A atividade 'Justiça e Sociedade: Um Diálogo Sobre Desigualdades' busca oferecer aos alunos do 1º Período do Curso de Direito uma oportunidade para discutir e refletir sobre o papel da justiça na sociedade, focando principalmente em sua importância na mitigação de desigualdades sociais, incluindo a discriminação racial, de gênero e de classe. Utilizando uma metodologia ativa de Roda de Debate, os alunos serão encorajados a trazer seus pontos de vista, analisar casos reais e criar argumentações baseadas em exemplos cotidianos e históricos. O objetivo é promover uma compreensão aprofundada de como a justiça pode funcionar como uma ferramenta para mudança social, respeito às diferenças e consolidação dos direitos humanos, possibilitando uma discussão significativa entre os participantes.
Esta aula tem como objetivo proporcionar aos alunos 1º Período do Curso de Direito a capacidade de compreender a função social da justiça e seu papel fundamental na redução das desigualdades sociais. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e analisar casos de discriminação e injustiça, utilizar a discussão crítica para explorar diferentes perspectivas, e reconhecer a importância do direito como instrumento de transformação social. Através deste debate, espera-se promover uma consciência coletiva sobre a importância do respeito às diferenças e à consolidação dos direitos humanos na sociedade contemporânea.
Durante a aula, será abordado o entendimento sobre justiça social e a função do Direito como mecanismo de equidade social. Os alunos serão instigados a pesquisa acerca de conceitos fundamentais como discriminação, preconceito, e direitos humanos, usando para isso, análises de princípios fundamentais do Direito: Liberdade, Igualdade e Dignidade. Os alunos e alunas terão a oportunidade de criticar e aprofundar a compreensão sobre a aplicação da justiça e seu impacto na sociedade.
A metodologia ativa de Roda de Debate será empregada como estratégia principal desta atividade. Os alunos serão agrupados em círculo e cada um terá a oportunidade de expressar suas opiniões e argumentos sobre o tema proposto. Serão incentivadas discussões construtivas, onde todos devem aprender a ouvir e respeitar as perspectivas dos outros. O professor atuará como mediador, guiando a discussão e fornecendo informações adicionais quando necessário, encorajando os estudantes a explorarem diferentes pontos de vista e a desenvolverem um pensamento crítico sobre os assuntos abordados.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução dos temas e conceitos fundamentais, seguida de uma preparação para o debate. A segunda aula será dedicada à realização da Roda de Debate, permitindo uma discussão aprofundada entre os alunos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos na Roda de Debate, considerando a qualidade das contribuições e o respeito às opiniões alheias. Os alunos também serão avaliados pela capacidade de aplicar os conceitos discutidos em classe para analisar casos reais de discriminação e injustiça. Será dada uma tarefa de reflexão escrita, onde os alunos deverão elaborar um texto argumentativo sobre a importância da justiça social e o papel do direito na promoção dos direitos humanos, usando exemplos discutidos durante as aulas.
Para a realização desta atividade, serão necessários: espaço adequado para a realização da Roda de Debate, acesso à internet para pesquisa de casos reais e exemplos históricos, material de leitura prévia sobre justiça social e discriminação, além de projeção de vídeos ou documentários relevantes. O uso de recursos multimídia é encorajado para facilitar a compreensão dos temas abordados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula