Esta atividade prática pretende engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio numa experiência educativa significativa, onde, através do trabalho colaborativo, serão desafiados a criar protótipos de dispositivos térmicos simples, buscando maximizar a eficiência energética com o uso de materiais do dia a dia e tecnologia acessível. Divididos em pequenos grupos, esses futuros cientistas terão a chance de aplicar conhecimentos de Cinemática escalar e vetorial em contextos termodinâmicos, e, por meio de uma abordagem mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos, deverão explorar os princípios de termodinâmica para entender e explicar o funcionamento de seus protótipos. Ao final do projeto, cada equipe fará uma apresentação detalhada de seu dispositivo, incluindo a explicação do conceito termodinâmico por trás dele e como sua invenção pode impulsionar práticas mais sustentáveis no dia a dia. Esta proposta pedagógica não só visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre a importante relação entre termodinâmica e sustentabilidade, mas também desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento pleno de jovens aprendizes.
O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a entender e aplicar os princípios da termodinâmica no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para problemas cotidianos, fomentando assim um pensamento crítico sobre o uso de energia. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração, comunicação e apresentação, essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Espera-se que, ao final do projeto, os alunos tenham uma compreensão mais profunda de como os conceitos de física aplicam-se ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, além de valorizar a importância da eficiência energética para a sociedade e o meio ambiente.
O conteúdo programático desta atividade será centrado no estudo da termodinâmica, abordando temas específicos como a Cinemática escalar e vetorial, leis da termodinâmica, eficiência energética, além de conceitos básicos de sustentabilidade. Estes conhecimentos proporcionarão a base teórica necessária para que os alunos desenvolvam seus protótipos e compreendam a importância da eficiência energética e sua relação com práticas sustentáveis.
A metodologia deste projeto seguirá os princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos e Atividades Mão-na-massa, encorajando os alunos a assumirem um papel ativo no seu aprendizado. Serão formados grupos multidisciplinares para promover a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos. O desenvolvimento dos protótipos será acompanhado de discussões orientadas, sessões de brainstorming e a utilização de tecnologias digitais para pesquisa e documentação do processo. Avaliações formativas regulares permitirão ajustes e refinamentos ao longo do projeto.
A carga horária total desta atividade será de 1 hora, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução dos conceitos e formação dos grupos. O desenvolvimento dos protótipos e a pesquisa ocorrerão ao longo da atividade e a apresentação dos resultados e avaliação comporão a última etapa.
A avaliação da atividade será realizada com base na criatividade, aplicação correta dos conceitos de termodinâmica, funcionalidade do protótipo, capacidade de trabalhar em equipe, eficácia na comunicação e apresentação do protótipo, e consideração de práticas sustentáveis. Será adotado um sistema de pontuação detalhado que cobrirá cada um desses aspectos. Exemplos de critérios podem incluir: correção na explicação dos princípios termodinâmicos aplicados, inovação no design do protótipo e clareza e persuasão na apresentação.
Para o desenvolvimento desta atividade serão necessários materiais variados do cotidiano que os alunos possam utilizar para construir seus protótipos, acesso a computadores com internet para pesquisa, softwares de design (se aplicável), e material básico de escritório para documentação do processo. Além disso, salas de aula adaptadas para comportar trabalhos em grupo e apresentações são essenciais para o sucesso da atividade.
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