Dicotomias em Debate: Razão e Emoção

Desenvolvida por: Eliete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia e Sociologia
Temática: Investigar e criticar dicotomias na sociedade

A atividade 'Dicotomias em Debate: Razão e Emoção' tem como propósito explorar as nuances e as complexidades das dicotomias no contexto social e cultural. Alunos do 3º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos para pesquisar e debater oposições dicotômicas como razão versus emoção. Este exercício incentiva uma investigação aprofundada de como tais dicotomias são construídas histórica e culturalmente, ampliando as habilidades de pesquisa crítica e desenvolvendo a capacidade argumentativa dos estudantes. Durante esta prática, os alunos deverão contextualizar as dicotomias dentro de eventos históricos e interpretações culturais, estabelecendo argumentos que sustentem diferentes pontos de vista. Ao final, através de um debate, os estudantes apresentarão suas posições de forma argumentativa, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico e promovendo o respeito pela diversidade de perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam promover uma compreensão multifacetada das dicotomias presentes na sociedade. A atividade busca desenvolver a habilidade dos alunos em identificar diferentes pontos de vista sobre oposições dicotômicas, como razão e emoção, enquanto se aprofunda nos contextos históricos e culturais dessas divisões. Além disso, os alunos aprimorarão sua capacidade crítica e argumentativa ao conceituar e debater sobre essas dicotomias, o que é essencial para a formação de cidadãos com pensamento crítico e analítico.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica em relação a dicotomias sociais e culturais.
  • Aprimorar a capacidade argumentativa e de debate dos estudantes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.
  • EM13CHS105: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a investigação das dicotomias com uma abordagem crítica e histórica. Os alunos serão introduzidos a conceitos filosóficos e sociológicos que fundamentam as interpretações dessas oposições ao longo do tempo. Através deste conteúdo, espera-se expandir a compreensão dos estudantes sobre os impactos das dicotomias nas interações sociais e no desenvolvimento de diferentes culturas.

  • Razão e emoção na filosofia e na sociologia.
  • Contextualização histórica das dicotomias.

Metodologia

A metodologia envolve o uso de pesquisas em grupo, estudo crítico de fontes diversas e debates em sala de aula. Esta abordagem promove a colaboração entre os estudantes, fortalece o aprendizado ativo e possibilita o desenvolvimento de habilidades de comunicação. A atmosfera do debate ao vivo desafia os alunos a articularem seus argumentos e ouvirem perspectivas divergentes, gerando um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

  • Pesquisa em grupo sobre dicotomias.
  • Debate ao vivo em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está planejado para duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, as etapas iniciais de pesquisa e instruções das atividades serão dadas, permitindo que os alunos explorem e discutam suas descobertas. Durante a segunda aula, os estudantes participarão do debate, apresentando seus achados de pesquisa e defendendo suas posições.

  • Aula 1: Introdução ao tema e pesquisa em grupos.
  • Aula 2: Realização do debate e conclusão.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação no debate e na qualidade dos argumentos apresentados. Serão considerados critérios como clareza de apresentação, uso de evidências históricas ou culturais, e capacidade de contra-argumentação. Exemplos de avaliação incluem a análise do engajamento do aluno e a relevância dos pontos apresentados durante o debate. Adicionalmente, poderá ser solicitado um pequeno relatório onde o aluno descreva seu processo de pesquisa e uma reflexão pessoal sobre o que aprendeu através da atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais bibliográficos e acesso à internet para a realização de pesquisas, além de recursos audiovisuais que podem auxiliar no momento da apresentação. Esses recursos são fundamentais para garantir que os alunos tenham acesso a diferentes fontes de informações, promovendo uma análise mais rica e completa dos temas abordados.

  • Materiais de pesquisa (livros e artigos).
  • Acesso à internet.
  • Equipamentos audiovisuais.

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