As Ondas do Cotidiano: Explorando as Ondas Acústicas ao Nosso Redor

Desenvolvida por: Juliel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Física
Temática: Ondulatória

Nesta atividade, destinada a alunos do 3º ano do Ensino Médio, os participantes irão explorar as ondas acústicas presentes no cotidiano através de uma combinação de abordagem teórica e prática. 

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo é aprofundar o entendimento dos alunos sobre conceitos de ondas acústicas através de experiências teórico-práticas, fomentando a análise crítica e a capacidade de relacionar o conhecimento com vivências cotidianas. A atividade é desenhada para não só facilitar o domínio dos conceitos teóricos de ondas sonoras como também para estimular habilidades práticas de medição e análise. Espera-se que os alunos saiam desta experiência com uma compreensão clara de como diferentes fatores ambientais podem influenciar a propagação do som, fortalecendo uma aprendizagem contextualizada e prática.

  • Compreender as propriedades fundamentais das ondas sonoras.
  • Aplicar conhecimentos teóricos na análise de situações práticas envolvendo ondas acústicas.
  • Relacionar a teoria das ondas sonoras com fenômenos do cotidiano.
  • Estimular a discussão e reflexão sobre a perceção auditiva e suas implicações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT102: Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
  • EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui uma introdução às propriedades fundamentais das ondas sonoras, como frequência, amplitude, velocidade de propagação e características do meio. Além disso, abrange a aplicabilidade desses conceitos a fenômenos do cotidiano. 

  • Propriedades fundamentais das ondas sonoras: frequência, amplitude e velocidade.
  • Comportamento das ondas em diferentes meios e ambientes.
  • Influência dos materiais na propagação do som.
  • Percepção auditiva e impacto de fatores ambientais.

Metodologia

A metodologia desta atividade é centrada em métodos de aprendizagem ativa, começando com uma aula expositiva que visa estabelecer a base teórica fundamental. A integração de experiências pessoais enriquece o processo e contribui para a contextualização do conhecimento adquirido.

  • Aula expositiva para introdução teórica.
  • Discussão em grupo para análise e debate de dados.
  • Integração de experiências pessoais na contextualização do aprendizado.
  • Uso de aplicativos e ferramentas digitais para medição acústica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser realizada em uma aula de 60 minutos. A aula será dedicada a uma exposição teórica que cobrirá os conceitos essenciais das ondas sonoras, proporcionando a base necessária para os testes práticos.

  • Aula 1: Introdução teórica sobre ondas sonoras e prática de campo utilizando aplicativos de medição de som.
  • Momento 1: Introdução Teórica sobre Ondas Sonoras (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula com uma apresentação sobre as propriedades das ondas sonoras, como frequência, amplitude e velocidade. Utilize o projetor para exibir slides que ilustrem esses conceitos de forma visual e clara. É importante que você explique como diferentes ambientes e materiais influenciam a propagação do som. Estimule os alunos a fazerem perguntas e a discutirem exemplos do cotidiano que se relacionem com o tema abordado. Avalie a compreensão através de questionamentos diretos e observe o engajamento dos alunos durante a explicação.


Avaliação

Para avaliar o aproveitamento dos alunos, serão utilizados métodos diversificados que incluem avaliação formativa e somativa. Inicialmente, a avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a discussão e na qualidade dos dados e análises apresentadas em grupo. Critérios como o entendimento das propriedades das ondas sonoras, a capacidade de realizar medições precisas e de interpretar os dados obtidos serão considerados. Um exemplo prático de avaliação pode ser solicitado na forma de um pequeno relatório em grupo, onde os alunos descrevam o processo de medição, os resultados obtidos, e ofereçam reflexões sobre como o aprendizado pode ser aplicado no cotidiano. Feedback construtivo será oferecido para guiar o refinamento das competências dos alunos, com possibilidade de adaptação de critérios para atender a diferentes necessidades e características dos grupos de alunos.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento da atividade, serão necessários materiais que facilitem o acesso à informação e à prática. O uso de smartphones pessoais será essencial para realizar medições acústicas. Além disso, é importante disponibilizar uma infraestrutura básica, como salas equipadas com projetores para introdução teórica e acesso à internet para usar aplicativos de medição. Os alunos também serão incentivados a utilizar recursos online para pesquisa adicional, ampliando assim a compreensão sobre ondas sonoras com fontes de informação confiáveis.

  • Projetor e tela para apresentação de slides teóricos.

Inclusão e acessibilidade


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