O projeto 'Empreendedorismo e Filosofia: Construindo o Futuro' visa engajar alunos do 3º ano do Ensino Médio na identificação de problemas sociais, econômicos ou ambientais contemporâneos e na criação de soluções inovadoras e sustentáveis. A partir da pesquisa sobre ética, responsabilidade social e sustentabilidade nas obras de filósofos contemporâneos, os estudantes serão estimulados a aplicar esses conceitos na elaboração de projetos empreendedores. A atividade culmina na formação de grupos e na apresentação de pitches, onde cada equipe expõe seu projeto, evidenciando como este pode ser lucrativo, ao mesmo tempo que contribui para a solução ou mitigação dos problemas identificados. Este desafio não apenas desenvolve habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e oratória, mas também promove uma consciência social e ética, incentivando os estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
O objetivo central desta atividade é fomentar a capacidade crítica e a consciência social dos alunos, visando sua formação como cidadãos ativos e empreendedores conscientes. Espera-se que, ao término, os estudantes demonstrem compreensão de como a filosofia contemporânea aborda questões de ética, responsabilidade social e sustentabilidade, e saibam aplicar esses conhecimentos na proposta de soluções inovadoras para problemas reais. Além disso, a atividade pretende desenvolver competências como pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe, liderança e comunicação eficaz.
Para esta atividade, abordaremos conteúdos que envolvem a ética, responsabilidade social e sustentabilidade na Filosofia Contemporânea, análise de problemas sociais, econômicos e ambientais atuais, e a elaboração de projetos empreendedores com foco na solução ou mitigação desses problemas. Serão estudadas teorias e práticas que conectem esses temas, preparando os alunos para a criação de propostas inovadoras e sustentáveis.
Utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão encorajados a aprender de forma ativa. Inicialmente, participarão de uma fase de imersão, onde pesquisarão problemas atuais e abordagens filosóficas relevantes. Posteriormente, na fase de desenvolvimento, formarão grupos para elaborar seus projetos, aplicando o conhecimento adquirido. A etapa final envolve a apresentação dos pitches, momento em que deverão convencer os colegas e professores do valor e viabilidade de suas propostas.
A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução do projeto, pesquisa e início do desenvolvimento dos trabalhos em grupo. A segunda aula será destinada à conclusão dos projetos e apresentação dos pitches.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na relevância e originalidade do problema escolhido, na aplicação de conceitos filosóficos à proposta de solução, na viabilidade do projeto empreendedor e na eficácia da apresentação do pitch. Os critérios incluirão clareza, criatividade, argumentação, capacidade de engajamento e trabalho em equipe. Feedback será fornecido após as apresentações, considerando todos esses aspectos e sugerindo possíveis melhorias.
Para a execução deste projeto, serão necessários acessos à internet para pesquisa de conteúdos, livros e artigos sobre Filosofia Contemporânea, ética, responsabilidade social e sustentabilidade. Além disso, serão utilizados recursos como computador e projetor para as apresentações dos pitches. Materiais de escritório básicos também serão necessários para o esboço das idéias e organização dos projetos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula