Os alunos do 3º ano do Ensino Médio participarão de uma atividade prática onde criarão uma edição temática de um jornal escolar focado nos Direitos Humanos. A equipe pode ser dividida em repórteres, editores e designers, encarregados de abordar questões como desigualdade, discriminação e intolerância. Através de entrevistas, pesquisas e criação de conteúdos, a atividade busca conscientizar os alunos sobre valores humanos e respeito às diferenças culturais e étnicas. Ao final, cada equipe apresentará suas conclusões através do jornal, gerando um ambiente de discussão e reflexão.
A atividade visa desenvolver nos alunos competências essenciais para a análise crítica de contextos sociais e culturais variados. Parte-se do pressuposto que, ao explorar temas de desigualdade e direitos humanos, os alunos serão capazes de contextualizar tais questões em seu próprio ambiente e propor soluções mais humanitárias. A produção de um jornal escolar se apresenta como ferramenta para que os alunos expressem suas ideias, organizem argumentos e aprendam a trabalhar colaborativamente.
O conteúdo programático desta atividade será centrado nas discussões sobre questões contemporâneas relacionadas aos Direitos Humanos. Ao longo da atividade, serão abordadas diferentes formas de desigualdade e discriminação, fomentando o pensamento crítico e a problematização de situações cotidianas que os alunos vivenciam ou observam.
A metodologia empregada nesta atividade será altamente participativa e dinâmica, com os alunos divididos em grupos de trabalho que serão desafiados a produzir um jornal temático. Esse formato promove o engajamento através de ensinamento prático, onde os alunos aplicam teorias aprendidas na sala de aula em uma produção editorial realista e de relevância social.
O cronograma está dividido em duas aulas de 60 minutos cada, proporcionando um tempo adequado para que os alunos realizem a pesquisa necessária, desenvolvam suas entrevistas e organizem o conteúdo a ser publicado no jornal.
A avaliação dos alunos será contínua e baseada em critérios qualitativos. Os alunos serão avaliados pelo seu engajamento durante a atividade, qualidade das pesquisas, clareza e coerência das entrevistas realizadas, e pela apresentação final do jornal. Exemplos de critérios específicos incluem o uso eficaz de fontes de informação, a criatividade e originalidade na apresentação dos conteúdos, e a qualidade do trabalho em equipe. O professor também poderá realizar uma avaliação formativa, fornecendo feedback ao longo do processo, incentivando o aperfeiçoamento das produções.
Para a realização desta atividade, uma variedade de recursos será utilizada, abrangendo desde materiais físicos até ferramentas digitais que facilitem o desenvolvimento do jornal.
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