Nesta atividade interativa, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar e debater sobre a forte dependência da sociedade contemporânea em relação aos recursos não renováveis. Divididos em equipes, eles mergulharão na pesquisa de diferentes formas de energia e materiais, focando em suas vantagens e desvantagens sob diversas óticas: socioambiental, política e econômica. A finalidade é promover um debate qualificado onde cada equipe defenderá seu ponto de vista por meio de uma apresentação plural, envolvendo diversas mídias e linguagens, como vídeos, slides e representaçãos gráficas. Este projeto busca não apenas aprofundar o conhecimento técnico dos alunos sobre as energias e materiais estudados mas também desenvolver habilidades de argumentação, trabalho em equipe e uso de tecnologias de informação e comunicação. O objetivo é sensibilizar os estudantes para a urgente necessidade de transição energética para modelos mais sustentáveis, promovendo uma reflexão sobre as escolhas e políticas energéticas atuais e futuras.
Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada acerca da necessidade urgente de transição para fontes de energia renováveis e práticas mais sustentáveis. Visa-se incentivar o pensamento crítico sobre as consequências ambientais, econômicas e sociais da dependência de recursos não renováveis, bem como explorar as potencialidades das tecnologias energéticas emergentes. Além disso, a atividade promove habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações complexas de maneira clara e convincente, estimula a cooperação e o trabalho em equipe e encoraja o uso eficaz de várias mídias e tecnologias digitais para comunicação.
O conteúdo programático foi cuidadosamente planejado para abranger um espectro amplo de temas relacionados à sustentabilidade e energia. Incluirá uma introdução à crise dos recursos não renováveis, impactos ambientais e socioeconômicos associados ao consumo insustentável de energia. Seguirá com uma exploração das diversas fontes de energia renovável, como solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, entre outras, e seus respectivos papéis numa economia de baixo carbono. Também será dada atenção a tecnologias emergentes, como a captura de carbono e armazenamento, e inovações em eficiência energética e materiais sustentáveis.
Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia, engajando os alunos na investigação ativa de questões e problemas reais relacionados à dependência dos recursos não renováveis. As equipes de estudantes terão liberdade para escolher seus temas específicos de pesquisa, desenvolver perguntas de investigação e utilizar diversas fontes de informação para compilar seus argumentos. A apresentação dos resultados será feita em formatos diversificados, incentivando o uso criativo das mídias e das ferramentas digitais. Este método promove não só o aprendizado profundo do conteúdo mas também o desenvolvimento de competências como colaboração, comunicação e pensamento crítico.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os grupos formarão suas equipes, escolherão os temas e iniciarão as pesquisas. Na segunda sessão, as equipes finalizarão suas pesquisas e prepararão as apresentações, seguidas de debates e discussão em sala, culminando com uma reflexão coletiva sobre os aprendizados.
A avaliação será baseada em critérios claros e específicos, incluindo a profundidade e qualidade da pesquisa realizada, a eficácia e criatividade das apresentações, a capacidade de argumentação durante os debates, e a participação ativa em todas as fases do projeto. Serão utilizados instrumentos como rubricas de avaliação, que detalham os níveis de desempenho em cada critério. Além disso, será valorizada a autoavaliação e avaliação pelos pares, fomentando a reflexão crítica sobre o próprio aprendizado e o dos colegas. Exemplos concretos de desempenho esperado em cada critério serão fornecidos para guiar os alunos.
Para a execução efetiva desta atividade, será necessário acesso a recursos como internet, biblioteca, laboratório de informática e diversas ferramentas digitais de apresentação e comunicação, como softwares de edição de vídeo, plataformas de apresentação e fóruns de discussão online. Além disso, materiais didáticos de apoio, como artigos, livros e documentários sobre energia e sustentabilidade, serão disponibilizados para enriquecer as pesquisas.
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