Debate Filosófico: Encontro de Épocas

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Roda de Debate sobre Períodos Filosóficos

Nesta atividade de Filosofia, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos, cada qual representando um dos quatro grandes períodos da filosofia: Antigo, Medieval, Moderno e Contemporâneo. Antecipadamente, utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos se prepararão para a atividade através de leituras e vídeos selecionados sobre o período atribuído ao seu grupo. Durante o encontro em sala, ocorrerá uma Roda de Debate em que cada grupo apresentará conceitos filosóficos, influências históricas de seu período, além de comparar o impacto dessas filosofias em questões contemporâneas. Esta atividade tem o objetivo de desenvolver habilidades de análise crítica, argumentação e compreensão histórica, integrando esses conhecimentos aos desafios do mundo contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam na capacidade dos alunos de articular e discutir conceitos filosóficos, relacionar diferentes períodos históricos com suas particularidades e influências, e aplicar esse entendimento ao contexto atual, demonstrando síntese crítica e habilidade argumentativa.

  • Promover a compreensão dos principais conceitos e ideias de diferentes períodos filosóficos.
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e argumentação com base em textos e contextos filosóficos.
  • Estabelecer conexões entre os períodos filosóficos e o contexto socioeconômico contemporâneo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo detalhado dos períodos filosóficos principais - Antigo, Medieval, Moderno e Contemporâneo. Cada período será explorado através dos seus principais pensadores, conceitos fundamentais e suas influências históricas. A integração desses conteúdos será realizada por meio da discussão dos impactos e relevância das ideias filosóficas em temas contemporâneos, proporcionando aos alunos uma visão crítica e contextualizada do desenvolvimento do pensamento humano.

  • Introdução aos períodos filosóficos: Antigo, Medieval, Moderno e Contemporâneo.
  • Principais conceitos e pensadores de cada período.
  • Impacto histórico e contemporâneo das ideias filosóficas.
  • Comparação e análise crítica dos conceitos filosóficos em contextos atuais.

Metodologia

A metodologia aplicada será centrada em metodologias ativas, como a Sala de Aula Invertida, para promover o protagonismo estudantil. Os alunos serão incentivados a preparar antecipadamente suas argumentações, utilizando fontes diversificadas como textos, vídeos e debates online. No dia do debate, a dinâmica da Roda de Debate será utilizada para estimular a troca de conhecimentos entre os alunos, incentivando a análise crítica, a empatia e o respeito às opiniões divergentes. Estas práticas garantem que o aprendizado seja ativo e interativo.

  • Sala de Aula Invertida para preparação inicial.
  • Roda de Debate para discussão em sala.
  • Uso de materiais de mídia variada para ampliação do conhecimento.
  • Troca de experiências entre grupos de alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser executada em uma aula de 50 minutos. Esse tempo será adequado para cada grupo apresentar e debater suas ideias, permitindo uma dinâmica fluida de apresentação e discussão. A divisão clara do tempo é essencial para que todos os grupos tenham igual oportunidade de participação e o debate seja enriquecedor e equilibrado.

  • Aula 1: Introdução breve da atividade e organização dos grupos, seguida pela Roda de Debate em torno dos períodos filosóficos, com cada grupo apresentando e discutindo suas análises e percepções.
  • Momento 1: Introdução e Organização dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve introdução sobre a atividade e seus objetivos. Explique a importância de compreender os diferentes períodos filosóficos e como eles se relacionam com o mundo contemporâneo. Em seguida, organize os alunos em quatro grupos, cada um representando um dos períodos filosóficos: Antigo, Medieval, Moderno e Contemporâneo. Oriente os alunos a revisarem previamente os materiais indicados. É importante que você forneça a cada grupo uma linha do tempo ou um resumo dos principais pensadores e conceitos de seu período para guiar a discussão.

    Momento 2: Preparação das Apresentações dos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada grupo se reúna para discutir e preparar sua apresentação. Peça que os alunos definam quem irá apresentar cada parte e como irão abordar a apresentação dos conceitos, influências históricas e impacto contemporâneo. Observe se todos os membros estão participando e contribua com sugestões de organização e clareza dos argumentos. Incentive-os a pensar em questões para a discussão que segue na roda de debate.

    Momento 3: Roda de Debate (Estimativa: 20 minutos)
    Isto é o coração da aula, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas ideias e depois debater com os outros. Durante as apresentações, preste atenção nas habilidades argumentativas dos alunos, na clareza de suas explicações e na relevância dos exemplos. Após as apresentações, permita que a turma faça perguntas e incentive uma discussão aberta sobre como as diferentes filosofias ainda influenciam as questões atuais. Utilize o tempo para intervir quando necessário, garantindo que todos os grupos tenham voz e que o respeito seja mantido.

    Momento 4: Síntese e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula pedindo que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Pergunte sobre o que mais os surpreendeu durante as apresentações e debates. Oriente-os a pensar em como podem aplicar o conhecimento adquirido em situações do dia a dia ou em outros temas que estão estudando. Avalie a participação dos alunos através de uma autoavaliação rápida, onde eles possam expressar como contribuíram para o grupo e o que podem melhorar no futuro.

Avaliação

Para a avaliação, será utilizada uma abordagem diversificada, incluindo autoavaliação do aluno sob o prisma das habilidades de argumentação e participação no debate, avaliação formativa por meio de feedbacks durante e após o debate em grupo, e uma avaliação somativa através da análise de um relatório escrito onde o aluno sintetiza seus pensamentos sobre as discussões. Critérios avaliam a clareza, originalidade e a capacidade de relacionar ideias filosóficas ao contexto moderno, com flexibilidade para adaptações a alunos que necessitarem de suporte adicional.

  • Autoavaliação de participação e argumentação.
  • Feedback formativo para melhorias contínuas.
  • Relatório escrito para avaliação somativa.

Materiais e ferramentas:

Os recursos usados nesta atividade incluem acesso a materiais de leitura digital, como artigos científicos e livros em formato eletrônico, além de vídeos e documentários disponibilizados em plataformas específicas de aprendizado. Estes recursos são essenciais para enriquecer o conhecimento prévio dos alunos e garantir uma base sólida para o debate. A variedade de materiais busca acomodar os diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes.

  • Artigos e livros digitais sobre períodos filosóficos.
  • Documentários e vídeos educacionais.
  • Plataforma de discussão online para troca de ideias.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que os professores enfrentam muitos desafios e, por isso, propomos estratégias que não oneram financeiramente ou em termos de tempo. É vital garantir que esta atividade possa ser adaptada a qualquer aluno, independentemente da necessidade. Usaremos plataformas digitais acessíveis a todos os estudantes e sugeriremos abordagens que sejam ajustáveis a diferentes capacidades e estilos de aprendizagem, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso.

  • Uso de materiais digitais acessíveis.
  • Planejamento de atividades que respeitem a diversidade de ritmos e estilos de aprendizagem.
  • Promoção de um ambiente de respeito e colaboração.

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