Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a explorar e compreender a importância dos movimentos sociais e políticos contemporâneos como expressões de resistência e luta por direitos. Divididos em grupos, deverão pesquisar e identificar um movimento social ou político atual, analisar sua história, objetivos, principais filosofias, e como esses elementos são manifestados através de suas atividades e reivindicações. Utilizando a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, os alunos serão estimulados a realizar uma imersão prévia nos temas propostos, preparar apresentações detalhadas para compartilhar suas descobertas com a turma e, posteriormente, participar de um debate enriquecedor sobre o impacto destes movimentos na sociedade, sublinhando o papel do protagonismo juvenil na filosofia política contemporânea. Esta abordagem proporcionará uma plataforma para a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades analíticas, promovendo a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem a dinâmica e a importância dos movimentos sociais e políticos contemporâneos na sociedade, fomentando a habilidade de pesquisa, análise crítica, e apresentação eficaz de informações. Adicionalmente, busca-se instigar os estudantes a relacionar teorias filosóficas com práticas atuais de movimentos sociais, evidenciando a conexão entre teoria e prática. Promoverá também o debate crítico, evidenciando a importância do engajamento político e social, e do protagonismo juvenil na construção de sociedades mais justas e equitativas.
O conteúdo programático engloba o estudo dos movimentos sociais e políticos contemporâneas, incluindo suas origens, história, objetivos, principais filosofias, e estratégias de ação. Exploraremos também conceitos fundamentais de filosofia política, com foco na relação entre teoria e prática, e como ideias filosóficas são refletidas em movimentos de resistência. Além disso, discutiremos sobre protagonismo juvenil e seu papel fundamental na política contemporânea, preparando os alunos para uma participação ativa e crítica na sociedade.
A atividade será desenvolvida através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde antes das aulas presenciais, os alunos realizarão pesquisas individuais ou em pequenos grupos sobre movimentos sociais e políticos selecionados. Em sala de aula, apresentarão suas descobertas em forma de seminários, seguidos de debates orientados pelo professor. Esta abordagem permite que os alunos se envolvam de forma mais profunda com o conteúdo, estimulando a autonomia, o pensamento crítico, e a capacidade de argumentação.
A carga horária total da atividade será de 4 horas, sendo distribuída em 4 aulas de 60 minutos cada.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na clareza e profundidade das apresentações, bem como na participação ativa nos debates. Serão avaliados, especificamente, a capacidade de análise crítica, a habilidade em conectar teorias filosóficas com as práticas dos movimentos sociais e a eficácia na comunicação das ideias. Para a pontuação, serão consideradas tanto as atividades individuais quanto o trabalho em equipe, incentivando a colaboração e o engajamento de todos os alunos na atividade.
Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, projetor e computador para apresentações, além de materiais de apoio como artigos, vídeos e documentários sobre os movimentos sociais e políticos estudados. Será incentivado o uso de ferramentas digitais para a realização das apresentações, como PowerPoint, Prezi, entre outros.
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