A atividade 'Reflexões em Jogo: Construindo Empatia' propõe uma abordagem interativa e reflexiva sobre o tema do bullying no ambiente escolar. Os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e cada um receberá cartas contendo cenários de bullying. Através da análise desses cenários, os alunos discutirão as emoções envolvidas e potenciais soluções para os problemas apresentados. Posteriormente, o compartilhamento de suas reflexões ocorrerá por meio de um jogo de tabuleiro customizado, especialmente projetado para esta atividade. As casas do tabuleiro refletirão diferentes atitudes frente ao bullying, como empatia, indiferença e ação. O jogo foi criado com o objetivo de estimular a discussão sobre as consequências das ações individuais e coletivas diante do bullying e promover a empatia entre os alunos. Esta metodologia ativa, conhecida como Aprendizagem Baseada em Jogos, permite que os alunos se tornem protagonistas do processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades sociais e emocionais importantes.
A atividade tem como foco principal fomentar a compreensão dos estudantes sobre a complexidade do bullying e suas múltiplas facetas, incluindo a identificação de comportamentos relacionados, a reflexão acerca das emoções envolvidas tanto nas vítimas quanto nos agressores, e a importância da ação coletiva e da empatia para combatê-lo. Além disso, visa desenvolver competências socioemocionais como empatia, colaboração, comunicação eficaz e resolução de conflitos. Promove também o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo a respeito das consequências das ações individuais, fomentando uma cultura escolar de respeito e inclusão.
O conteúdo programático desta atividade inclui uma análise detalhada do fenômeno do bullying, abordando seus diferentes tipos, como o bullying físico, verbal, psicológico e cyberbullying. Serão discutidas as consequências do bullying para vítimas, agressores e espectadores, com enfoque nas emoções envolvidas, tais como medo, raiva, tristeza e culpa. Aspectos relacionados à prevenção, intervenção e as formas de ação frente ao bullying também serão contemplados, com ênfase na importância da empatia, comunicação e colaboração entre alunos para a construção de um ambiente escolar seguro e acolhedor.
A metodologia adotada para a realização desta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, a qual coloca os alunos em um cenário de aprendizado ativo, incentivando a participação ativa e a reflexão por meio de um jogo de tabuleiro customizado. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e receberão cartas com cenários de bullying para discussão. Essa etapa possibilita a troca de ideias e experiências, bem como a reflexão coletiva. Em seguida, a aplicação do jogo de tabuleiro promoverá a vivência das situações discutidas, estimulando a tomada de decisão consciente e a reflexão sobre as consequências das diversas atitudes frente ao bullying. Este método favorece o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a divisão dos alunos em grupos e a discussão inicial sobre os cenários de bullying apresentados nas cartas. Essa discussão servirá de base para o restante da atividade. Na segunda aula, os alunos jogarão o tabuleiro, implementando as discussões anteriores em suas decisões no jogo. Após a conclusão, será feito um debate sobre as experiências vivenciadas e lições aprendidas.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante toda a execução, desde a discussão dos cenários de bullying até a interação no jogo de tabuleiro. Será observada a capacidade de argumentação, respeito pelas opiniões alheias, colaboração com o grupo e envolvimento nas atividades propostas. Adicionalmente, uma reflexão escrita individual sobre o que foi aprendido durante a atividade e como esse aprendizado pode contribuir para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor será solicitada. Essa reflexão permitirá ao professor avaliar a compreensão dos estudantes sobre o tema e a internalização dos valores discutidos.
Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes materiais: cartas contendo cenários de bullying, um tabuleiro de jogo customizado para a atividade, peões ou marcadores para cada grupo, e um dado. Além disso, serão utilizados recursos como quadro branco e marcadores para anotações e discussões iniciais. Recursos adicionais incluem acesso à internet para aprofundamento da pesquisa sobre bullying e materiais de apoio, como artigos e vídeos, que podem enriquecer a discussão.
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