Aventura Climática

Desenvolvida por: Keilla… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: As mudanças climáticas locais ao longo do tempo

A atividade 'Aventura Climática' propõe uma imersão na história climática da região onde os alunos vivem, por meio de relatos familiares sobre como o clima mudou ao longo dos anos. Os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a conversar com seus familiares, coletando histórias, ilustrações e objetos que representem as mudanças climáticas vivenciadas por eles, como fotos antigos, jornais locais ou objetos de decoração relacionados a grandes tempestades ou períodos de seca. Em sala de aula, eles compartilharão esses 'relatos climáticos familiares' e, juntos, criarão um mural temporal, mapeando o passado, presente e projetando perspectivas futuras do clima na comunidad.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é conscientizar os alunos sobre as mudanças climáticas de maneira pessoal e significativa, trazendo sua vivência familiar para o contexto de aprendizado. Espera-se que, ao final da aventura climática, eles possam reconhecer os impactos das mudanças climáticas em sua região, desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação por meio da coleta de relatos e a criação colaborativa de um mural temporal. Além disso, a atividade visa fomentar a importância da preservação ambiental e o papel que cada um desempenha nesse contexto.

  • Compreender as mudanças climáticas na região onde vivem
  • Desenvolver habilidades de comunicação e pesquisa
  • Fomentar a conscientização ambiental
  • Promover o trabalho colaborativo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

Conteúdo Programático

A atividade se concentra no estudo das características climáticas locais e sua evolução ao longo do tempo, integrando noções de geografia, ciências e história. O enfoque está em observar, registrar e comparar informações históricas e atuais para criar uma linha do tempo visual e interativa, que permita aos alunos visualizar as mudanças climáticas e refletir sobre suas causas e consequências.

  • Características climáticas locais
  • Observação e registro climático
  • Criação de linha do tempo visual
  • Reflexão sobre causas e consequências das mudanças climáticas

Metodologia

A metodologia ativa de Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos assumem o papel de protagonistas em sua aprendizagem, trazendo para a sala de aula pesquisas feitas em casa com suas famílias. Essa abordagem permite que os discentes se envolvam diretamente na construção do conhecimento, tornando a aula mais interativa e significativa. Através do compartilhamento de relatos, a construção coletiva do mural temporal e a reflexão sobre as mudanças climáticas, os alunos praticarão a escuta ativa, o respeito pelas diferentes vivências e a valorização da memória coletiva como fonte de conhecimento.

  • Conversas com familiares
  • Compartilhamento de relatos e objetos
  • Criação do mural temporal em conjunto
  • Reflexão e debate sobre as mudanças climáticas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão seus relatos climáticos e começarão a criação do mural temporal. Na segunda aula, a turma finalizará o mural, refletindo sobre as mudanças observadas e discutindo sobre possíveis ações para o futuro.

  • Aula 1: Compartilhamento dos relatos climáticos e início da criação do mural
  • Aula 2: Finalização do mural e reflexão sobre as mudanças climáticas

Avaliação

A avaliação será qualitativa, baseando-se na participação ativa dos alunos, no engajamento com a atividade proposta e na capacidade de refletir criticamente sobre as mudanças climáticas. A observação do professor se concentrará na colaboração e interação entre os alunos durante o processo de criação do mural, assim como na profundidade das reflexões compartilhadas na discussão final. Registrará também o empenho na pesquisa e o respeito pela diversidade de histórias e perspectivas trazidas pelos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais diversos para a criação do mural temporal, como papel kraft, canetas, lápis de cor, cola, tesoura, além dos objetos e relatos trazidos pelos alunos. Também será fundamental o uso de espaço apropriado na sala de aula para a montagem e exposição do mural, possibilitando a interação visual e física com o conteúdo construído pela turma.

  • Papel kraft ou cartolina para o mural
  • Canetas, lápis de cor, cola, tesoura
  • Espaço para exposição do mural
  • Relatos e objetos trazidos pelos alunos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo