Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao mundo da prototipagem digital com foco em sistemas térmicos sustentáveis. Antes de vir para a sala de aula, eles deverão investigar sobre protótipos digitais que utilizam as variáveis termodinâmicas para promover soluções de sustentabilidade. Após formarem grupos, os estudantes discutirão as informações coletadas e, utilizando aplicativos de desenho e simulação, darão início ao desenho de seus protótipos. Esses protótipos deverão ofertar soluções para diminuição do consumo de energia ou otimização dos recursos naturais. Será essencial a aplicação prática de conhecimentos de termodinâmica para ajustar o design e funcionamento dos sistemas. Ao término, haverá uma apresentação dos protótipos, onde cada grupo explicará o conceito, funcionalidade e impacto ambiental de seus projetos, destacando como as ferramentas digitais foram utilizadas na criação e simulação dos protótipos.
O intuito desta atividade é engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na relevância dos estudos termodinâmicos aplicados à sustentabilidade, incentivar a inovação no design de soluções tecnológicas e promover a competência digital através do uso de softwares de modelagem e simulação. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de compreender os fundamentos básicos da termodinâmica aplicada ao desenvolvimento sustentável, desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas, além de aprimorar sua capacidade de comunicação e apresentação de projetos técnicos.
Esta atividade direciona a atenção dos estudantes para a importância da sustentabilidade nos sistemas térmicos, explorando conceitos termodinâmicos, como transferência de calor, trabalho e energia. Também enfatiza a habilidade de usar a termodinâmica para pensar em soluções inovadoras e sustentáveis, bem como o papel da tecnologia digital na simulação e design de tais sistemas.
Utilizando a Sala de Aula Invertida, os alunos primeiro farão pesquisas em casa e depois aplicarão o conhecimento em sala, promovendo uma aprendizagem ativa. Os grupos discutirão suas ideias e usarão ferramentas digitais para desenvolver protótipos, otimizando o processo educativo e estimulando a inovação.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, divididas entre pesquisa e discussão, design e simulação de protótipos, seguidas pela apresentação e avaliação dos projetos.
Os alunos serão avaliados pelo engajamento no processo de pesquisa e design, eficácia do trabalho em equipe, inovação e sustentabilidade do protótipo proposto, qualidade técnica do uso de softwares de simulação e pela apresentação do projeto. Cada grupo receberá feedback construtivo focando no processo criativo e na aplicação prática dos conhecimentos termodinâmicos.
Serão necessários computadores com acesso à internet, softwares de desenho e simulação (como Tinkercad ou Fusion 360), projetor para as apresentações dos protótipos, além de materiais de apoio para pesquisa sobre termodinâmica e sustentabilidade.
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