Esta atividade propõe uma imersão profunda nos conceitos e características dos regimes políticos de Ditadura e Democracia. Através de uma metodologia ativa, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a realizar pesquisas, formar argumentos e participar de um debate formal, refletindo sobre os diferentes aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos desses sistemas. Divididos em dois grandes grupos, cada equipe representará um regime político. Preparando-se para o debate, os estudantes explorarão exemplos reais da história mundial e brasileira para embasar suas defesas. Este exercício não só estimula competências analíticas e críticas, mas também promove a habilidade de argumentação e o respeito por diferentes perspectivas. O objetivo é proporcionar uma compreensão aprofundada das implicações desses regimes, fomentando uma análise crítica das realidades políticas vividas em diferentes contextos e épocas.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender e analisar crítica e comparativamente as características, vantagens e desvantagens dos regimes de Ditadura e Democracia. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de formular argumentos baseados em evidências históricas, reconhecer a importância dos direitos humanos e liberdades fundamentais em diferentes sistemas políticos, e desenvolver habilidades de falar em público, escuta ativa e argumentação de forma respeitosa.
Esta atividade foi cuidadosamente preparada para que os alunos tenham a oportunidade de explorar, de forma aprofundada, os conteúdos relacionados aos regimes políticos de Ditadura e Democracia. Ela se apoia na pesquisa e na análise crítica de fontes variadas, na compreensão histórica do desenvolvimento e das consequências desses regimes, e na habilidade de comunicar tais entendimentos através de uma argumentação sólida e fundamentada.
A metodologia empregada nesta atividade é centrada na participação ativa dos alunos, promovendo a autonomia na pesquisa e aprofundamento teórico através do estudo dirigido e do aprendizado colaborativo. Os alunos serão divididos em grupos representando os regimes de Ditadura e Democracia, e será incentivado um ambiente de pesquisa colaborativa, seguido de sessões de debate que simulam uma dialética construtiva entre as partes.
A atividade total será realizada dentro de 1 hora e 20 minutos. A primeira aula de 40 minutos será usada para introdução aos temas, formação dos grupos e início das pesquisas. A segunda aula de 40 minutos abrangerá a continuação da pesquisa, preparação dos argumentos e realização do debate.
A avaliação da atividade levará em consideração a participação individual e em grupo, a qualidade da pesquisa realizada, a clareza e fundamentação dos argumentos apresentados, bem como as habilidades de comunicação durante o debate. Será dado especial atenção ao uso crítico e analítico das fontes, à capacidade de responder a perguntas de maneira informada e ao respeito pelas diferentes opiniões. Pode-se considerar a utilização de rubricas para avaliar os aspectos mencionados, atribuindo-se pontuações específicas para cada critério.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, material para registro das pesquisas e argumentos (como notebooks ou cadernos), além de um espaço adequado para o debate. Recomenda-se a utilização de um quadro para que os pontos principais de cada argumento possam ser registrados visualmente durante o debate, facilitando o acompanhamento pelo restante da turma.
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