Nesta atividade, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio serão encorajados a mergulhar no universo das propagandas, com o objetivo de dissecar e compreender os diversos símbolos culturais empregados e seus possíveis efeitos sobre o comportamento do consumidor. Dentro de uma abordagem que valoriza a análise crítica, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará encarregado de analisar uma campanha publicitária específica, explorando tanto os símbolos quanto os valores sociais promovidos. Essa exploração abrangerá desde a identificação dos elementos simbólicos até a discussão sobre como esses elementos e a indústria cultural influenciam no consumismo, bem como os impactos socioambientais decorrentes. Após a análise, os grupos apresentarão seus insights, incentivando uma reflexão coletiva sobre a criação e a sustentação das necessidades de consumo pela cultura de massa. A atividade visa promover não só um entendimento crítico sobre as técnicas de persuasão utilizadas pelas propagandas mas também estimular a conscientização sobre práticas de consumo mais sustentáveis.
Esta atividade tem como finalidade desenvolver a capacidade crítica dos estudantes frente aos elementos simbólicos presentes nas campanhas publicitárias e seu papel na cultura de massa e no estímulo ao consumismo. Almeja-se que, ao final, os alunos consigam identificar e analisar os símbolos culturais e os valores sociais veiculados pelas propagandas, compreendendo sua influência sobre o comportamento do consumidor e os impactos socioambientais associados. Espera-se que essa análise crítica fomente a adoção de hábitos de consumo sustentáveis, contribuindo para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação às suas escolhas de consumo.
O conteúdo desta atividade abordará a indústria cultural, o papel das propagandas e dos símbolos culturais na formação dos hábitos de consumo, além dos impactos socioambientais decorrentes do consumismo. Os alunos serão guiados através de discussions que visam aprofundar o entendimento sobre como a cultura de massa influencia diretamente os padrões de consumo e como isso pode ser visto sob uma perspectiva crítica, estimulando a reflexão sobre a importância de adoptar práticas de consumo responsáveis e sustentáveis.
A abordagem escolhida para esta atividade é a Atividade Mão-na-massa, incentivando os alunos a se envolverem diretamente na análise crítica de diversas campanhas publicitárias, trabalhando em grupo para discutir e compartilhar insights. Através dessa imersão, os estudantes terão a chance de desenvolver habilidades de análise, síntese, argumentação e apresentação de ideias de forma colaborativa, explorando os aspectos simbólicos e socioambientais das propagandas e promovendo uma aprendizagem ativa e significativa.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão a introdução teórica e serão organizados em grupos, a quem serão atribuídas as campanhas para análise. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas análises, seguidas de um debate sobre os temas discutidos.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da análise feita pelos grupos, considerando a identificação e interpretação dos símbolos culturais, a capacidade de relacioná-los com os impactos no consumismo e as proposições de reflexões críticas sobre os temas. A qualidade das apresentações, incluindo a argumentação, coesão e habilidade de estimular o debate, também será considerada. Será incentivada a participação ativa de todos os alunos tanto na fase de análise quanto no debate, valorizando a contribuição individual e coletiva para a construção do conhecimento.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet para a pesquisa de campanhas publicitárias, um projetor ou uma TV para as apresentações dos grupos e material para anotações. Além disso, poderão ser utilizados recursos adicionais como vídeos explicativos e artigos acadêmicos sobre os temas relacionados à indústria cultural e ao consumismo, que servirão de aporte teórico e inspiração para as análises.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula