Jornal Direitos Humanos

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Cidadania e Ética
Temática: Direitos Humanos

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio participarão de uma atividade prática onde criarão uma edição temática de um jornal escolar focado nos Direitos Humanos. A equipe pode ser dividida em repórteres, editores e designers, encarregados de abordar questões como desigualdade, discriminação e intolerância. Através de entrevistas, pesquisas e criação de conteúdos, a atividade busca conscientizar os alunos sobre valores humanos e respeito às diferenças culturais e étnicas. Ao final, cada equipe apresentará suas conclusões através do jornal, gerando um ambiente de discussão e reflexão.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa desenvolver nos alunos competências essenciais para a análise crítica de contextos sociais e culturais variados. Parte-se do pressuposto que, ao explorar temas de desigualdade e direitos humanos, os alunos serão capazes de contextualizar tais questões em seu próprio ambiente e propor soluções mais humanitárias. A produção de um jornal escolar se apresenta como ferramenta para que os alunos expressem suas ideias, organizem argumentos e aprendam a trabalhar colaborativamente.

  • Conscientizar sobre a importância do respeito aos Direitos Humanos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevistas.
  • Incentivar a cooperação e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS501: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade será centrado nas discussões sobre questões contemporâneas relacionadas aos Direitos Humanos. Ao longo da atividade, serão abordadas diferentes formas de desigualdade e discriminação, fomentando o pensamento crítico e a problematização de situações cotidianas que os alunos vivenciam ou observam.

  • História dos Direitos Humanos.
  • Desigualdade social e econômica.
  • Casos de discriminação e intolerância.
  • Diferenças culturais e étnicas.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade será altamente participativa e dinâmica, com os alunos divididos em grupos de trabalho que serão desafiados a produzir um jornal temático. Esse formato promove o engajamento através de ensinamento prático, onde os alunos aplicam teorias aprendidas na sala de aula em uma produção editorial realista e de relevância social.

  • Trabalho em grupo.
  • Pesquisa de campo.
  • Entrevistas com membros da comunidade escolar.
  • Criação de conteúdos escritos e visuais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está dividido em duas aulas de 60 minutos cada, proporcionando um tempo adequado para que os alunos realizem a pesquisa necessária, desenvolvam suas entrevistas e organizem o conteúdo a ser publicado no jornal.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão dos grupos e planejamento das atividades.
  • Aula 2: Desenvolvimento das pesquisas, entrevistas e confecção do jornal.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e baseada em critérios qualitativos. Os alunos serão avaliados pelo seu engajamento durante a atividade, qualidade das pesquisas, clareza e coerência das entrevistas realizadas, e pela apresentação final do jornal. Exemplos de critérios específicos incluem o uso eficaz de fontes de informação, a criatividade e originalidade na apresentação dos conteúdos, e a qualidade do trabalho em equipe. O professor também poderá realizar uma avaliação formativa, fornecendo feedback ao longo do processo, incentivando o aperfeiçoamento das produções.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, uma variedade de recursos será utilizada, abrangendo desde materiais físicos até ferramentas digitais que facilitem o desenvolvimento do jornal.

  • Computadores e acesso à internet.
  • Materiais de escrita e papel.
  • Programa de edição de texto e design gráfico.
  • Acesso a bibliotecas ou arquivos de casos e artigos sobre Direitos Humanos.

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