Esta atividade envolve o uso da Roda de Debate como estratégia pedagógica para explorar e aprofundar o conhecimento sobre diferentes filosofias antigas e suas possíveis aplicações em contextos contemporâneos. Os alunos serão inicialmente divididos em grupos, onde cada grupo se dedicará ao estudo de uma escola filosófica específica, como Estoicismo, Epicurismo, Platônica ou Aristotélica. Essa fase preparatória envolve pesquisa, análise crítica e síntese dos principais conceitos e ideias da filosofia selecionada. Posteriormente, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, destacando não apenas os fundamentos da escola filosófica, mas também propondo maneiras pelas quais esses ensinamentos podem ser relevantes para compreender ou endereçar problemas e questões do mundo moderno. Após as apresentações, todos os alunos participarão de uma Roda de Debate, uma dinâmica colaborativa que promoverá a discussão sobre a aplicabilidade e relevância dessas escolas de pensamento na sociedade atual, fomentando a habilidade de argumentação, o pensamento crítico e a capacidade de estabelecer conexões interdisciplinares.
Através desta atividade, os alunos poderão desenvolver uma compreensão mais profunda sobre as filosofias antigas e suas contribuições para o pensamento e prática contemporâneos. Eles aprenderão a identificar, analisar e comparar diferentes escolas de pensamento filosófico, aplicando esses conhecimentos no contexto de questões atuais. Isso implica não apenas na aquisição de conhecimento teórico, mas também no desenvolvimento de habilidades essenciais como pensamento crítico, argumentação e comunicação eficaz. Além disso, os alunos serão incentivados a trabalhar cooperativamente, aprimorando suas capacidades de trabalho em equipe, pesquisa, e apresentação.
O programa da atividade inclui o estudo de escolas filosóficas antigas e suas potenciais aplicações em questões contemporâneas, incentivando os alunos a correlacionar teorias filosóficas com desafios modernos. Este conteúdo estimula o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o legado dessas filosofias e como elas podem continuar a influenciar o pensamento e a prática em diversas áreas da vida e conhecimento.
A metodologia envolve o estudo dirigido, trabalho em grupo para pesquisa e síntese de informações, seguido de apresentações e debates em classe. Essa abordagem metodológica ativa incentiva a imersão dos alunos no conteúdo, promovendo uma experiência de aprendizado baseada na participação ativa, reflexão crítica e colaboração.
A atividade será realizada em um total de 2 horas, distribuídas em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, serão introduzidos os objetivos e realizada a divisão dos grupos. As duas aulas seguintes serão dedicadas às apresentações e à Roda de Debate.
A avaliação da atividade será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa e da apresentação de cada grupo, bem como na participação individual durante a Roda de Debate. Serão avaliados critérios como coerência e clareza na apresentação dos argumentos, habilidade de fazer conexões entre as filosofias estudadas e questões atuais, capacidade de trabalho em equipe, e contribuições construtivas durante o debate. Um sistema de pontuação será estabelecido para cada critério, e o feedback será fornecido para promover o aprimoramento contínuo dos alunos.
Os recursos para esta atividade incluem acesso a bibliotecas físicas e digitais para pesquisa, materiais de apoio fornecidos pelo professor, como textos e artigos, e tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a preparação e apresentação dos trabalhos. Além disso, será necessário um espaço adequado para a realização da Roda de Debate.
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