Esta atividade propõe a exploração dos espaços urbanos sob a ótica da fenomenologia, proporcionando aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão profunda sobre como as percepções e experiências individuais moldam nosso entendimento dos ambientes urbanos. Utilizando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos iniciarão seu aprendizado fora da sala de aula, estudando previamente sobre os fundamentos da fenomenologia. Posteriormente, serão formados pequenos grupos que escolherão um espaço urbano específico para mapear e analisar. Durante a atividade, a ênfase será colocada na compreensão e no debate sobre como os princípios da fenomenologia aplicam-se à análise dos espaços urbanos, considerando as variáveis de localização, distribuição e extensão, além dos aspectos socioculturais intrínsecos. Em uma Roda de Debate, os grupos compartilharão suas descobertas, proporcionando uma ampla visão das múltiplas realidades que coexistem dentro de um mesmo espaço urbano.
Os objetivos desta atividade envolvem habilitar os alunos a perceber e interpretar os espaços urbanos através de lentes fenomenológicas, desenvolvendo assim um olhar crítico sobre o ambiente ao seu redor. Pretende-se também fomentar a habilidade de trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico, enquanto os alunos discutem e compartilham suas perspectivas e análises. Essa abordagem multidisciplinar integrará conhecimentos de geografia, filosofia e sociologia, instigando os alunos a refletirem sobre as conexões entre espaço, cultura e sociedade.
O conteúdo programático abrangerá inicialmente os fundamentos da fenomenologia, explorando seus princípios e metodologias, e posteriormente focará na aplicação desses conceitos na análise dos espaços urbanos. Os alunos estudarão como a fenomenologia trata da percepção e da experiência do ambiente, destacando a relação subjetiva entre o indivíduo e o espaço.
Adotaremos uma abordagem de Sala de Aula Invertida para introduzir os alunos aos fundamentos da fenomenologia. Após este preparo inicial, os alunos serão agrupados para escolher e mapear um espaço urbano. Com a Roda de Debate, cada grupo apresentará suas análises, permitindo uma rica discussão das diversas percepções de cada espaço estudado. Essa metodologia fomenta o aprendizado ativo, permitindo que os alunos sejam protagonistas de sua jornada de aprendizado.
A atividade será realizada ao longo de 12 aulas de 30 minutos cada, totalizando 6 horas. As primeiras 4 aulas serão destinadas ao estudo individual dos fundamentos da fenomenologia. Nas 4 aulas seguintes, os alunos realizarão o mapeamento do espaço urbano escolhido. As últimas 4 aulas serão reservadas para a Roda de Debate, onde os grupos apresentarão suas análises e reflexões.
A avaliação se baseará na participação ativa dos alunos, qualidade de análise fenomenológica do espaço urbano escolhido, capacidade de trabalhar em equipe e a efetividade da comunicação durante a Roda de Debate. A análise escrita do espaço urbano deverá demonstrar compreensão dos princípios fenomenológicos estudados e oferecer uma interpretação profunda do ambiente analisado. Critérios adicionais incluirão a originalidade no mapeamento e na apresentação, bem como a capacidade de integrar diversos pontos de vista durante a discussão.
Para a realização dessa atividade, serão necessários materiais para o estudo inicial sobre fenomenologia, incluindo acesso a artigos, livros e vídeos online. Para o mapeamento dos espaços urbanos, os alunos podem utilizar smartphones para captura de imagens, gravação de áudio e anotações. Durante a Roda de Debate, será necessária uma sala que possa acomodar todos os alunos de forma circular, facilitando assim a comunicação e interação entre os grupos.
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