Justiça e Sociedade: Um Diálogo Sobre Desigualdades

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Justiça Social e Direitos Humanos

A atividade 'Justiça e Sociedade: Um Diálogo Sobre Desigualdades' busca oferecer aos alunos do 1º Período do Curso de Direito uma oportunidade para discutir e refletir sobre o papel da justiça na sociedade, focando principalmente em sua importância na mitigação de desigualdades sociais, incluindo a discriminação racial, de gênero e de classe. Utilizando uma metodologia ativa de Roda de Debate, os alunos serão encorajados a trazer seus pontos de vista, analisar casos reais e criar argumentações baseadas em exemplos cotidianos e históricos. O objetivo é promover uma compreensão aprofundada de como a justiça pode funcionar como uma ferramenta para mudança social, respeito às diferenças e consolidação dos direitos humanos, possibilitando uma discussão significativa entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta aula tem como objetivo proporcionar aos alunos 1º Período do Curso de Direito a capacidade de compreender a função social da justiça e seu papel fundamental na redução das desigualdades sociais. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e analisar casos de discriminação e injustiça, utilizar a discussão crítica para explorar diferentes perspectivas, e reconhecer a importância do direito como instrumento de transformação social. Através deste debate, espera-se promover uma consciência coletiva sobre a importância do respeito às diferenças e à consolidação dos direitos humanos na sociedade contemporânea.

  • Analisar o papel da justiça na sociedade e sua contribuição para a mitigação de desigualdades sociais
  • Identificar e discutir casos de discriminação racial, de gênero e de classe
  • Promover o desenvolvimento de habilidades de argumentação e reflexão crítica sobre temas de justiça social e direitos humanos
  • Fomentar o respeito às diferenças e a consciência sobre a importância dos direitos humanos

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS501: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.
  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
  • EM13CHS504: Analisar e avaliar os impasses ético-políticos decorrentes das transformações culturais, sociais, históricas, científicas e tecnológicas no mundo contemporâneo e seus desdobramentos nas atitudes e nos valores de indivíduos, grupos sociais, sociedades e culturas.

Conteúdo Programático

Durante a aula, será abordado o entendimento sobre justiça social e a função do Direito como mecanismo de equidade social.  Os alunos serão instigados a pesquisa acerca de conceitos fundamentais como discriminação, preconceito, e direitos humanos, usando para isso,  análises de princípios fundamentais do Direito: Liberdade, Igualdade e Dignidade. Os alunos e alunas terão a oportunidade de criticar e aprofundar a compreensão sobre a aplicação da justiça e seu impacto na sociedade.

  • Conceito de justiça social
  • Discriminação racial, de gênero e de classe na sociedade
  • Casos históricos de injustiça social e lutas por igualdade
  • Relevância dos direitos humanos na atualidade
  • Papel da justiça e do direito na transformação social

Metodologia

A metodologia ativa de Roda de Debate será empregada como estratégia principal desta atividade. Os alunos serão agrupados em círculo e cada um terá a oportunidade de expressar suas opiniões e argumentos sobre o tema proposto. Serão incentivadas discussões construtivas, onde todos devem aprender a ouvir e respeitar as perspectivas dos outros. O professor atuará como mediador, guiando a discussão e fornecendo informações adicionais quando necessário, encorajando os estudantes a explorarem diferentes pontos de vista e a desenvolverem um pensamento crítico sobre os assuntos abordados.

  • Roda de Debate
  • Discussão em grupo
  • Análise de casos reais
  • Mediação do professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução dos temas e conceitos fundamentais, seguida de uma preparação para o debate. A segunda aula será dedicada à realização da Roda de Debate, permitindo uma discussão aprofundada entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e conceitos fundamentais
  • Aula 2: Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos na Roda de Debate, considerando a qualidade das contribuições e o respeito às opiniões alheias. Os alunos também serão avaliados pela capacidade de aplicar os conceitos discutidos em classe para analisar casos reais de discriminação e injustiça. Será dada uma tarefa de reflexão escrita, onde os alunos deverão elaborar um texto argumentativo sobre a importância da justiça social e o papel do direito na promoção dos direitos humanos, usando exemplos discutidos durante as aulas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários: espaço adequado para a realização da Roda de Debate, acesso à internet para pesquisa de casos reais e exemplos históricos, material de leitura prévia sobre justiça social e discriminação, além de projeção de vídeos ou documentários relevantes. O uso de recursos multimídia é encorajado para facilitar a compreensão dos temas abordados.

  • Salas de aula espaçosas
  • Vídeos e documentários temáticos
  • Textos e artigos para leitura prévia
  • Acesso à internet

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