Laboratório Filosófico: Dialética em Ação

Desenvolvida por: Jorge … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Dialética hegeliana e materialismo histórico

A aula tem como objetivo promover a compreensão crítica dos alunos sobre a dialética hegeliana e sua adaptação por Marx ao materialismo histórico. Através do teatro, os alunos criarão encenações que representem a tese, antítese e síntese de Hegel e como tais ideias foram reinterpretadas dentro do materialismo histórico de Marx. Essa atividade prática pretende engajar os alunos ativamente no processo de aprendizado, incentivando a reflexão e discussão sobre as ideias de ambos os filósofos e suas implicações históricas, sociais e conceituais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade estão centrados em aproximar os alunos do pensamento dialético e materialista de Hegel e Marx, respectivamente. Com a prática teatral, espera-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de identificar e analisar a estrutura dialética presente nos conceitos filosóficos, além de compreenderem as transformações ocorridas quando tais conceitos são aplicados à análise histórica e social proposta por Marx. O formato teatral também visa promover a argumentação e o debate entre os alunos, essenciais para a construção de um pensamento crítico e reflexivo.

  • Analisar a dialética hegeliana
  • Compreender o materialismo histórico de Marx
  • Desenvolver habilidades de argumentação filosófica

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a introdução aos conceitos de tese, antítese e síntese de Hegel, além de explorar como Karl Marx reconfigura esses conceitos dentro do materialismo histórico. A atividade visa uma compreensão profunda dos aspectos teóricos e das aplicabilidades práticas dessas ideias, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre o desenvolvimento histórico das teorias e suas aplicações no contexto atual.

  • Conceitos de tese, antítese e síntese
  • Dialética hegeliana
  • Materialismo histórico de Karl Marx

Metodologia

A metodologia adotada visa integrar a teoria e a prática através de atividades teatrais, onde os alunos devem encenar e interpretar os conceitos filosóficos de Hegel e Marx. Essa abordagem ativa envolve não apenas a interpretação textual, mas também a dramatização, permitindo que os alunos construam e defendam suas compreensões das teorias. Isso se concretiza em um ambiente de sala de aula colaborativo e interativo, promovendo discussões e debates intensos.

  • Dramatização de conceitos filosóficos
  • Debates em grupo
  • Discussões guiadas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em duas etapas de 60 minutos, garantindo tempo suficiente para a introdução dos conceitos, planejamento das encenações e apresentação das peças teatrais. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e discutidos, enquanto na segunda, os grupos desenvolverão e apresentarão suas encenações, seguidas de uma discussão crítica sobre as apresentações.

  • Aula 1: Introdução e planejamento das encenações
  • Aula 2: Apresentação das encenações e discussão

Avaliação

A avaliação será composta pela observação do engajamento dos alunos durante as atividades teatrales e sua capacidade de identificar, interpretar e criticar os conceitos filosóficos. Serão critérios avaliativos: criatividade na apresentação, coerência da adaptação das ideias de Hegel e Marx, colaboração em grupo, e a qualidade do debate gerado após as apresentações. Um exemplo de avaliação seria medir a capacidade do aluno em articular corretamente a transição entre a tese, a antítese e a síntese dentro das encenações, bem como o entendimento de como essas noções influenciam o materialismo histórico de Marx.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são pensados para apoiar tanto a parte teórica, quanto a execução prática das encenações. Serão disponibilizados textos básicos sobre as teorias de Hegel e Marx, além de materiais de apoio visual para as encenações, como adereços e figurinos. As ferramentas tecnológicas poderão ser integradas através do uso de projetores ou computadores para a pesquisa e apresentações digitais.

  • Textos sobre Hegel e Marx
  • Material de apoio visual
  • Adereços e figurinos

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