Desenhando a Igualdade: Mural Coletivo

Desenvolvida por: Janine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Igualdade, Solidariedade e Respeito às Liberdades Individuais

Nesta atividade, alunos do 3º ano do Ensino Médio serão envolvidos na criação de um mural coletivo que expressa artisticamente conceitos de igualdade, solidariedade e respeito às liberdades individuais. Esta atividade mão-na-massa promove não apenas uma reflexão profunda sobre valores éticos importantes, mas também estimula a cooperação, o trabalho em equipe e permite uma expressão criativa diversificada e inclusiva. Cada aluno contribuirá com uma seção do mural, usando sua criatividade para ilustrar sua interpretação desses valores. O objetivo é criar um espaço de diálogo e expressão artística onde os estudantes possam explorar diferentes perspectivas sobre justiça social e ética, ao mesmo tempo que contribuem para um projeto comum que reflete os valores compartilhados pela turma.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma prática artística colaborativa que estimule a reflexão crítica sobre igualdade, solidariedade e respeito às liberdades individuais. Pretende-se que, através da criação do mural, os estudantes possam articular suas próprias visões sobre esses conceitos, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades de trabalho em equipe, comunicação e expressão artística. Além disso, a atividade busca promover a compreensão e valorização da diversidade, incentivando os alunos a pensar sobre como podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

  • Promover a reflexão crítica sobre igualdade, solidariedade e respeito às liberdades individuais através da arte.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe durante a criação do mural coletivo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão artística nos alunos.
  • Incentivar a compreensão e valorização da diversidade cultural e de ideias.
  • Explorar diferentes perspectivas sobre justiça social e ética.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS501: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade engloba a discussão de temas como ética, direitos humanos, justiça social, diversidade cultural, igualdade e solidariedade. Através da arte, os alunos serão convidados a expressar suas visões sobre estes temas, proporcionando um meio para explorar conceitos teóricos de maneira prática e vivencial. O mural coletivo servirá como um recurso pedagógico para instigar o debate e a reflexão sobre as responsabilidades individuais e coletivas na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

  • Ética e valores morais em diferentes culturas e sociedades.
  • Conceitos de justiça social, igualdade e solidariedade.
  • Direitos humanos e respeito às liberdades individuais.
  • Diversidade cultural e inclusão social.
  • Expressão artística como forma de comunicação e reflexão social.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a proposta é que os alunos sejam agentes ativos na construção de conhecimentos. A criação do mural coletivo será guiada por discussões em grupo, pesquisa sobre os temas propostos e reflexão conjunta das ideias a serem expressadas artisticamente. Esta abordagem prática não somente facilita a compreensão dos conceitos abordados, mas também fortalece habilidades essenciais como criatividade, colaboração e pensamento crítico.

  • Discussões em grupo para fundamentar o planejamento do mural.
  • Pesquisas individuais e em grupo sobre temas de ética, igualdade e solidariedade.
  • Sessões de brainstorming para a geração de ideias criativas.
  • Execução artística do mural com o envolvimento de todos os alunos.
  • Reflexão e discussão sobre o processo de criação e as mensagens transmitidas pelo mural.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira, haverá uma introdução aos temas e discussão em grupos menores, seguida da fase de brainstorming e planejamento do mural. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à execução do mural, com posterior reflexão e discussão sobre o trabalho realizado e as mensagens expressas.

  • Aula 1: Introdução aos temas, discussão em grupos e planejamento do mural.
  • Aula 2: Execução do mural e discussão reflexiva.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio da observação e análise do engajamento individual e colaborativo dos alunos durante o processo de criação do mural, além da reflexão crítica expressa na discussão final sobre o mural completo. Será considerada a capacidade dos alunos de relacionar artisticamente seus conhecimentos e visões sobre os temas de igualdade, solidariedade e respeito às liberdades individuais, bem como a habilidade de trabalhar em equipe. A originalidade, criatividade e profundidade das mensagens expressadas também serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos de arte, como tintas, pincéis, papéis grandes ou lona para o mural, além de acesso a recursos de pesquisa para informação sobre os temas propostos. Recomenda-se a utilização de recursos digitais para facilitar o acesso a uma maior variedade de fontes e perspectivas sobre os temas abordados.

  • Materiais de arte (tintas, pincéis, papel grande ou lona).
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaço adequado para a criação do mural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo