Radiantes descobertas: Avaliando as radiações do cotidiano

Desenvolvida por: Raquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Radiação

O objetivo desta atividade prática é engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma investigação científica sobre as radiações emitidas por dispositivos comuns do dia a dia, avaliando suas aplicações, potencialidades e os possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito de radiação e às suas diversas formas. Em seguida, farão uso de sensores de radiação simples e aplicativos de smartphones para medir os níveis de radiação de diferentes aparelhos, como micro-ondas, celulares e computadores. Os dados coletados serão a base para a aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida, onde os alunos farão pesquisas e se aprofundarão no tema fora da sala de aula para, posteriormente, compartilhar suas descobertas durante uma Roda de Debate. Este método propicia um ambiente de aprendizado colaborativo, além de incentivar o pensamento crítico e a análise científica sobre as implicações das radiações em diversas áreas, incluindo saúde, tecnologia e meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade foi cuidadosamente planejada para que os estudantes desenvolvam habilidades críticas de investigação científica, fomentando a literacia científica e técnica, assim como a capacidade de realizar análises críticas sobre assuntos de relevância científica e tecnológica em seu cotidiano. Espera-se que, ao final, os alunos estejam aptos a entender os princípios fundamentais das radiações, diferenciar tipos de radiação e suas aplicações, além de avaliar os riscos e potencialidades associados ao uso de tecnologias que emitem radiação. Através da dinâmica de Aprendizagem Baseada em Projetos e da Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de praticar a comunicação científica eficaz, a análise crítica de dados, e a colaboração em equipe, preparando-os para futuras investigações científicas e tomadas de decisão informadas.

  • Entender os diferentes tipos de radiação e suas origens.
  • Medir e analisar os níveis de radiação de dispositivos do cotidiano.
  • Aprofundar o conhecimento sobre as implicações das radiações na saúde e no ambiente.
  • Desenvolver habilidades de investigação científica e análise de dados.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e debate com base em evidências científicas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
  • EM13CNT102: Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos.
  • EM13CNT103: Utilizar o conhecimento sobre as radiações e suas origens para avaliar as potencialidades e os riscos de sua aplicação em equipamentos de uso cotidiano, na saúde, no ambiente, na indústria, na agricultura e na geração de energia elétrica.

Conteúdo Programático

O programa da atividade cobrirá uma introdução às radiações, tipos de radiação e suas fontes, incluindo diferentes espectros e suas aplicações tecnológicas. O conteúdo incluirá métodos para medição de radiação e interpretação de resultados, bem como discussões sobre as consequências do uso e exposição às radiações. Será dada ênfase especial às normas de segurança e medidas protetoras contra a exposição desnecessária a radiações. Através de uma abordagem integrada e interdisciplinar, os alunos estarão aptos a relacionar seus conhecimentos de Física com temas de Biologia, Tecnologia e Saúde, propiciando uma compreensão holística e aplicada do assunto.

  • Introdução aos conceitos fundamentais de radiação.
  • Tipos de radiação e suas aplicações no cotidiano e na tecnologia.
  • Medição de radiação usando sensores simples e aplicativos de smartphones.
  • Análise crítica dos impactos da radiação na saúde humana e no ambiente.
  • Normas de segurança e medidas protetoras contra exposição à radiação.

Metodologia

A metodologia incluirá uma combinação de Aulas Expositivas para apresentar os conceitos fundamentais, seguidas de Trabalho em Grupo, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através da utilização de sensores de radiação e aplicativos. A Sala de Aula Invertida será utilizada para promover o estudo autônomo, responsabilizando os alunos pelo aprofundamento teórico necessário para fundamentar as discussões e análises durante a Roda de Debate. Esta última, será uma oportunidade para os alunos apresentarem suas descobertas, discutirem implicações e partilharem soluções, facilitando assim a Aprendizagem Baseada em Projetos. A distribuição temporal das aulas apoiará uma imersão progressiva no tema, garantindo a assimilação dos conteúdos e a construção coletiva do conhecimento.

  • Aulas Expositivas e Demonstrativas
  • Uso de Sensores de Radiação e Aplicativos de Smartphones para Coleta de Dados
  • Trabalho em Grupo e Pesquisa Autônoma
  • Sala de Aula Invertida para Aprofundamento Teórico
  • Roda de Debate para Discussão e Apresentação das Descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total de 20 horas será distribuída ao longo de 24 aulas de 50 minutos. Iniciaremos com a introdução ao tema e à metodologia, seguiremos com atividades práticas de medição de radiações, depois, o aprofundamento teórico com a Sala de Aula Invertida, culminando na Roda de Debate para compartilhamento e análise crítica das descobertas. Este cronograma permite um equilíbrio entre a teoria e a prática, promovendo uma compreensão aprofundada do tema e habilidades analíticas.

  • Aula 1-2: Introdução aos conceitos de radiação e à atividade
  • Aula 3-8: Prática de medição de radiações com sensores e aplicativos
  • Aula 9-14: Trabalho autônomo e em grupo, utilizando a abordagem da Sala de Aula Invertida
  • Aula 15-20: Preparação para a Roda de Debate
  • Aula 21-24: Realização da Roda de Debate e conclusões finais

Avaliação

A avaliação será baseada em critérios como participação ativa, profundidade da pesquisa autônoma, qualidade e precisão das medições de radiação realizadas, eficácia na comunicação de suas descobertas durante a Roda de Debate, e capacidade de conectar teoria e prática. Além disso, será avaliada a colaboração dentro das equipes, a capacidade de argumentação e embasamento teórico nas discussões. Os alunos também serão incentivados a refletir criticamente sobre suas aprendizagens e o processo de investigação, contribuindo para uma avaliação formativa contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários sensores de radiação simples compatíveis com smartphones, celulares e/ou tablets com aplicativos de medição de radiação, acesso à internet para pesquisa e aprofundamento teórico, além de materiais para a preparação da Roda de Debate, como cartazes ou apresentações digitais. Esses recursos permitem a aplicação prática dos conceitos teóricos e apoiam a metodologia ativa proposta, incentivando a participação ativa e o engajamento dos alunos.

  • Sensores de radiação simples e aplicativos para smartphones
  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Cartazes ou recursos para apresentações digitais

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