Nesta atividade pedagógica, alunos do 3º ano do Ensino Médio serão estimulados a engajar em um processo de aprendizagem ativa, por meio do desenvolvimento de um 'laboratório de ideias'. Dentro de grupos, eles identificarão um problema social contemporâneo - seja desigualdade, mudanças climáticas, questões de gênero, entre outros - e pesquisarão acerca das concepções filosóficas que podem ser aplicadas para entender ou propor soluções para tal problema. Esta atividade busca não só introduzir os estudantes à 'filosofia aplicada', mas também desenvolver competências analíticas, criativas e críticas, permitindo-lhes ver a relevância da teoria filosófica na prática e no mundo real. A finalidade é que os alunos criem projetos ou propostas de intervenção baseadas em sólidos argumentos filosóficos e que apresentem sua visão sobre as soluções possíveis para os problemas identificados.
O principal objetivo desta atividade é conectar a teoria filosófica à prática, incentivando os alunos a aplicarem conceitos filosóficos na análise e solução de problemas sociais contemporâneos. Pretende-se desenvolver a habilidade dos estudantes em trabalhar coletivamente na identificação de problemas, na pesquisa de fundamentos filosóficos relevantes, e na criação de soluções inovadoras e viáveis. Espera-se, com isso, fomentar uma apreciação pela filosofia não apenas como uma disciplina acadêmica, mas como uma ferramenta prática para compreensão e intervenção no mundo que os rodeia.
O conteúdo programático desta atividade centra-se na aplicação de conceitos filosóficos para a compreensão e proposta de soluções para problemas sociais. Abrangerá a introdução à filosofia aplicada, a análise de conceitos filosóficos chave relevantes aos temas escolhidos (desigualdade, mudança climática, questões de gênero etc.), e um estudo focado sobre as metodologias de pesquisa e desenvolvimento de projetos baseados em teorias filosóficas.
A metodologia adotada para essa atividade enfatiza a aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos e trabalharão juntos para identificar um problema social contemporâneo para o qual buscarão soluções por meio da pesquisa filosófica. Discussões em grupo serão encorajadas para estimular o pensamento crítico e a criatividade. A pesquisa será orientada tanto em fontes tradicionais quanto digitais para uma ampla coleta de informações. A apresentação dos projetos será feita em formato de seminário, permitindo a troca de ideias e feedbacks entre os grupos.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de filosofia aplicada, formarão grupos e iniciarão a pesquisa sobre o problema escolhido. Na segunda aula, haverá a conclusão das pesquisas, o desenvolvimento dos projetos e a preparação para as apresentações dos grupos.
A avaliação considerará a participação individual e em grupo, o processo de pesquisa e a qualidade do projeto ou proposta de intervenção desenvolvido. Critérios como criatividade, aplicação correta de conceitos filosóficos, coerência argumentativa e capacidade de solucionar o problema proposto serão levados em conta. A apresentação do projeto também será avaliada, considerando a clareza, organização e a habilidade de argumentação e defesa das ideias propostas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos tais como acesso à internet para pesquisa, espaços apropriados para discussão em grupo e trabalho colaborativo, além de materiais para a apresentação dos projetos, como projetor e computador. Textos filosóficos selecionados e guias de pesquisa em filosofia aplicada também serão disponibilizados aos alunos para auxiliar no desenvolvimento dos projetos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula