A atividade 'Roda das Interpretações: As Cinco Solas' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre os cinco pilares da teologia reformada, conhecidos como as Cinco Solas: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solus Christus, e Soli Deo Gloria. Ao dividir a turma em cinco grupos, onde cada um representa uma das Solas, os alunos serão encorajados a realizar uma pesquisa detalhada sobre seu respectivo pilar, abordando seu significado, fundamentação bíblica e seu impacto histórico e cultural. Após a fase de pesquisa, os grupos irão apresentar seus achados para o resto da turma. Esta apresentação não só ajudará a consolidar o conhecimento de cada grupo, mas também facilitará a compreensão geral dos conceitos por parte de todos os alunos. Segue-se um debate estruturado onde os alunos terão a oportunidade de questionar os outros grupos, promovendo assim uma discussão rica que realça as semelhanças e diferenças entre as Solas, bem como sua relevância para a práxis e crença cristã contemporânea.
O intuito desta atividade é habilitar os alunos a identificar, analisar e avaliar de forma crítica as Cinco Solas da teologia reformada, compreendendo sua origem, desenvolvimento e relevância histórica e contemporânea. Além disso, visa promover habilidades de pesquisa, argumentação e análise crítica, incentivando os alunos a refletir sobre o impacto da teologia reformada na sociedade moderna, engajar em debates construtivos e respeitosos, e valorizar a diversidade de interpretações e crenças dentro do cristianismo.
O conteúdo programático englobará uma exploração detalhada das Cinco Solas – Sola Scriptura (Somente a Escritura), Sola Fide (Somente a Fé), Sola Gratia (Somente a Graça), Solus Christus (Somente Cristo) e Soli Deo Gloria (Glória Somente a Deus). Este conteúdo será abordado através de pesquisa e discussão, com o intuito de fornecer aos alunos uma compreensão robusta sobre estes pilares e sua importância tanto no contexto histórico quanto no contemporâneo do cristianismo.
A metodologia central desta atividade será a Roda de Debate. Inicialmente, será realizada uma introdução aos temas a serem discutidos e aos objetivos do debate. Posteriormente, os alunos serão divididos em cinco grupos, cada qual responsável por uma das Cinco Solas. Eles terão um tempo determinado para pesquisa e preparação de suas apresentações. Após as apresentações iniciais, cada grupo poderá fazer perguntas a outro grupo, promovendo um debate estruturado e fundamentado. Este método permite não só a aquisição de conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, oratória e cooperação.
A carga horária total será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão apresentados ao tema, divididos em grupos e iniciarão sua pesquisa. Na segunda aula, os grupos farão suas apresentações e, em seguida, participarão da Roda de Debate.
A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, claridade e coerência da apresentação, participação ativa no debate, capacidade de argumentação e a habilidade em responder e fazer perguntas pertinentes. Será avaliada, também, a capacidade de trabalhar em equipe e de respeitar as opiniões dos outros, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso a bibliotecas ou bases de dados online para pesquisa, materiais para as apresentações como computadores, projetores e slides, além de um espaço adequado para a condução do debate. É recomendado o uso de recursos audiovisuais para enriquecer as apresentações e facilitar a compreensão dos conceitos discutidos.
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