Filosofia na Prática: O Laboratório de Ideias

Desenvolvida por: Edilso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Aplicação de conceitos filosóficos a problemas sociais contemporâneos

Nesta atividade pedagógica, alunos do 3º ano do Ensino Médio serão estimulados a engajar em um processo de aprendizagem ativa, por meio do desenvolvimento de um 'laboratório de ideias'. Dentro de grupos, eles identificarão um problema social contemporâneo - seja desigualdade, mudanças climáticas, questões de gênero, entre outros - e pesquisarão acerca das concepções filosóficas que podem ser aplicadas para entender ou propor soluções para tal problema. Esta atividade busca não só introduzir os estudantes à 'filosofia aplicada', mas também desenvolver competências analíticas, criativas e críticas, permitindo-lhes ver a relevância da teoria filosófica na prática e no mundo real. A finalidade é que os alunos criem projetos ou propostas de intervenção baseadas em sólidos argumentos filosóficos e que apresentem sua visão sobre as soluções possíveis para os problemas identificados.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é conectar a teoria filosófica à prática, incentivando os alunos a aplicarem conceitos filosóficos na análise e solução de problemas sociais contemporâneos. Pretende-se desenvolver a habilidade dos estudantes em trabalhar coletivamente na identificação de problemas, na pesquisa de fundamentos filosóficos relevantes, e na criação de soluções inovadoras e viáveis. Espera-se, com isso, fomentar uma apreciação pela filosofia não apenas como uma disciplina acadêmica, mas como uma ferramenta prática para compreensão e intervenção no mundo que os rodeia.

  • Conectar teoria e prática ao aplicar conceitos filosóficos a questões contemporâneas.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas para a identificação e solução de problemas.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração na pesquisa e elaboração de projetos.
  • Promover uma compreensão prática da filosofia como ferramenta para intervenção social.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se na aplicação de conceitos filosóficos para a compreensão e proposta de soluções para problemas sociais. Abrangerá a introdução à filosofia aplicada, a análise de conceitos filosóficos chave relevantes aos temas escolhidos (desigualdade, mudança climática, questões de gênero etc.), e um estudo focado sobre as metodologias de pesquisa e desenvolvimento de projetos baseados em teorias filosóficas.

  • Introdução à filosofia aplicada.
  • Análise de conceitos filosóficos relacionados aos problemas contemporâneos.
  • Metodologias de pesquisa em filosofia aplicada.
  • Desenvolvimento de projetos ou propostas de intervenção filosófica.

Metodologia

A metodologia adotada para essa atividade enfatiza a aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos e trabalharão juntos para identificar um problema social contemporâneo para o qual buscarão soluções por meio da pesquisa filosófica. Discussões em grupo serão encorajadas para estimular o pensamento crítico e a criatividade. A pesquisa será orientada tanto em fontes tradicionais quanto digitais para uma ampla coleta de informações. A apresentação dos projetos será feita em formato de seminário, permitindo a troca de ideias e feedbacks entre os grupos.

  • Formação de grupos para trabalho colaborativo.
  • Pesquisa orientada em fontes diversas.
  • Discussões em grupo para desenvolvimento do projeto.
  • Apresentação dos projetos em formato de seminário.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de filosofia aplicada, formarão grupos e iniciarão a pesquisa sobre o problema escolhido. Na segunda aula, haverá a conclusão das pesquisas, o desenvolvimento dos projetos e a preparação para as apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Conclusão da pesquisa, desenvolvimento do projeto e preparação para apresentação.

Avaliação

A avaliação considerará a participação individual e em grupo, o processo de pesquisa e a qualidade do projeto ou proposta de intervenção desenvolvido. Critérios como criatividade, aplicação correta de conceitos filosóficos, coerência argumentativa e capacidade de solucionar o problema proposto serão levados em conta. A apresentação do projeto também será avaliada, considerando a clareza, organização e a habilidade de argumentação e defesa das ideias propostas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos tais como acesso à internet para pesquisa, espaços apropriados para discussão em grupo e trabalho colaborativo, além de materiais para a apresentação dos projetos, como projetor e computador. Textos filosóficos selecionados e guias de pesquisa em filosofia aplicada também serão disponibilizados aos alunos para auxiliar no desenvolvimento dos projetos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaços para discussões em grupo.
  • Projetor e computador para apresentações.
  • Textos filosóficos e guias de pesquisa.

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