A atividade 'Liberdade Sobre Rodas: Um Ciclo de Debates Éticos' tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão e análise crítica sobre as diversas concepções de liberdade, desde a Antiguidade até a Modernidade, correlacionando-as com questões atuais por meio da prática e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), abordando a liberdade enquanto direito e responsabilidade. Os alunos serão incentivados a explorar as noções filosóficas de liberdade, investigando pensadores como Sócrates, Kant e teóricos existencialistas, e a realizar um debate que integre essa reflexão filosófica às suas experiências de vida pessoais, culminando na criação de um mural interativo que faça a ponte entre teoria e prática. Esta atividade embasa-se em metodologias ativas, como a Roda de Debate e a Atividade Mão-na-massa, e a Aprendizagem Baseada em Projetos, para engajar os alunos em um processo de aprendizado dinâmico, reflexivo e significativo.
Este projeto visa desenvolver habilidades críticas, reflexivas e analíticas nos alunos, permitindo que apreendam os conceitos filosóficos de liberdade em um contexto histórico e contemporâneo, entrelaçando-os com a aplicabilidade prática dentro dos preceitos do ECA. O objetivo é que, ao final da atividade, os estudantes possam não apenas compreender as teorias sobre a liberdade mas também reflitam sobre suas responsabilidades e direitos enquanto indivíduos na sociedade, aplicando esses conhecimentos de maneira construtiva em suas vidas e comunidades.
O conteúdo programático abrangerá um estudo aprofundado das teorias filosóficas da liberdade, explorando autores clássicos e contemporâneos. Adicionalmente, será feita uma análise do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para entender a liberdade dentro de um contexto legal e social. Os alunos também serão guiados a correlacionar esses conhecimentos com a realidade social e pessoal, incentivando uma aprendizagem significativa.
Por meio da metodologia ativa, os estudantes serão divididos em grupos, cada um responsável por pesquisar e discutir um aspecto específico da liberdade. Utilizando a Roda de Debate, discutirão suas descobertas, fomentando um ambiente rico em trocas e aprendizados. Na Atividade Mão-na-massa, aplicarão seu conhecimento na criação de um mural interativo, promovendo a integração do aprendido com a criatividade e expressão individual. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os alunos explorem os temas de forma profunda, aplicando os conceitos estudados de maneira prática.
A atividade possui uma carga horária total de 11 horas, divididas em etapas que incluem pesquisa, debates, criação do mural e apresentação.
A avaliação será baseada na participação ativa durante as Rodas de Debate, na qualidade da pesquisa realizada, na contribuição para a criação do mural interativo e na apresentação final do projeto. Serão considerados critérios como profundidade da análise, clareza da argumentação, originalidade e criatividade na elaboração do mural, e capacidade de trabalhar em equipe. A avaliação será contínua, com feedback constante dos professores, para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos e habilidades ao longo da atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a realização das pesquisas, como livros, artigos e acesso à internet, além de materiais para a criação do mural, como papel grande, tintas, pincéis, e recursos multimídia para a apresentação final. Também será incentivado o uso de tecnologias digitais como meio de pesquisa e elaboração dos conteúdos.
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