Este workshop 'mão-na-massa' é uma proposta inovadora que busca integrar conceitos filosóficos estudados em sala com a prática da sustentabilidade econômica e socioambiental. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão estimulados a desenvolver projetos ou campanhas que apliquem esses conceitos à realidade, visando a promoção da sustentabilidade e o bem-estar coletivo. Ao trabalho em grupos, eles deverão considerar a viabilidade, a eficácia e os impactos sociais e ambientais de suas propostas. O objetivo é desenvolver uma visão crítica e inovadora sobre como a filosofia pode ser aplicada em ações concretas de sustentabilidade. Este plano inclui saídas de campo para observação direta e coleta de dados, atividades práticas para a construção dos projetos e rodas de debate para a troca de ideias e aperfeiçoamento das propostas. Ao final, os grupos apresentarão seus projetos em uma 'feira de ideias sustentáveis', permitindo uma ampla discussão e reflexão sobre as soluções encontradas.
O objetivo desta atividade é promover a integração entre conhecimentos filosóficos e a sustentabilidade, capacitando os alunos a desenvolverem soluções criativas para problemas socioambientais. Pretende-se estimular a inovação, o pensamento crítico e a aplicabilidade de conceitos filosóficos em questões práticas, visando a sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta. Além disso, busca-se oferecer uma experiência educativa que valorize a aprendizagem colaborativa e a reflexão sobre a responsabilidade coletiva no âmbito da sustentabilidade.
O conteúdo programático do workshop inclui conceitos e teorias filosóficas relacionadas à ética, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Considera-se, também, o estudo de modelos socioeconômicos sustentáveis e a análise crítica dos impactos humanos sobre o meio ambiente. Este enfoque interdisciplinar propicia uma base sólida para a compreensão e aplicação prática dos conceitos em projetos de sustentabilidade.
A metodologia deste workshop combina saídas de campo para observação e coleta de dados, com atividades práticas 'mão-na-massa' para o desenvolvimento de projetos. As rodas de debate promovem a reflexão crítica, a troca de ideias e a colaboração entre os alunos. Este método dinâmico e participativo visa engajar os alunos no aprendizado ativo, estimulando sua capacidade criativa e inovadora na solução de desafios relacionados à sustentabilidade.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, organizadas em uma única sessão de 240 minutos. Durante este período, os estudantes participarão de saídas de campo, desenvolvimento de projetos, rodas de debate e a preparação final para a feira de ideias sustentáveis.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do workshop, incluindo a pesquisa de campo, o desenvolvimento do projeto, participação nas rodas de debate e na apresentação final. Critérios como criatividade, originalidade, viabilidade e impacto socioambiental dos projetos serão considerados. O feedback contínuo durante as rodas de debate e dicas de melhorias também fazem parte do processo avaliativo, destacando a importância da reflexão e aprendizado contínuos.
Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários materiais para saídas de campo (mapas, anotações, câmeras), recursos para criação dos projetos (papel, canetas, acesso a computadores e internet) e espaços para as rodas de debate e apresentações. O uso de tecnologias digitais será incentivado para pesquisa e elaboração dos projetos, assim como a utilização de plataformas online para colaboração e compartilhamento de ideias.
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