Esta atividade tem o objetivo de fomentar um debate enriquecedor entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio, explorando a coexistência e os conflitos entre ciência e fé. Divididos em dois grupos, os estudantes terão a oportunidade de defender diferentes pontos de vista utilizando a metodologia Roda de Debate. Com base em leituras prévias de textos filosóficos e estudos de casos históricos, os grupos deverão argumentar sobre como a ciência e a fé podem dialogar ou entrar em conflito. O intuito é estimular o pensamento crítico, a reflexão e a capacidade de argumentação dos participantes, promovendo uma compreensão mais aprofundada das diferentes perspectivas sobre este tema.
Os principais objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem desenvolver a capacidade crítica dos alunos em analisar a relação entre ciência e fé, promover habilidades de argumentação fundamentada e favorecer a compreensão de diferentes perspectivas culturais e filosóficas. Além disso, busca-se incentivar o respeito e a consideração de pontos de vista diversos, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e tolerantes.
O conteúdo programático foca em explorar textos filosóficos e estudos de casos históricos que ilustram a interseção e os conflitos entre ciência e fé. A inclusão de perspectivas históricas relevantes busca oferecer uma visão ampla e diversificada do tema, facilitando o entendimento das suas complexidades e a formação de argumentos fundamentados.
Utilizando a metodologia Roda de Debate, a atividade proporcionará um espaço de diálogo estruturado, onde os alunos terão a função de defender suas argumentações, ouvir e rebater as ideias apresentadas pelos colegas. Esta abordagem fomenta o pensamento crítico e a habilidade de escuta ativa, essenciais para debates construtivos.
A atividade está planejada para ocorrer em duas aulas consecutivas de 60 minutos cada. Durante a primeira aula, focar-se-á na preparação dos grupos e leitura dos materiais. Na segunda aula, será realizada a Roda de Debate para que os alunos possam apresentar e discutir suas argumentações.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade das argumentações apresentadas durante o debate e capacidade de respeitar e considerar os pontos de vista dos colegas. Serão atribuídas notas de acordo com a coerência, relevância e uso crítico das leituras prévias. Exemplos incluem a capacidade de relacionar argumentos aos textos estudados e a estrutura lógica das argumentações apresentadas.
Para a realização da atividade, os principais recursos incluem textos filosóficos previamente selecionados, materiais de apoio que contenham estudos de casos históricos e ferramentas tecnológicas para facilitar o debate, como projetores ou quadros para anotações. Estes recursos visam apoiar os alunos na construção de suas argumentações e oferecer suporte visual durante as apresentações.
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