A aula tem como objetivo promover a compreensão crítica dos alunos sobre a dialética hegeliana e sua adaptação por Marx ao materialismo histórico. Através do teatro, os alunos criarão encenações que representem a tese, antítese e síntese de Hegel e como tais ideias foram reinterpretadas dentro do materialismo histórico de Marx. Essa atividade prática pretende engajar os alunos ativamente no processo de aprendizado, incentivando a reflexão e discussão sobre as ideias de ambos os filósofos e suas implicações históricas, sociais e conceituais.
Os objetivos de aprendizagem da atividade estão centrados em aproximar os alunos do pensamento dialético e materialista de Hegel e Marx, respectivamente. Com a prática teatral, espera-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de identificar e analisar a estrutura dialética presente nos conceitos filosóficos, além de compreenderem as transformações ocorridas quando tais conceitos são aplicados à análise histórica e social proposta por Marx. O formato teatral também visa promover a argumentação e o debate entre os alunos, essenciais para a construção de um pensamento crítico e reflexivo.
O conteúdo programático da atividade abrange a introdução aos conceitos de tese, antítese e síntese de Hegel, além de explorar como Karl Marx reconfigura esses conceitos dentro do materialismo histórico. A atividade visa uma compreensão profunda dos aspectos teóricos e das aplicabilidades práticas dessas ideias, incentivando os alunos a pensar criticamente sobre o desenvolvimento histórico das teorias e suas aplicações no contexto atual.
A metodologia adotada visa integrar a teoria e a prática através de atividades teatrais, onde os alunos devem encenar e interpretar os conceitos filosóficos de Hegel e Marx. Essa abordagem ativa envolve não apenas a interpretação textual, mas também a dramatização, permitindo que os alunos construam e defendam suas compreensões das teorias. Isso se concretiza em um ambiente de sala de aula colaborativo e interativo, promovendo discussões e debates intensos.
O cronograma da atividade será dividido em duas etapas de 60 minutos, garantindo tempo suficiente para a introdução dos conceitos, planejamento das encenações e apresentação das peças teatrais. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e discutidos, enquanto na segunda, os grupos desenvolverão e apresentarão suas encenações, seguidas de uma discussão crítica sobre as apresentações.
A avaliação será composta pela observação do engajamento dos alunos durante as atividades teatrales e sua capacidade de identificar, interpretar e criticar os conceitos filosóficos. Serão critérios avaliativos: criatividade na apresentação, coerência da adaptação das ideias de Hegel e Marx, colaboração em grupo, e a qualidade do debate gerado após as apresentações. Um exemplo de avaliação seria medir a capacidade do aluno em articular corretamente a transição entre a tese, a antítese e a síntese dentro das encenações, bem como o entendimento de como essas noções influenciam o materialismo histórico de Marx.
Os recursos utilizados na atividade são pensados para apoiar tanto a parte teórica, quanto a execução prática das encenações. Serão disponibilizados textos básicos sobre as teorias de Hegel e Marx, além de materiais de apoio visual para as encenações, como adereços e figurinos. As ferramentas tecnológicas poderão ser integradas através do uso de projetores ou computadores para a pesquisa e apresentações digitais.
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