Da Plantação à Prateleira: Calculando o Custo

Desenvolvida por: Heitor… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Economia e Agronegócio

Este plano de aula visa oferecer aos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão prática e aprofundada sobre o percurso dos produtos agrícolas, desde sua origem até o consumidor final. Através de metodologias ativas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes serão encorajados a explorar cooperativas locais, coletando dados reais relativos aos custos de produção, transporte e venda. Com base nessas informações, eles realizarão análises e elaborarão gráficos e tabelas para demonstrar visualmente as etapas econômicas do agronegócio. Este projeto não só aprimora as habilidades de análise e interpretação de dados, mas também promove um entendimento crítico sobre as complexas questões econômicas que envolvem o setor agrícola.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto pedagógico tem como objetivo central proporcionar aos alunos uma experiência educativa rica e significativa, imergindo-os no mundo do agronegócio para que possam compreender a cadeia de produção e distribuição de alimentos. Além de fomentar a capacidade analítica e interpretativa dos estudantes em relação a dados econômicos, este plano busca desenvolver o raciocínio crítico sobre a importância da sustentabilidade e das práticas agroecológicas. Os alunos aprenderão a trabalhar cooperativamente, fortalecendo habilidades sociais, e também a comunicar suas descobertas eficazmente, tanto oralmente quanto por escrito.

  • Compreender a cadeia de produção agrícola até o consumidor final.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de dados econômicos.
  • Promover o pensamento crítico sobre sustentabilidade no agronegócio.
  • Estimular a colaboração e comunicação eficaz entre os alunos.
  • Aplicar o conhecimento teórico em um contexto prático através da pesquisa de campo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
  • EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
  • EM13CNT309: Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

Conteúdo Programático

O conteúdo deste plano de aula engloba um estudo detalhado da cadeia de produção agrícola, análise de custos envolvidos no processo, e a elaboração e interpretação de gráficos e tabelas para representar dados. As discussões incluirão tópicos de sustentabilidade e impactos socioeconômicos do agronegócio. Esta abordagem prática oferece aos alunos insights valiosos sobre a economia rural e a importância das práticas agrícolas responsáveis.

  • Cadeia de produção agrícola
  • Análise de custos de produção, transporte e venda
  • Elaboração e interpretação de gráficos e tabelas
  • Discussões sobre sustentabilidade no agronegócio
  • Impactos socioeconômicos do setor agrícola

Metodologia

Para alcançar os objetivos de aprendizado, este plano de aula utiliza uma combinação de Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos realizarão visitas a cooperativas locais para coletar dados diretamente da fonte, seguidas de sessões em sala onde analisarão e interpretarão estas informações. Rodas de debate serão organizadas para promover discussões críticas sobre os dados coletados e suas implicações econômicas e socioambientais. Uma abordagem aprática e interativa é incentivada, visando a construção colaborativa do conhecimento.

  • Saída de Campo para coleta de dados em cooperativas locais
  • Atividade Mão-na-massa para análise e interpretação de dados
  • Roda de Debate para discussão dos resultados e suas implicações
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para a realização do estudo

Aulas e Sequências Didáticas

A estrutura do curso está dividida em cinco aulas de 50 minutos cada. A primeira aula ocupa-se com a introdução ao projeto e planejamento da Saída de Campo. A segunda e terceira aulas são dedicadas à coleta de dados em campo. A quarta aula foca na análise e interpretação dos dados coletados, com a elaboração de gráficos e tabelas. Na última aula, os alunos apresentarão seus projetos, seguido de uma Roda de Debate para discutir os achados e refletir sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e planejamento da Saída de Campo.
  • Aulas 2 e 3: Saída de Campo para coleta de dados.
  • Aula 4: Análise e interpretação dos dados coletados.
  • Aula 5: Apresentação dos projetos e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação deste projeto será baseada em critérios de engajamento, precisão na coleta de dados, qualidade analítica na interpretação dos dados, clareza e criatividade na apresentação dos resultados em gráficos e tabelas e participação ativa nos debates. Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, permitindo avaliar tanto o desempenho pessoal quanto as habilidades colaborativas. O objetivo é incentivar um aprendizado profundo e uma reflexão crítica sobre as temáticas abordadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste plano de aula, serão necessários recursos como transporte para as visitas às cooperativas, materiais para coleta de dados (cadernos, câmeras, gravadores), softwares de análise de dados e de criação gráfica, além de acesso à internet para pesquisa adicional. A escola deve assegurar que todos os equipamentos e materiais necessários estejam disponíveis para que os alunos possam realizar suas atividades sem empecilhos.

  • Transporte para as visitas às cooperativas
  • Materiais para coleta de dados (cadernos, câmeras, gravadores)
  • Software de análise de dados e de criação gráfica
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo