A atividade PhilosoFest propõe um mergulho no universo da filosofia contemporânea através de uma abordagem prática e criativa. Alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a pesquisar, explorar e apresentar ideias, teorias, ou artefatos culturais que estejam em diálogo com a filosofia contemporânea. Ao transformar a sala de aula em um festival de ideias, essa atividade busca promover a expressão criativa dos alunos e desenvolver habilidades de análise crítica sobre a realidade e os temas atuais. Cada aluno ou grupo de alunos selecionará uma vertente filosófica de interesse, preparando uma apresentação que poderá assumir diversos formatos, como comunicações orais, performances artísticas, exibições de obras de arte, execução de peças musicais, ou a demonstração de objetos e tecnologias que ilustrem os pensamentos filosóficos andidados. Essa abordagem multifacetada objetiva instigar a curiosidade, a reflexão e o debate, contribuindo para a formação integral dos estudantes.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na reflexão e análise de conceitos e questões da filosofia contemporânea, explorando suas intersecções com a vida cotidiana e a cultura atual. Visa-se, assim, desenvolver o pensamento crítico, a capacidade de argumentação, e a expressão criativa dentro de um contexto filosófico. Pretende-se também promover a compreensão da filosofia como um campo vivo de questionamento e sua relevância para entender e intervir no mundo contemporâneo. Ao fim, espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar teorias filosóficas com manifestações culturais e sociais, além de expressarem suas próprias visões e interpretações de forma criativa e fundamentada.
O conteúdo programático do PhilosoFest abordará uma ampla gama de teorias, pensadores e movimentos dentro da filosofia contemporânea. Iniciando com um panorama geral sobre o que caracteriza a filosofia contemporânea em contraste com períodos anteriores, a atividade explorará temáticas como existencialismo, fenomenologia, pós-estruturalismo, teoria crítica, entre outras. Além disso, discutirá a relação entre filosofia e atualidades, como a influência da tecnologia, questões de identidade, ética na era digital e ambientalismo. Tal abordagem não só desafia os alunos a conectarem teorias com questões práticas, mas também os encoraja a refletirem sobre como a filosofia pode contribuir para o entendimento e solução de problemas contemporâneos.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade foca na participação ativa dos alunos em todas as etapas. Inicia-se com pesquisas individuais ou em grupo sobre os temas selecionados em casa, seguidas de preparações para as apresentações. Em sala, será organizado um espaço semelhante a um festival, onde os alunos terão a chance de apresentar e discutir suas pesquisas e criações. Esta abordagem promove a autonomia do aluno, incentiva a pesquisa ativa e a reflexão crítica, e estimula a habilidade de argumentação e expressão. A colaboração entre os estudantes é incentivada, assim como a utilização de recursos didáticos diversificados para a apresentação de seus trabalhos.
A execução desta atividade estará dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será apresentado o projeto e iniciada a preparação. A segunda aula será dedicada à realização do festival, permitindo que cada aluno ou grupo compartilhe sua pesquisa e criação com a turma. Espaços para discussões e feedbacks também serão contemplados, promovendo uma reflexão coletiva sobre as experiências e aprendizados.
A avaliação será baseada na originalidade, profundidade da pesquisa, clareza na apresentação dos conceitos filosóficos explorados, e na capacidade de conectar teoricamente a filosofia contemporânea com manifestações culturais ou tecnológicas. Será considerada também a participação ativa no festival e durante as discussões pós-apresentações. Critérios como criatividade, envolvimento com o tema e habilidade de argumentação serão fundamentais. A participação em grupo será avaliada levando-se em conta a colaboração e o trabalho em equipe. Exemplos de avaliações práticas incluem: avaliação por pares, autoavaliação, e feedback do professor, englobando não apenas o produto final, mas todo o processo de aprendizagem.
Para a realização do PhilosoFest, serão necessários recursos variados, de modo a suportar as diversas formas de apresentação que os alunos possam escolher. Isso inclui, mas não se limita a, equipamento de som para performances musicais e vídeos, materiais artísticos para exposições, e acesso a computadores ou tablets para apresentações digitais. Recursos adicionais como artigos, livros e outros materiais de pesquisa sobre filosofia contemporânea também serão disponibilizados para consulta.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula