Liberdade Sobre Rodas: Um Ciclo de Debates Éticos

Desenvolvida por: Estefa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia, Sociologia
Temática: Liberdade: Conceitos Filosóficos e Aplicações Práticas

A atividade 'Liberdade Sobre Rodas: Um Ciclo de Debates Éticos' tem como objetivo propiciar um espaço de reflexão e análise crítica sobre as diversas concepções de liberdade, desde a Antiguidade até a Modernidade, correlacionando-as com questões atuais por meio da prática e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), abordando a liberdade enquanto direito e responsabilidade. Os alunos serão incentivados a explorar as noções filosóficas de liberdade, investigando pensadores como Sócrates, Kant e teóricos existencialistas, e a realizar um debate que integre essa reflexão filosófica às suas experiências de vida pessoais, culminando na criação de um mural interativo que faça a ponte entre teoria e prática. Esta atividade embasa-se em metodologias ativas, como a Roda de Debate e a Atividade Mão-na-massa, e a Aprendizagem Baseada em Projetos, para engajar os alunos em um processo de aprendizado dinâmico, reflexivo e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa desenvolver habilidades críticas, reflexivas e analíticas nos alunos, permitindo que apreendam os conceitos filosóficos de liberdade em um contexto histórico e contemporâneo, entrelaçando-os com a aplicabilidade prática dentro dos preceitos do ECA. O objetivo é que, ao final da atividade, os estudantes possam não apenas compreender as teorias sobre a liberdade mas também reflitam sobre suas responsabilidades e direitos enquanto indivíduos na sociedade, aplicando esses conhecimentos de maneira construtiva em suas vidas e comunidades.

  • Compreender as diversas concepções de liberdade ao longo da história da filosofia.
  • Relacionar teorias filosóficas com questões atuais e a aplicabilidade prática no âmbito do ECA.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e debate.
  • Estimular a expressão individual e coletiva através da produção de um mural interativo.
  • Promover a reflexão sobre a responsabilidade social e individual na prática da liberdade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangerá um estudo aprofundado das teorias filosóficas da liberdade, explorando autores clássicos e contemporâneos. Adicionalmente, será feita uma análise do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para entender a liberdade dentro de um contexto legal e social. Os alunos também serão guiados a correlacionar esses conhecimentos com a realidade social e pessoal, incentivando uma aprendizagem significativa.

  • Teorias da liberdade na filosofia: de Sócrates a Kant.
  • Visões existencialistas da liberdade.
  • O conceito de liberdade no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
  • Análise de casos práticos que envolvem a noção de liberdade e responsabilidade.
  • Criação de um mural interativo sobre a liberdade.

Metodologia

Por meio da metodologia ativa, os estudantes serão divididos em grupos, cada um responsável por pesquisar e discutir um aspecto específico da liberdade. Utilizando a Roda de Debate, discutirão suas descobertas, fomentando um ambiente rico em trocas e aprendizados. Na Atividade Mão-na-massa, aplicarão seu conhecimento na criação de um mural interativo, promovendo a integração do aprendido com a criatividade e expressão individual. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os alunos explorem os temas de forma profunda, aplicando os conceitos estudados de maneira prática.

  • Divisão dos alunos em grupos para a pesquisa sobre diferentes aspectos da liberdade.
  • Realização de Rodas de Debate para discussão dos temas pesquisados.
  • Atividades Mão-na-massa pela criação de um mural interativo.
  • Orientação contínua dos professores para pesquisa, análise e síntese das informações.
  • Utilização de recursos digitais para pesquisa e elaboração do mural.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade possui uma carga horária total de 11 horas, divididas em etapas que incluem pesquisa, debates, criação do mural e apresentação.

  • Aula 1-2: Introdução ao projeto e divisão de grupos.
  • Aula 3-5: Pesquisa sobre os conceitos filosóficos da liberdade.
  • Aula 6-8: Preparação e realização das Rodas de Debate.
  • Aula 9-10: Planejamento e início da criação do mural.
  • Aula 11-13: Continuação da criação do mural.
  • Aula 14-15: Finalização e preparação para a apresentação do mural.
  • Aula 16: Apresentação do mural aos colegas e avaliação.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante as Rodas de Debate, na qualidade da pesquisa realizada, na contribuição para a criação do mural interativo e na apresentação final do projeto. Serão considerados critérios como profundidade da análise, clareza da argumentação, originalidade e criatividade na elaboração do mural, e capacidade de trabalhar em equipe. A avaliação será contínua, com feedback constante dos professores, para que os alunos possam aprimorar seus conhecimentos e habilidades ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a realização das pesquisas, como livros, artigos e acesso à internet, além de materiais para a criação do mural, como papel grande, tintas, pincéis, e recursos multimídia para a apresentação final. Também será incentivado o uso de tecnologias digitais como meio de pesquisa e elaboração dos conteúdos.

  • Material didático sobre filosofia e ECA.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para a confecção do mural (papel, tintas, pincéis).
  • Ferramentas digitais para apresentação e elaboração dos trabalhos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo