Reality Check: Simulação Política por Um Dia

Desenvolvida por: Hadrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Política, Economia e Sociedade

Na atividade 'Reality Check: Simulação Política por Um Dia', alunos do 3º ano do Ensino Médio terão a oportunidade única de vivenciar a complexidade das decisões políticas e econômicas e suas vastas implicações sociais por meio de uma abordagem de Sala de Aula Invertida e atividades práticas. Antes da aula, os estudantes serão incumbidos de estudar diferentes sistemas políticos e econômicos globais. Na sala de aula, eles serão agrupados e designados para representar diversos países, cada qual com sua peculiaridade política e econômica. Serão confrontados com uma série de desafios simulados relacionados a crises econômicas, questões ambientais e sociais, onde deverão propor soluções contemplando os distintos valores, condutas e estilos de vida inerentes a seus sistemas designados. A atividade é desenhada para fomentar um debate enriquecedor sobre as soluções encontradas, destacando a importância da cooperação internacional e do respeito às diversidades.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir aos alunos uma compreensão mais profunda sobre como decisões políticas e econômicas podem afetar sociedades de diversas maneiras, estimulando o pensamento crítico, a empatia e a solução criativa de problemas. Os estudantes serão encorajados a analisar e debater as múltiplas facetas das políticas globais, reconhecendo a importância do respeito às diferenças culturais e de estilos de vida. Por meio deste exercício, espera-se que desenvolvam uma maior consciência sobre os impactos de suas ações e decisões em um contexto global, preparando-os para atuar de maneira responsável e informada na sociedade.

  • Compreender a influência das decisões político-econômicas no contexto social global
  • Desenvolver capacidade de análise crítica sobre diferentes sistemas políticos e econômicos
  • Estimular a empatia através da simulação da gestão de crises em diferentes contextos culturais
  • Promover o respeito às diversidades e a importância da cooperação internacional

Conteúdo Programático

Este plano de aula é centrado em torno da exploração dos sistemas políticos e econômicos globais, análise de crises econômicas, sociais e ambientais e a prática da diplomacia e negociação internacional. O conteúdo programático foi selecionado para oferecer aos alunos uma visão abrangente sobre como diferentes governos e economias enfrentam desafios globais, incentivando uma abordagem crítica e soluções inovadoras para problemas comuns.

  • Estudo prévio de sistemas políticos e econômicos
  • Simulação de cenários de crises econômicas, ambientais e sociais
  • Elaboração e apresentação de propostas de solução
  • Debate sobre cooperação internacional e respeito às diferenças

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade inclui a Sala de Aula Invertida, onde os alunos primeiro adquirem conhecimento de forma independente e, posteriormente, aplicam esse conhecimento de maneira prática em sala de aula através da simulação. Grupos representando diferentes países terão que resolver crises e desafios, promovendo o uso ativo do conhecimento adquirido. A interação entre os grupos e a discussão subsequente sobre as soluções propostas reforçarão o aprendizado e estimularão o pensamento crítico e a colaboração.

  • Preparação prévia com leituras e análises sobre sistemas políticos e econômicos
  • Formação de grupos representando diferentes países
  • Simulação de resolução de crises
  • Debate e reflexão sobre as propostas e aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está prevista para ser realizada em uma única sessão de 240 minutos, permitindo uma imersão profunda no tema e oportunidade para reflexão e debate.

  • Aula 1 da atividade - Introdução, formação de grupos, simulações, debates e conclusões.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade das soluções propostas e na contribuição para os debates. Observar-se-á a capacidade de entender e aplicar os conceitos estudados previamente, a criatividade nas soluções, a eficácia na comunicação de ideias e o respeito pelas opiniões alheias. Destacar-se-á também a habilidade de trabalhar em equipe e de negociar soluções com outros grupos. Exemplos específicos das propostas dos alunos e dos argumentos usados nos debates serão usados como critérios adicionais de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem material didático específico sobre sistemas políticos e econômicos globais, ferramentas digitais para a simulação de crises e espaços que permitem a formação de grupos e debates. Além disso, será disponibilizado material de apoio para a preparação das apresentações e das argumentações durante os debates.

  • Material didático sobre política e economia
  • Acesso a ferramentas digitais para simulação
  • Espaços físicos adequados para trabalho em grupo e debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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