Nesta atividade prática, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao conceito de risco associado ao uso cotidiano de dispositivos eletrônicos como carregadores de celular, secadores de cabelo e laptops. Eles participarão de uma investigação guiada para identificar e analisar os perigos invisíveis relacionados ao mau uso desses dispositivos, sublinhando a importância do uso consciente e seguro da eletricidade. Por meio de ferramentas digitais e aplicativos, os estudantes simularão cenários de risco, aplicando e integrando conhecimentos de Ciências da Natureza para justificar práticas seguras. Esta atividade enfatiza o desenvolvimento de habilidades analíticas e promove uma conscientização crítica sobre as medidas de segurança necessárias para evitar acidentes. A abordagem metodológica ativa envolverá os alunos em pesquisas, discussões em grupo e simulações, incentivando-os a se tornarem agentes ativos em seu processo de aprendizagem enquanto exploram as interfaces entre ciência, tecnologia e sociedade.
Os objetivos desta atividade centram-se em capacitar os estudantes a interpretar e avaliar, criticamente, diferentes aspectos relacionados à segurança dos dispositivos eletrônicos de uso quotidiano. Pretende-se que eles desenvolvam uma compreensão profunda sobre as consequências do mau uso desses dispositivos, além de familiarizá-los com as práticas recomendadas para um uso seguro. Os alunos aprenderão a aplicar conhecimentos de Ciências da Natureza para justificar comportamentos seguros e avaliar os riscos socioambientais associados. Fomentar-se-á também a habilidade de trabalhar colaborativamente e utilizar recursos digitais para simular cenários e elaborar soluções para problemas reais relacionados à eletricidade e eletrônica.
O conteúdo a ser explorado nesta atividade engloba a análise de riscos e as medidas de segurança associadas ao uso de dispositivos eletrônicos. Os estudantes serão introduzidos aos princípios básicos da eletricidade e eletrônica, enfatizando a interpretação crítica de informações técnicas e científicas relacionadas. Explorarão, ainda, o impacto social, cultural e ambiental dos avanços tecnológicos na utilização de dispositivos eletrônicos, bem como as normas de segurança recomendadas para prevenir acidentes e danos. Este conteúdo propiciará a compreensão e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida cotidiana e responsável no mundo tecnológico atual.
A abordagem metodológica desta atividade centra-se na utilização de metodologias ativas, promovendo a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem. Por meio de pesquisas guiadas, trabalhos em grupo e simulações digitais, os estudantes serão estimulados a explorar, discutir e elaborar soluções para problemáticas reais relacionadas à segurança de dispositivos eletrônicos. Essa abordagem visa não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, críticas e de resolução de problemas, fomentando um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.
Esta atividade terá uma carga horária total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos-chave e iniciarão as pesquisas em grupos. Na segunda aula, eles realizarão simulações digitais e prepararão suas apresentações finais.
A avaliação desta atividade será formativa, focando na participação, colaboração e na profundidade da análise e reflexão crítica dos alunos sobre os riscos e medidas de segurança de dispositivos eletrônicos. Será avaliado tanto o processo de pesquisa e discussão em grupo quanto a qualidade das simulações e apresentações finais. Cada grupo deverá apresentar um relatório detalhando os resultados de suas pesquisas, análises e aprendizados. Serão valorizadas a criatividade, a argumentação embasada em dados científicos e a aplicação prática dos conhecimentos abordados.
Para o sucesso da atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis com capacidade para execução de aplicativos digitais de simulação, além de materiais para anotações e consulta. Espera-se utilizar também plataformas de colaboração online, que facilitarão a comunicação e o trabalho em equipe.
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