O objetivo desta atividade prática é engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma investigação científica sobre as radiações emitidas por dispositivos comuns do dia a dia, avaliando suas aplicações, potencialidades e os possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito de radiação e às suas diversas formas. Em seguida, farão uso de sensores de radiação simples e aplicativos de smartphones para medir os níveis de radiação de diferentes aparelhos, como micro-ondas, celulares e computadores. Os dados coletados serão a base para a aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida, onde os alunos farão pesquisas e se aprofundarão no tema fora da sala de aula para, posteriormente, compartilhar suas descobertas durante uma Roda de Debate. Este método propicia um ambiente de aprendizado colaborativo, além de incentivar o pensamento crítico e a análise científica sobre as implicações das radiações em diversas áreas, incluindo saúde, tecnologia e meio ambiente.
Esta atividade foi cuidadosamente planejada para que os estudantes desenvolvam habilidades críticas de investigação científica, fomentando a literacia científica e técnica, assim como a capacidade de realizar análises críticas sobre assuntos de relevância científica e tecnológica em seu cotidiano. Espera-se que, ao final, os alunos estejam aptos a entender os princípios fundamentais das radiações, diferenciar tipos de radiação e suas aplicações, além de avaliar os riscos e potencialidades associados ao uso de tecnologias que emitem radiação. Através da dinâmica de Aprendizagem Baseada em Projetos e da Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de praticar a comunicação científica eficaz, a análise crítica de dados, e a colaboração em equipe, preparando-os para futuras investigações científicas e tomadas de decisão informadas.
O programa da atividade cobrirá uma introdução às radiações, tipos de radiação e suas fontes, incluindo diferentes espectros e suas aplicações tecnológicas. O conteúdo incluirá métodos para medição de radiação e interpretação de resultados, bem como discussões sobre as consequências do uso e exposição às radiações. Será dada ênfase especial às normas de segurança e medidas protetoras contra a exposição desnecessária a radiações. Através de uma abordagem integrada e interdisciplinar, os alunos estarão aptos a relacionar seus conhecimentos de Física com temas de Biologia, Tecnologia e Saúde, propiciando uma compreensão holística e aplicada do assunto.
A metodologia incluirá uma combinação de Aulas Expositivas para apresentar os conceitos fundamentais, seguidas de Trabalho em Grupo, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através da utilização de sensores de radiação e aplicativos. A Sala de Aula Invertida será utilizada para promover o estudo autônomo, responsabilizando os alunos pelo aprofundamento teórico necessário para fundamentar as discussões e análises durante a Roda de Debate. Esta última, será uma oportunidade para os alunos apresentarem suas descobertas, discutirem implicações e partilharem soluções, facilitando assim a Aprendizagem Baseada em Projetos. A distribuição temporal das aulas apoiará uma imersão progressiva no tema, garantindo a assimilação dos conteúdos e a construção coletiva do conhecimento.
A atividade total de 20 horas será distribuída ao longo de 24 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com a introdução ao tema e à metodologia, seguiremos com atividades práticas de medição de radiações, depois, o aprofundamento teórico com a Sala de Aula Invertida, culminando na Roda de Debate para compartilhamento e análise crítica das descobertas. Este cronograma permite um equilíbrio entre a teoria e a prática, promovendo uma compreensão aprofundada do tema e habilidades analíticas.
A avaliação será baseada em critérios como participação ativa, profundidade da pesquisa autônoma, qualidade e precisão das medições de radiação realizadas, eficácia na comunicação de suas descobertas durante a Roda de Debate, e capacidade de conectar teoria e prática. Além disso, será avaliada a colaboração dentro das equipes, a capacidade de argumentação e embasamento teórico nas discussões. Os alunos também serão incentivados a refletir criticamente sobre suas aprendizagens e o processo de investigação, contribuindo para uma avaliação formativa contínua.
Para a realização desta atividade, serão necessários sensores de radiação simples compatíveis com smartphones, celulares e/ou tablets com aplicativos de medição de radiação, acesso à internet para pesquisa e aprofundamento teórico, além de materiais para a preparação da Roda de Debate, como cartazes ou apresentações digitais. Esses recursos permitem a aplicação prática dos conceitos teóricos e apoiam a metodologia ativa proposta, incentivando a participação ativa e o engajamento dos alunos.
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