Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão convidados a explorar como a filosofia se encontra imbricada nas questões e dilemas contemporâneos de grande interesse público, como ética na internet, privacidade de dados, e a crise climática, por meio da criação de vlogs. Eles deverão escolher um tema de interesse, realizar pesquisas sobre pensadores e conceitos filosóficos relevantes ao debate e apresentar, em formato de vídeo, uma análise crítica e argumentativa que conecte a filosofia escolhida com o cotidiano e as experiências vivenciais dos estudantes. Este projeto busca desenvolver não apenas habilidades digitais e de oratória, mas também a capacidade analítica dos alunos, promovendo uma reflexão profunda sobre a importância e o papel da filosofia no entendimento e na solução de desafios modernos.
O principal objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, oratória, competências digitais, e a capacidade de pesquisa e síntese relacionadas à filosofia. Busca-se, ainda, instigar nos alunos a capacidade de conectarem teorias e conceitos filosóficos a problemas e situações do quotidiano, incentivando a reflexão sobre o papel fundamental que a filosofia desempenha na sociedade atual. Pretende-se, por meio deste projeto, fortalecer as habilidades de argumentação dos alunos, promovendo um diálogo entre as preocupações contemporâneas e as teorias filosóficas, visando a formação de indivíduos mais conscientes e críticos.
O conteúdo programático desta atividade abordará conceitos e teorias fundamentais da filosofia relacionados a ética, moral, sociedade e meio ambiente. Os alunos serão apresentados a uma variedade de pensadores e correntes filosóficas, explorando como suas ideias podem ser aplicadas ao entendimento e solução de questões contemporâneas. A atividade incentivará a análise crítica de temas atuais através do prisma da filosofia, promovendo a conexão entre o conhecimento filosófico e as situações do cotidiano.
A metodologia desta atividade fundamenta-se na abordagem mão-na-massa, incentivando os alunos a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem. Esta abordagem prática visa estimular a criatividade, a pesquisa e a capacidade de síntese dos estudantes. Os alunos trabalharão tanto individualmente quanto em grupos para pesquisar temas, desenvolver scripts, e produzir vídeos que reflitam suas compreensões e perspectivas sobre os temas escolhidos. Aulas expositivas e discussões em grupo serão utilizadas para aprofundar o conhecimento sobre os temas propostos e orientar os alunos no desenvolvimento dos vlogs.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução aos temas e à metodologia do projeto, seguida de uma sessão de brainstorming para a escolha dos temas. Será oferecido tempo para pesquisa e desenvolvimento do script. Na aula seguinte, os alunos realizarão a gravação dos vídeos, seguidos de uma sessão de edição básica. A apresentação dos vídeos e uma rodada de feedbacks encerrarão a atividade.
A avaliação será baseada na criatividade, profundidade de análise, qualidade da argumentação, e na habilidade de conectar conceitos filosóficos com questões contemporâneas. A clareza e o desenvolvimento do script, a qualidade técnica do vídeo, e a capacidade de envolver e comunicar as ideias ao público também serão critérios avaliativos. Exemplos práticos e a aplicação de teorias a situações do cotidiano serão fortemente valorizados. Um sistema de pontuação será detalhado, abrangendo todos esses aspectos, para assegurar uma avaliação justa e coerente em relação aos objetivos de aprendizagem.
Os recursos necessários para a atividade incluem acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis com câmera para a gravação dos vlogs, software de edição de vídeo básico e recursos de pesquisa online, como artigos acadêmicos, bases de dados e bibliotecas digitais. Materiais de apoio didático, como slides e guias de pesquisa, serão disponibilizados para orientar os alunos no desenvolvimento de seus projetos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula