Nesta atividade, alunos do 3º ano do Ensino Médio serão envolvidos na criação de um mural coletivo que expressa artisticamente conceitos de igualdade, solidariedade e respeito às liberdades individuais. Esta atividade mão-na-massa promove não apenas uma reflexão profunda sobre valores éticos importantes, mas também estimula a cooperação, o trabalho em equipe e permite uma expressão criativa diversificada e inclusiva. Cada aluno contribuirá com uma seção do mural, usando sua criatividade para ilustrar sua interpretação desses valores. O objetivo é criar um espaço de diálogo e expressão artística onde os estudantes possam explorar diferentes perspectivas sobre justiça social e ética, ao mesmo tempo que contribuem para um projeto comum que reflete os valores compartilhados pela turma.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma prática artística colaborativa que estimule a reflexão crítica sobre igualdade, solidariedade e respeito às liberdades individuais. Pretende-se que, através da criação do mural, os estudantes possam articular suas próprias visões sobre esses conceitos, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades de trabalho em equipe, comunicação e expressão artística. Além disso, a atividade busca promover a compreensão e valorização da diversidade, incentivando os alunos a pensar sobre como podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O conteúdo programático da atividade engloba a discussão de temas como ética, direitos humanos, justiça social, diversidade cultural, igualdade e solidariedade. Através da arte, os alunos serão convidados a expressar suas visões sobre estes temas, proporcionando um meio para explorar conceitos teóricos de maneira prática e vivencial. O mural coletivo servirá como um recurso pedagógico para instigar o debate e a reflexão sobre as responsabilidades individuais e coletivas na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a proposta é que os alunos sejam agentes ativos na construção de conhecimentos. A criação do mural coletivo será guiada por discussões em grupo, pesquisa sobre os temas propostos e reflexão conjunta das ideias a serem expressadas artisticamente. Esta abordagem prática não somente facilita a compreensão dos conceitos abordados, mas também fortalece habilidades essenciais como criatividade, colaboração e pensamento crítico.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira, haverá uma introdução aos temas e discussão em grupos menores, seguida da fase de brainstorming e planejamento do mural. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à execução do mural, com posterior reflexão e discussão sobre o trabalho realizado e as mensagens expressas.
A avaliação da atividade se dará por meio da observação e análise do engajamento individual e colaborativo dos alunos durante o processo de criação do mural, além da reflexão crítica expressa na discussão final sobre o mural completo. Será considerada a capacidade dos alunos de relacionar artisticamente seus conhecimentos e visões sobre os temas de igualdade, solidariedade e respeito às liberdades individuais, bem como a habilidade de trabalhar em equipe. A originalidade, criatividade e profundidade das mensagens expressadas também serão critérios importantes na avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de arte, como tintas, pincéis, papéis grandes ou lona para o mural, além de acesso a recursos de pesquisa para informação sobre os temas propostos. Recomenda-se a utilização de recursos digitais para facilitar o acesso a uma maior variedade de fontes e perspectivas sobre os temas abordados.
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