Construindo Futuros Sustentáveis: Workshop de Criatividade e Sustentabilidade

Desenvolvida por: Flavia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Sustentabilidade e Inovação

Este workshop 'mão-na-massa' é uma proposta inovadora que busca integrar conceitos filosóficos estudados em sala com a prática da sustentabilidade econômica e socioambiental. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão estimulados a desenvolver projetos ou campanhas que apliquem esses conceitos à realidade, visando a promoção da sustentabilidade e o bem-estar coletivo. Ao trabalho em grupos, eles deverão considerar a viabilidade, a eficácia e os impactos sociais e ambientais de suas propostas. O objetivo é desenvolver uma visão crítica e inovadora sobre como a filosofia pode ser aplicada em ações concretas de sustentabilidade. Este plano inclui saídas de campo para observação direta e coleta de dados, atividades práticas para a construção dos projetos e rodas de debate para a troca de ideias e aperfeiçoamento das propostas. Ao final, os grupos apresentarão seus projetos em uma 'feira de ideias sustentáveis', permitindo uma ampla discussão e reflexão sobre as soluções encontradas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a integração entre conhecimentos filosóficos e a sustentabilidade, capacitando os alunos a desenvolverem soluções criativas para problemas socioambientais. Pretende-se estimular a inovação, o pensamento crítico e a aplicabilidade de conceitos filosóficos em questões práticas, visando a sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta. Além disso, busca-se oferecer uma experiência educativa que valorize a aprendizagem colaborativa e a reflexão sobre a responsabilidade coletiva no âmbito da sustentabilidade.

  • Integrar conhecimentos filosóficos com práticas de sustentabilidade
  • Desenvolver habilidades de inovação e criatividade
  • Aplicar conhecimentos filosóficos em soluções práticas
  • Promover a reflexão sobre sustentabilidade e responsabilidade coletiva
  • Estimular o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do workshop inclui conceitos e teorias filosóficas relacionadas à ética, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Considera-se, também, o estudo de modelos socioeconômicos sustentáveis e a análise crítica dos impactos humanos sobre o meio ambiente. Este enfoque interdisciplinar propicia uma base sólida para a compreensão e aplicação prática dos conceitos em projetos de sustentabilidade.

  • Conceitos filosóficos de ética e responsabilidade
  • Teorias de sustentabilidade e modelos socioeconômicos
  • Impactos ambientais e análise crítica da intervenção humana
  • Estudo de casos de práticas sustentáveis
  • Desenvolvimento de projeto de sustentabilidade

Metodologia

A metodologia deste workshop combina saídas de campo para observação e coleta de dados, com atividades práticas 'mão-na-massa' para o desenvolvimento de projetos. As rodas de debate promovem a reflexão crítica, a troca de ideias e a colaboração entre os alunos. Este método dinâmico e participativo visa engajar os alunos no aprendizado ativo, estimulando sua capacidade criativa e inovadora na solução de desafios relacionados à sustentabilidade.

  • Saída de Campo para investigação e coleta de dados
  • Atividades 'mão-na-massa' para desenvolvimento de projetos
  • Roda de Debate para reflexão e troca de ideias
  • Apresentação dos projetos em 'feira de ideias sustentáveis'

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, organizadas em uma única sessão de 240 minutos. Durante este período, os estudantes participarão de saídas de campo, desenvolvimento de projetos, rodas de debate e a preparação final para a feira de ideias sustentáveis.

  • Aula 1: Introdução ao workshop e saída de campo
  • Aula 2: Desenvolvimento do projeto em grupo
  • Aula 3: Roda de Debate e ajustes finais
  • Aula 4: Apresentação na feira de ideias sustentáveis

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do workshop, incluindo a pesquisa de campo, o desenvolvimento do projeto, participação nas rodas de debate e na apresentação final. Critérios como criatividade, originalidade, viabilidade e impacto socioambiental dos projetos serão considerados. O feedback contínuo durante as rodas de debate e dicas de melhorias também fazem parte do processo avaliativo, destacando a importância da reflexão e aprendizado contínuos.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários materiais para saídas de campo (mapas, anotações, câmeras), recursos para criação dos projetos (papel, canetas, acesso a computadores e internet) e espaços para as rodas de debate e apresentações. O uso de tecnologias digitais será incentivado para pesquisa e elaboração dos projetos, assim como a utilização de plataformas online para colaboração e compartilhamento de ideias.

  • Materiais para saídas de campo (mapas, cadernos, câmeras)
  • Materiais de escritório para desenvolvimento de projetos
  • Acesso a computadores e internet
  • Espaço adequado para rodas de debate e feira de ideias

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo