O Risco é Real: Avaliando a Segurança de Dispositivos Eletrônicos

Desenvolvida por: Felipe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Segurança e Riscos de Dispositivos Eletrônicos

Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito de risco associado ao uso cotidiano de dispositivos eletrônicos como carregadores de celular, secadores de cabelo e laptops. Eles participarão de uma investigação guiada para identificar e analisar os perigos invisíveis relacionados ao mau uso desses dispositivos, sublinhando a importância do uso consciente e seguro da eletricidade. Por meio de ferramentas digitais e aplicativos, os estudantes simularão cenários de risco, aplicando e integrando conhecimentos de Ciências da Natureza para justificar práticas seguras. Esta atividade enfatiza o desenvolvimento de habilidades analíticas e promove uma conscientização crítica sobre as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes. A abordagem metodológica ativa envolverá os alunos em pesquisas, discussões em grupo e simulações, incentivando-os a se tornarem agentes ativos em seu processo de aprendizagem enquanto exploram as interfaces entre ciência, tecnologia e sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade centram-se em capacitar os estudantes a interpretar e avaliar, criticamente, diferentes aspectos relacionados à segurança dos dispositivos eletrônicos de uso quotidiano. Pretende-se que eles desenvolvam uma compreensão profunda sobre as consequências do mau uso desses dispositivos, além de familiarizá-los com as práticas recomendadas para um uso seguro. Os alunos aprenderão a aplicar conhecimentos de Ciências da Natureza para justificar comportamentos seguros e avaliar os riscos socioambientais associados. Fomentar-se-á também a habilidade de trabalhar colaborativamente e utilizar recursos digitais para simular cenários e elaborar soluções para problemas reais relacionados à eletricidade e eletrônica.

  • Desenvolver habilidades analíticas para identificar e avaliar riscos associados ao uso de dispositivos eletrônicos.
  • Aplicar conhecimentos de Ciências da Natureza para justificar comportamentos de segurança e avaliar riscos socioambientais.
  • Promover a conscientização sobre as medidas de segurança necessárias ao usar dispositivos eletrônicos.
  • Utilizar tecnologia e ferramentas digitais para simular cenários de risco e propor soluções.
  • Trabalhar em equipe para pesquisar, discutir e apresentar conclusões sobre a segurança de dispositivos eletrônicos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
  • EM13CNT306: Avaliar os riscos envolvidos em atividades cotidianas, aplicando conhecimentos das Ciências da Natureza, para justificar o uso de equipamentos e recursos, bem como comportamentos de segurança, visando à integridade física, individual e coletiva, e socioambiental, podendo fazer uso de dispositivos e aplicativos digitais que viabilizem a estruturação de simulações de tais riscos.
  • EM13CNT308: Investigar e analisar o funcionamento de equipamentos elétricos e/ou eletrônicos e sistemas de automação para compreender as tecnologias contemporâneas e avaliar seus impactos sociais, culturais e ambientais.

Conteúdo Programático

O conteúdo a ser explorado nesta atividade engloba a análise de riscos e as medidas de segurança associadas ao uso de dispositivos eletrônicos. Os estudantes serão introduzidos aos princípios básicos da eletricidade e eletrônica, enfatizando a interpretação crítica de informações técnicas e científicas relacionadas. Explorarão, ainda, o impacto social, cultural e ambiental dos avanços tecnológicos na utilização de dispositivos eletrônicos, bem como as normas de segurança recomendadas para prevenir acidentes e danos. Este conteúdo propiciará a compreensão e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida cotidiana e responsável no mundo tecnológico atual.

  • Princípios básicos de eletricidade e eletrônica.
  • Análise de riscos associados ao mau uso de dispositivos eletrônicos.
  • Medidas de segurança para o uso responsável de dispositivos elétricos e eletrônicos.
  • Impacto socioambiental dos dispositivos eletrônicos.
  • Normas de segurança e prevenção de acidentes.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade centra-se na utilização de metodologias ativas, promovendo a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem. Por meio de pesquisas guiadas, trabalhos em grupo e simulações digitais, os estudantes serão estimulados a explorar, discutir e elaborar soluções para problemáticas reais relacionadas à segurança de dispositivos eletrônicos. Essa abordagem visa não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, críticas e de resolução de problemas, fomentando um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

  • Pesquisa guiada sobre dispositivos eletrônicos e seus riscos associados.
  • Trabalho em grupo para a análise de casos reais e simulação de cenários.
  • Utilização de aplicativos digitais e dispositivos móveis para simular riscos e prevenções.
  • Discussões em grupo para compartilhar descobertas e conclusões.
  • Apresentação e debate sobre as estratégias de segurança adotadas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade terá uma carga horária total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos-chave e iniciarão as pesquisas em grupos. Na segunda aula, eles realizarão simulações digitais e prepararão suas apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início das pesquisas em grupo.
  • Aula 2: Simulações digitais e preparação de apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando na participação, colaboração e na profundidade da análise e reflexão crítica dos alunos sobre os riscos e medidas de segurança de dispositivos eletrônicos. Será avaliado tanto o processo de pesquisa e discussão em grupo quanto a qualidade das simulações e apresentações finais. Cada grupo deverá apresentar um relatório detalhando os resultados de suas pesquisas, análises e aprendizados. Serão valorizadas a criatividade, a argumentação embasada em dados científicos e a aplicação prática dos conhecimentos abordados.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis com capacidade para execução de aplicativos digitais de simulação, além de materiais para anotações e consulta. Espera-se utilizar também plataformas de colaboração online, que facilitarão a comunicação e o trabalho em equipe.

  • Acesso à internet e dispositivos móveis ou computadores.
  • Aplicativos digitais para simulação de cenários de risco.
  • Plataformas de colaboração online para trabalho em grupo.
  • Materiais de pesquisa e consulta (artigos, normas técnicas, vídeos).
  • Espaço para apresentações e debates em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo