A atividade 'Aventura Climática' propõe uma imersão na história climática da região onde os alunos vivem, por meio de relatos familiares sobre como o clima mudou ao longo dos anos. Os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a conversar com seus familiares, coletando histórias, ilustrações e objetos que representem as mudanças climáticas vivenciadas por eles, como fotos antigos, jornais locais ou objetos de decoração relacionados a grandes tempestades ou períodos de seca. Em sala de aula, eles compartilharão esses 'relatos climáticos familiares' e, juntos, criarão um mural temporal, mapeando o passado, presente e projetando perspectivas futuras do clima na comunidad.
O principal objetivo desta atividade é conscientizar os alunos sobre as mudanças climáticas de maneira pessoal e significativa, trazendo sua vivência familiar para o contexto de aprendizado. Espera-se que, ao final da aventura climática, eles possam reconhecer os impactos das mudanças climáticas em sua região, desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação por meio da coleta de relatos e a criação colaborativa de um mural temporal. Além disso, a atividade visa fomentar a importância da preservação ambiental e o papel que cada um desempenha nesse contexto.
A atividade se concentra no estudo das características climáticas locais e sua evolução ao longo do tempo, integrando noções de geografia, ciências e história. O enfoque está em observar, registrar e comparar informações históricas e atuais para criar uma linha do tempo visual e interativa, que permita aos alunos visualizar as mudanças climáticas e refletir sobre suas causas e consequências.
A metodologia ativa de Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos assumem o papel de protagonistas em sua aprendizagem, trazendo para a sala de aula pesquisas feitas em casa com suas famílias. Essa abordagem permite que os discentes se envolvam diretamente na construção do conhecimento, tornando a aula mais interativa e significativa. Através do compartilhamento de relatos, a construção coletiva do mural temporal e a reflexão sobre as mudanças climáticas, os alunos praticarão a escuta ativa, o respeito pelas diferentes vivências e a valorização da memória coletiva como fonte de conhecimento.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão seus relatos climáticos e começarão a criação do mural temporal. Na segunda aula, a turma finalizará o mural, refletindo sobre as mudanças observadas e discutindo sobre possíveis ações para o futuro.
A avaliação será qualitativa, baseando-se na participação ativa dos alunos, no engajamento com a atividade proposta e na capacidade de refletir criticamente sobre as mudanças climáticas. A observação do professor se concentrará na colaboração e interação entre os alunos durante o processo de criação do mural, assim como na profundidade das reflexões compartilhadas na discussão final. Registrará também o empenho na pesquisa e o respeito pela diversidade de histórias e perspectivas trazidas pelos colegas.
Os recursos necessários incluem materiais diversos para a criação do mural temporal, como papel kraft, canetas, lápis de cor, cola, tesoura, além dos objetos e relatos trazidos pelos alunos. Também será fundamental o uso de espaço apropriado na sala de aula para a montagem e exposição do mural, possibilitando a interação visual e física com o conteúdo construído pela turma.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula