Teorias Políticas na Prática: Desvendando Ideais

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Filosofia Política

Esta atividade pedagógica, destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, propõe uma imersão nas raízes da filosofia política através da análise e discussão dos pensamentos de figuras icônicas como Platão, Aristóteles, John Locke, Thomas Hobbes e Rousseau. Os estudantes terão a oportunidade de estudar trechos significativos de obras fundamentais, complementados por artigos e vídeos explicativos que elucidam as principais ideias políticas de cada filósofo. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será adotada, onde os alunos, antes de vir à aula, devem preparar-se estudando o material fornecido, permitindo uma sessão presencial focada em debates e aplicações práticas. O objetivo é conectar profundamente os alunos com os conceitos explorados, incentivando a crítica e a reflexão sobre como essas teorias se aplicam ou se contrastam com a realidade política contemporânea. Durante a aula, os alunos serão divididos em grupos, onde discutirão questões propostas pelo professor, promovendo um rico diálogo entre as teorias estudadas e situações atuais, desenvolvendo assim, sua capacidade analítica e argumentativa em relação à política.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final deste módulo, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda dos princípios fundamentais da filosofia política, reconhecendo as contribuições de filósofos renomados para o campo. Adicionalmente, os estudantes aprimorarão suas habilidades de análise crítica e argumentação, aplicando teorias abstratas em contextos contemporâneos reais, promovendo uma compreensão matizada das diversas perspectivas políticas e suas implicações práticas no mundo atual.

  • Entender os conceitos fundamentais das principais teorias políticas.
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas relacionadas a teorias políticas.
  • Aplicar teorias políticas em contextos políticos contemporâneos.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre questões políticas atuais.
  • Comparar e contrapor diferentes ideologias políticas e suas manifestações na sociedade atual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas.
  • EM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a análise detalhada de conceitos-chave e teorias de filosofia política apresentados por filósofos influentes ao longo da história. Os alunos explorarão as ideias de democracia, autoridade, estado, liberdade, e justiça, como formuladas por Platão, Aristóteles, Locke, Hobbes, e Rousseau. Este estudo é crucial para o entendimento das bases teóricas que moldaram sistemas políticos e sociais ao longo dos séculos

  • Conceitos de Liberdade, Justiça e Poder segundo Platão e Aristóteles.
  • Teorias do contrato social: Hobbes, Locke e Rousseau.
  • Análise das formas de governo e sua aplicabilidade no contexto atual.
  • Discussão sobre o papel do Estado na vida dos cidadãos.
  • Comparação das ideologias políticas e sua evolução ao longo do tempo.

Metodologia

A metodologia Sala de Aula Invertida será utilizada, exigindo que os alunos se preparem previamente lendo materiais e assistindo vídeo-aulas sobre os filósofos e suas teorias políticas fundamentais. Durante as aulas, os alunos serão divididos em grupos para discutir e responder questões baseadas nesse estudo prévio, promovendo uma interação produtiva e um debate aprofundado. O método incorpóra técnicas de aprendizado ativo para engajar os alunos na construção do conhecimento de forma colaborativa.

  • Estudo dirigido de materiais diversos (textos, artigos, vídeos).
  • Formação de grupos para discussões temáticas.
  • Debates orientados pelo professor sobre as teorias estudadas.
  • Aplicação de casos práticos para análise sob a ótica dos filósofos estudados.
  • Uso de tecnologias educacionais para suporte ao aprendizado ativo e colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será composta por duas aulas de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira sessão, os alunos participarão de um debate orientado para discutir os materiais estudados previamente. A segunda sessão será dedicada à discussão de casos práticos atuais sob as teorias políticas estudadas, visando aplicar o conhecimento teórico a situações concretas.

  • Aula 1: Debate orientado sobre as teorias políticas dos filósofos estudados
  • Aula 2: Discussão e aplicação das teorias políticas em contextos contemporâneos

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante os debates e na qualidade das análises realizadas em grupo. Serão avaliados a profundidade do entendimento das teorias políticas, a capacidade de correlacioná-las com situações atuais e a habilidade de argumentação e defesa de pontos de vista. Importante: O professor deve considerar não apenas as respostas corretas, mas a qualidade do raciocínio crítico e da argumentação apresentada pelos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para suportar a metodologia e o aprendizado dos alunos, serão utilizados recursos variados que incluem seleções de trechos de obras clássicas de filosofia política, artigos de análise, vídeos explicativos, além de plataformas digitais de colaboração para as discussões em grupo. Esses materiais são fundamentais para garantir uma preparação adequada antes das aulas e promover uma experiência de aprendizado rica e interativa.

  • Textos selecionados de obras de Platão, Aristóteles, Locke, Hobbes e Rousseau.
  • Artigos e vídeos explicativos sobre os teóricos e suas ideias principais.
  • Plataformas de colaboração para trabalhos em grupo e discussões.
  • Estudos de caso atuais para aplicação prática das teorias.

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