão e debate.
  • Utilização da Roda de Debate para apresentação e confronto de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ocorrer em duas aulas consecutivas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, focar-se-á na preparação dos grupos e leitura dos materiais. Na segunda aula, será realizada a Roda de Debate para que os alunos possam apresentar e discutir suas argumentações.

  • Aula 1: Preparação e leitura de materiais.
  • Aula 2: Realização da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade das argumentações apresentadas durante o debate e capacidade de respeitar e considerar os pontos de vista dos colegas. Serão atribuídas notas de acordo com a coerência, relevância e uso crítico das leituras prévias. Exemplos incluem a capacidade de relacionar argumentos aos textos estudados e a estrutura lógica das argumentações apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, os principais recursos incluem textos filosóficos previamente selecionados, materiais de apoio que contenham estudos de casos históricos e ferramentas tecnológicas para facilitar o debate, como projetores ou quadros para anotações. Estes recursos visam apoiar os alunos na construção de suas argumentações e oferecer suporte visual durante as apresentações.

  • Textos filosóficos sobre ciência e fé.
  • Materiais de apoio com estudos de casos históricos.
  • Projetor e quadro branco para auxílio durante o debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo