Esta atividade convida os alunos do 3º ano do Ensino Médio a explorarem dilemas éticos contemporâneos associados ao uso e desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). Iniciando com uma pesquisa individual em casa, os estudantes deverão buscar exemplos reais de situações em que a IA levanta questionamentos éticos, como questões de privacidade, autonomia, responsabilidade e impactos sociais. Após essa preparação prévia, os alunos serão agrupados em sala de aula para criar e apresentar cenários hipotéticos baseados nos dilemas encontrados, promovendo um espaço de debate e reflexão crítica. Através de metodologias ativas como Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão incentivados a analisar as situações sob múltiplos aspectos éticos, discutindo as possíveis soluções e implicações de suas escolhas morais. Este exercício busca, sobretudo, fomentar um pensamento crítico aprofundado sobre as responsabilidades éticas relacionadas ao avanço tecnológico e seu papel na sociedade.
O propósito dessa atividade é promover uma compreensão aprofundada sobre as complexidades éticas na concepção e uso da Inteligência Artificial. Por meio da pesquisa e do debate, os alunos desenvolverão habilidades críticas essenciais para avaliar as repercussões de tecnologias emergentes em sociedade. Este trabalho coletivo também tem como objetivos favorecer o desenvolvimento de competências argumentativas, a capacidade de escuta ativa e o respeito por diversas perspectivas e soluções. Além disso, visa-se incentivar a aplicação de conceitos éticos no planejamento e avaliação de sistemas baseados em IA, preparando os estudantes para tomar decisões responsáveis como futuros profissionais ou cidadãos.
O conteúdo programático abrange conceitos básicos de ética e moral, introdução à Inteligência Artificial, e análise de dilemas éticos relacionados à IA. Essencialmente, os alunos explorarão como as decisões programadas nas máquinas refletem valores humanos, as implicações da autonomia de sistemas inteligentes e o impacto dessas tecnologias na privacidade, segurança e inclusão social. Complementarmente, será discutida a responsabilidade dos desenvolvedores e usuários de IA, promovendo uma reflexão sobre como tecnologia e ética devem caminhar juntas para uma sociedade mais justa e equânime.
A atividade será estruturada seguindo a metodologia da Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão a pesquisa inicial como tarefa de casa e a discussão será feita em grupos em sala. A Aprendizagem Baseada em Jogos também será utilizada para simular cenários hipotéticos e debater soluções éticas, tornando o aprendizado mais dinâmico e participativo. Este approach favorece a interação, a colaboração e o pensamento crítico, permitindo que os alunos se envolvam profundamente com o conteúdo e entre si, promovendo uma aprendizagem significativa.
A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação dos cenários criados pelos grupos e a discussão inicial. Na segunda aula, será realizada uma simulação de decisões éticas por meio de jogos, seguida de uma sessão de feedback e reflexões finais.
A avaliação será por meio da observação ativa do desempenho dos alunos durante as apresentações, participação nos debates e envolvimento nas atividades de simulação de jogos. Serão considerados critérios como a profundidade da pesquisa, o entendimento dos conceitos éticos aplicados, a originalidade dos cenários, a qualidade dos argumentos durante o debate e a capacidade de trabalhar em equipe. Feedback detalhado será fornecido, visando o desenvolvimento contínuo dos estudantes.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de casos reais, um quadro branco ou digital para a apresentação dos cenários, material para anotações e desenvolvimento de ideias, além de computadores ou tablets para as simulações de jogos. Também será útil ter disponível um conjunto de artigos, vídeos e outros materiais de apoio sobre ética na tecnologia, para consulta e ampliação da discussão.
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