A atividade propõe uma imersão na Grécia Antiga para investigar e representar as visões de três grandes filósofos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Os alunos serão divididos em grupos, onde cada um se dedicará a um filósofo específico, explorando profundamente suas ideias, métodos e contribuições para a filosofia e para a sociedade atual. Através da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes irão utilizar diversas fontes como textos acadêmicos, pinturas, esculturas, e recursos digitais para criar apresentações multimídia. Essas apresentações deverão ilustrar as ideias dos filósofos e como elas se relacionam com questões atuais de grande importância, como ética na política, justiça social e sustentabilidade ambiental. Os seminários finais promoverão um espaço rico para debates e reflexão crítica, estimulando a habilidade dos alunos de analisar, argumentar e relacionar conhecimentos históricos com desafios contemporâneos.
O objetivo desta atividade é promover um entendimento profundo do pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles, explorando suas contribuições para o desenvolvimento da filosofia e seu impacto na sociedade contemporânea. Os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação ao investigarem as visões desses filósofos e como elas podem oferecer insights para abordar desafios atuais como justiça, ética e sustentabilidade. Além disso, a atividade visa aprimorar as competências comunicativas dos estudantes através da elaboração e apresentação de seminários, promovendo a colaboração, o debate construtivo e a reflexão coletiva.
O Conteúdo Programático abrange o estudo aprofundado de Sócrates, Platão e Aristóteles, enfocando suas ideias filosóficas, métodos de argumentação e ética. Será explorada a influência desses filósofos nas bases do pensamento ocidental e sua relevância para entender e propor soluções para questões éticas, sociais e ambientais na contemporaneidade. Os alunos aprenderão a analisar textos filosóficos, obras de arte e recursos multimídias, utilizando essas análises em suas apresentações e debates.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade envolve a investigação profunda caracterizada pela autonomia dos alunos em buscar, analisar e sintetizar informações a partir de diversas fontes. Os grupos irão explorar, discutir e elaborar suas apresentações utilizando diversas linguagens, como texto, imagem e oralidade, criando conexões entre as ideias dos filósofos estudados e as questões contemporâneas propostas. As sessões de seminários promovem a interação, permitindo a troca de ideias, argumentação e debate, essenciais para a construção de conhecimento coletivo.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução dos temas, divisão dos grupos e início da pesquisa. A segunda aula será reservada para as apresentações finais e debates.
A avaliação será baseada na profundidade e originalidade da pesquisa, na qualidade e criatividade das apresentações multimídia, e na participação ativa durante os seminários. Será considerada a habilidade dos grupos em argumentar e relacionar as ideias dos filósofos com problemas contemporâneos. A colaboração dentro dos grupos, a capacidade de escuta durante os debates, e as contribuições individuais também serão critérios importantes. Podem ser utilizadas rubricas para avaliar os aspectos mencionados, proporcionando feedback claro e construtivo.
Para a realização desta atividade serão necessários acesso à internet para pesquisa, subscrições a bibliotecas digitais ou físicas com acervos relevantes de filosofia, equipamentos para apresentações multimídia como computadores e projetores, e materiais para a criação de painéis ou cartazes. O uso de plataformas digitais de colaboração poderá facilitar as discussões em grupo e o desenvolvimento conjunto dos projetos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula