Esta atividade pedagógica propõe envolver os alunos do 3º ano do Ensino Médio em um profundo debate sobre justiça social e desigualdade, fundamentando-se nos princípios e teorias de importantes filósofos clássicos e contemporâneos. Iniciaremos com uma explanação sucinta a respeito das diversas concepções de justiça, explorando ideias de pensadores como Platão, Aristóteles, John Rawls e Amartya Sen, entre outros. Posteriormente, os estudantes serão divididos em grupos, cada um adotando uma perspectiva diferente para debater temas atuais cruciais, como a desigualdade de renda, o acesso limitado à educação e saúde, e questões de discriminação. Essa dinâmica permitirá aos alunos desenvolver e apresentar argumentos embasados, promovendo não apenas o debate em si, mas também a escuta ativa, o entendimento mútuo e o reconhecimento da pluralidade de visões sobre o que constitui uma sociedade justa. Essa experiência de aprendizado tem como objetivo final incentivar uma reflexão crítica sobre as responsabilidades que cada um de nós, e todos coletivamente, temos na construção de um mundo mais equitativo e justo.
O objetivo deste plano de aula é desenvolver nas mentes jovens uma compreensão abrangente e crítica sobre as questões de justiça social e desigualdade, usando como base o pensamento de influentes filósofos. Espera-se que, ao término da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer e debater diferentes pontos de vista sobre questões sociais complexas, formular argumentos sólidos baseados em teorias de justiça, e entender a importância da justiça social para a construção de sociedades mais equitativas.
O conteúdo programático inclui o estudo de teorias de justiça, debates sobre desigualdades sociais, e práticas de argumentação. Inicialmente, há uma introdução às diferentes concepções de justiça segundo diversos filósofos. A seguir, os alunos são motivados a explorar e debater questões sociais contemporâneas, utilizando essas teorias como base para formular argumentos.
Será empregada a metodologia ativa 'Roda de Debate', que favorece a participação ativa de todos os alunos. Após uma exposição teórica inicial, os estudantes serão agrupados e orientados a se preparar para um debate em que cada grupo defende diferentes pontos de vista sobre as questões propostas. Essa abordagem permite que os alunos se envolvam diretamente com o material de estudo, promovendo uma compreensão mais profunda e a habilidade de argumentar coerentemente.
A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a exposição das teorias de justiça e a formação dos grupos. Na segunda aula, ocorrerão os debates entre os grupos, seguidos de um feedback geral.
A avaliação será realizada baseando-se na capacidade de argumentação, uso de bases teóricas para sustentar os argumentos, participação ativa no debate, e no entendimento e respeito pelas perspectivas dos colegas. Será criado um rubrica de avaliação detalhada, contemplando critérios como: clareza na apresentação dos argumentos, profundidade na compreensão das teorias de justiça, capacidade de contra-argumentação, e cooperação e respeito durante o debate. Esses critérios serão detalhados e explicados aos alunos antes da atividade começar, garantindo transparência no processo avaliativo.
Para esta atividade, será necessário um espaço apropriado para a realização dos debates, acesso a materiais de referência sobre as teorias de justiça, e equipamentos de projeção para as apresentações. Além disso, poderão ser utilizados recursos online, como plataformas de vídeo para o acompanhamento de aulas e palestras relacionadas, e fóruns de discussão para a troca de ideias e preparação para o debate.
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