Cinema Científico: Analisando Cenas Sob a Ótica de Newton

Desenvolvida por: Paulin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Física
Temática: Leis de Newton

Esta atividade convida os alunos do 1º ano do Ensino Médio a explorar e analisar a física por trás de cenas de filmes e desenhos animados famosos, focando nas Leis de Newton. Os estudantes serão encarregados de observar um compilado de cenas, previamente selecionadas pelo professor, para identificar e discutir os princípios físicos representados. O objetivo é fomentar a compreensão das leis físicas de maneira crítica e engajante, identificando tanto as representações acuradas quanto as exageradas ou incorretas da física nos meios de entretenimento. Em grupos, os alunos discutirão suas observações e escolherão uma cena para analisar detalhadamente, considerando a aplicação ou violação das Leis de Newton. Esta análise levará à elaboração de um relato crítico, que será apresentado para a turma, estimulando a reflexão sobre a importância da representação científica precisa e o papel da ciência no mundo do entretenimento.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito dessa atividade é aprimorar a capacidade dos estudantes de compreender e aplicar as Leis de Newton no contexto de cenas de filmes e desenhos animados, fomentando uma abordagem crítica e reflexiva. Visa também desenvolver habilidades de observação detalhada, análise crítica e compreensão conceitual das leis físicas, ao mesmo tempo que estimula a colaboração, comunicação e criatividade ao apresentar suas descobertas.

  • Compreender as Leis de Newton e sua aplicabilidade.
  • Analisar criticamente a representação da física no entretenimento.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise.
  • Estimular a discussão e colaboração em grupo.
  • Promover a habilidade de comunicar descobertas científicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
  • EM13CNT302: Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.
  • EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado nesta atividade envolve uma imersão nas Três Leis de Newton, explorando sua significância e aplicação através de exemplos no entretenimento visual. A atividade amplia a compreensão dos alunos sobre a física presente nas obras de entretenimento, permitindo-lhes relacionar teoria e prática de maneira crítica.

  • Primeira Lei de Newton (Lei da Inércia)
  • Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica)
  • Terceira Lei de Newton (Ação e Reação)
  • Análise crítica de cenas de filmes e desenhos animados

Metodologia

Através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos terão a responsabilidade de assistir ao material selecionado antes da aula e realizar uma análise preliminar. Em sala, grupos serão formados para discussões mais aprofundadas e apresentação de suas análises, promovendo um ambiente colaborativo e dinâmico para o aprendizado.

  • Visualização prévia de cenas selecionadas
  • Discussões em grupo sobre as observações
  • Seleção e análise crítica de uma cena específica
  • Elaboração e apresentação de um relato crítico

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada, compreendendo a revisão e a discussão em grupo das cenas na primeira sessão e a preparação e apresentação dos relatos críticos na segunda sessão.

  • Aula 1: Revisão e discussão das cenas observadas.
  • Aula 2: Preparação e apresentação dos relatos críticos.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade do relato crítico apresentado por cada grupo, considerando a precisão da identificação e análise das Leis de Newton aplicadas ou violadas nas cenas escolhidas. Serão avaliados também a qualidade da argumentação, criatividade, entendimento conceitual, habilidade de comunicação e a colaboração entre os membros do grupo. Exemplos de desempenhos excepcionais e áreas de melhoria serão discutidos para promover uma experiência de aprendizado enriquecedora.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem acesso a um conjunto de cenas de filmes e desenhos animados selecionadas pelo professor, projetor para a visualização conjunta em sala, e recursos para a documentação e apresentação dos trabalhos dos grupos, como computadores e softwares de apresentação.

  • Compilado de cenas de filmes e desenhos animados
  • Projetor e tela para exibições em sala
  • Computadores e softwares de apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo