O Grande Debate: Ditadura VS Democracia

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Sistemas Políticos Contemporâneos

Esta atividade propõe uma imersão profunda nos conceitos e características dos regimes políticos de Ditadura e Democracia. Através de uma metodologia ativa, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a realizar pesquisas, formar argumentos e participar de um debate formal, refletindo sobre os diferentes aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos desses sistemas. Divididos em dois grandes grupos, cada equipe representará um regime político. Preparando-se para o debate, os estudantes explorarão exemplos reais da história mundial e brasileira para embasar suas defesas. Este exercício não só estimula competências analíticas e críticas, mas também promove a habilidade de argumentação e o respeito por diferentes perspectivas. O objetivo é proporcionar uma compreensão aprofundada das implicações desses regimes, fomentando uma análise crítica das realidades políticas vividas em diferentes contextos e épocas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender e analisar crítica e comparativamente as características, vantagens e desvantagens dos regimes de Ditadura e Democracia. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de formular argumentos baseados em evidências históricas, reconhecer a importância dos direitos humanos e liberdades fundamentais em diferentes sistemas políticos, e desenvolver habilidades de falar em público, escuta ativa e argumentação de forma respeitosa.

  • Identificar e analisar as características fundamentais de regimes de Ditadura e Democracia.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese de informações e argumentação.
  • Entender e aplicar conceitos históricos e políticos na argumentação.
  • Praticar o diálogo, escuta ativa e respeito por diferentes perspectivas.
  • Fomentar o pensamento crítico sobre as implicações sociais, econômicas e políticas de cada regime.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101 - Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão e à crítica de ideias filosóficas e processos e eventos históricos, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais.
  • EM13CHS102 - Utilizar ferramentas analíticas da Ciência Política, da Sociologia e da Economia para compreender e avaliar o funcionamento das instituições políticas e sociais, nacionais e internacionais.
  • EM13CHS104 - Analisar, comparar e avaliar criticamente distintas formas de organização socioeconômica e política, seus agentes, processos, projetos e ações, considerando suas intenções, resultados objetivos e impactos sobre as condições de vida.
  • EM13LGG604 - Utilizar as linguagens oral, escrita e visual para efetivar direitos, acessar e difundir informações, expressar e defender pontos de vista, produzir arte e exercer a criticidade, reconhecendo-as como formas de inclusão social e exercício da cidadania.

Conteúdo Programático

Esta atividade foi cuidadosamente preparada para que os alunos tenham a oportunidade de explorar, de forma aprofundada, os conteúdos relacionados aos regimes políticos de Ditadura e Democracia. Ela se apoia na pesquisa e na análise crítica de fontes variadas, na compreensão histórica do desenvolvimento e das consequências desses regimes, e na habilidade de comunicar tais entendimentos através de uma argumentação sólida e fundamentada.

  • Princípios e características dos regimes de Ditadura e Democracia.
  • Comparativo histórico de Ditaduras e Democracias mundiais e brasileiras.
  • Impacto social, econômico e político dos regimes estudados.
  • Habilidades de debate, argumentação e retórica.
  • Análise crítica de fontes e formação de argumentos.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é centrada na participação ativa dos alunos, promovendo a autonomia na pesquisa e aprofundamento teórico através do estudo dirigido e do aprendizado colaborativo. Os alunos serão divididos em grupos representando os regimes de Ditadura e Democracia, e será incentivado um ambiente de pesquisa colaborativa, seguido de sessões de debate que simulam uma dialética construtiva entre as partes.

  • Divisão da turma em dois grandes grupos e atribuição dos temas.
  • Pesquisa orientada sobre exemplos históricos específicos.
  • Elaboração de argumentos e preparação para o debate.
  • Debate formativo entre os grupos, com participação ativa e crítica.
  • Feedback construtivo e reflexão guiada pós-debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total será realizada dentro de 1 hora e 20 minutos. A primeira aula de 40 minutos será usada para introdução aos temas, formação dos grupos e início das pesquisas. A segunda aula de 40 minutos abrangerá a continuação da pesquisa, preparação dos argumentos e realização do debate.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de Ditadura e Democracia, divisão dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Preparação para o debate, realização do debate e feedback.

Avaliação

A avaliação da atividade levará em consideração a participação individual e em grupo, a qualidade da pesquisa realizada, a clareza e fundamentação dos argumentos apresentados, bem como as habilidades de comunicação durante o debate. Será dado especial atenção ao uso crítico e analítico das fontes, à capacidade de responder a perguntas de maneira informada e ao respeito pelas diferentes opiniões. Pode-se considerar a utilização de rubricas para avaliar os aspectos mencionados, atribuindo-se pontuações específicas para cada critério.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, material para registro das pesquisas e argumentos (como notebooks ou cadernos), além de um espaço adequado para o debate. Recomenda-se a utilização de um quadro para que os pontos principais de cada argumento possam ser registrados visualmente durante o debate, facilitando o acompanhamento pelo restante da turma.

  • Acesso à internet e fontes de pesquisa confiáveis.
  • Material para registro de informações (notebooks, cadernos, etc.).
  • Espaço físico adequado para realização de um debate.
  • Quadro branco ou flip-chart para registro visual dos argumentos.

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