Dissecando Dicotomias: Um Olhar Moderno

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Dicotomias na Filosofia Moderna

A atividade 'Dissecando Dicotomias: Um Olhar Moderno' convida os estudantes do 3º ano do Ensino Médio a mergulharem na investigação crítica das oposições dicotômicas comumente discutidas na Filosofia Moderna, como razão vs. emoção e cultura vs. natureza. Por meio da divisão em pequenos grupos, os alunos receberão materiais diversos, incluindo citações filosóficas, narrativas e expressões de arte contemporânea que refletem essas oposições. O cerne da atividade é a análise e posterior apresentação sobre como tais dicotomias são representadas e entendidas na atualidade, focando na discussão de suas ambiguidades e importância para a compreensão da condição humana. Esta experiência pedagógica visa promover um questionamento crítico das tipologias evolutivas e incentivar a reflexão sobre conceitos modernos, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão crítica e aprofundada dos alunos sobre tais temáticas.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como principal objetivo levar os alunos a investigar e criticar as oposições dicotômicas significativas dentro do contexto da Filosofia Moderna, desenvolvendo habilidades de análise crítica, argumentação e comunicação. Almeja-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de reconhecer e discutir as ambiguidades presentes nas dicotomias clássicas como razão vs. emoção e cultura vs. natureza, e refletir sobre a influência destas na compreensão da condição humana e na construção do conhecimento. Pretende-se também que adquiram uma visão mais integrada e menos fragmentada da realidade, superando visões simplistas e dualistas.

  • Investigar e compreender as principais dicotomias discutidas na Filosofia Moderna.
  • Desenvolver capacidades críticas e argumentativas na análise de conceitos filosóficos.
  • Estimular a reflexão sobre a influência das dicotomias na compreensão da condição humana.
  • Promover o uso eficaz da comunicação oral e escrita na apresentação dos argumentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
  • EM13CHS105: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade centra-se na análise crítica de dicotomias fundamentais na filosofia moderna, como razão vs. emoção e cultura vs. natureza. Através da leitura de citações filosóficas, análise de obras de arte contemporânea e narrativas que ilustram estas dicotomias, os alunos são estimulados a refletir e debater sobre como tais conceitos se manifestam e influenciam a percepção da condição humana e da sociedade atual.

  • Conceitos fundamentais de dicotomias na filosofia
  • Análise de citações filosóficas
  • Interpretação de obras de arte contemporânea
  • Reflexão sobre a aplicação e relevância dessas dicotomias na atualidade

Metodologia

Empregaremos a metodologia ativa 'Roda de Debate', facilitando uma aprendizagem colaborativa e participativa. Após a divisão da turma em pequenos grupos, cada um analisará o material fornecido para, em seguida, apresentar suas descobertas e perspectivas em uma roda de debate. Este formato permitirá a troca de ideias e argumentações, estimulando o pensamento crítico e a articulação verbal dos alunos em torno das dicotomias propostas.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Distribuição de materiais (citações, artes, histórias)
  • Análise e discussão em grupo
  • Apresentação em Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A duração prevista para esta atividade é de 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a divisão dos materiais e grupos. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas análises na Roda de Debate, seguida de um debate aberto com participação da turma inteira.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão de grupos e materiais
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação individual e coletiva dos alunos ao longo da atividade. Serão avaliados a capacidade de análise crítica, a construção e articulação de argumentos, a participação na Roda de Debate e a colaboração dentro do grupo. A criatividade e originalidade nas apresentações também serão consideradas, além da habilidade de conectar as dicotomias analisadas com a realidade contemporânea e suas implicações na condição humana.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, incluindo materiais impressos com citações filosóficas, acesso a arte contemporânea (digital ou física) e narrativas relacionadas às dicotomias discutidas. Além disso, será preciso um espaço apropriado para a condução da Roda de Debate, permitindo a interação e participação ativa de todos os alunos.

  • Materiais impressos com citações filosóficas
  • Acesso a obras de arte contemporânea
  • Narrativas e histórias relacionadas às dicotomias
  • Espaço adequado para a Roda de Debate

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