Aventura Urbana e Campo

Desenvolvida por: Brenda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Diferenças entre campo e cidade

Esta atividade pedagógica prática, inspirada na fábula 'O Rato do Campo e o Rato da Cidade', tem como objetivo principal possibilitar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda sobre as diferenças e semelhanças entre o campo e a cidade. Iniciaremos com uma leitura coletiva da história, enfatizando a vivência e as característica de cada um dos ratos em seus respectivos ambientes. Posteriormente, uma discussão em sala de aula permitirá aos alunos expressarem suas percepções e entendimentos prévios sobre os dois contextos. Em seguida, os alunos serão agrupados em dois, com cada equipe representando um dos ambientes (campo e cidade), com a tarefa de construir maquetes usando materiais recicláveis. Estas maquetes deverão exibir as características de moradia, destacando os ritmos da natureza no campo e o uso dos espaços públicos na cidade. A atividade culminará com uma apresentação de cada equipe, argumentando sobre as semelhanças e disparidades entre os ambientes retratados, promovendo uma avaliação reflexiva e construtiva acerca dos dois habitats.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade pedagógica é desenvolver habilidades de observação, descrição e diferenciação de ambientes através do engajamento direto dos alunos com os conceitos geográficos fundamentais que distinguem campo e cidade. Isso enseja um entendimento mais profundo sobre como variam as formas de vida, as atividades humanas e os ritmos da natureza em diferentes contextos. Pretende-se, assim, estimular nos alunos a capacidade crítica e reflexiva acerca dos diferentes modos de viver, bem como inspirar valorização e respeito pelas diversas formas de existência e relação com os espaços habitados.

  • Desenvolver habilidades de compreensão leitora através da análise de fábulas.
  • Estimular o pensamento crítico sobre as diferenças e semelhanças entre o campo e a cidade.
  • Promover a criatividade e a inovação na construção de maquetes com materiais recicláveis.
  • Fomentar habilidades de trabalho em equipe e articulação verbal durante as apresentações.

Conteúdo Programático

A aventura urbana e campo envolve os alunos na exploração dos conceitos geográficos fundamentais diferenciando campo e cidade, incluindo elementos como residências, espaços de lazer, ritmos da natureza, e a relação dos seres humanos com seus ambientes. Valorizando a perspectiva vivencial e sensorial, esta atividade desafia os alunos a investigar e representar suas compreensões por meio de maquetes, sustentando suas ideias com argumentos durante apresentações, reforçando o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas.

  • Leitura e interpretação de fábulas.
  • Diferenças entre vida no campo e na cidade.
  • Uso de materiais recicláveis na construção de maquetes.
  • Ritmos da natureza e uso dos espaços públicos.
  • Habilidades de apresentação e argumentação.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia 'Mão-na-massa', aliada ao princípio da Aprendizagem Baseada em Jogos, para envolver os alunos em um processo educativo dinâmico e prático. Combinando teoria e prática, a atividade começa com uma imersão na história, seguida por um exercício de reflexão coletiva. Dividindo-se em grupos, os alunos terão o desafio de criar maquetes, o que estimula a criatividade, pensamento crítico e colaboração. As apresentações finais reforçam a importância da comunicação efetiva e do raciocínio argumentativo.

  • Leitura coletiva e discussão guiada.
  • Trabalho em equipe para construção de maquetes.
  • Utilização de materiais recicláveis.
  • Apresentações em grupo e debates.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, concentrar-nos-emos na leitura da fábula e na discussão sobre campo e cidade. A segunda aula será dedicada à construção das maquetes e às apresentações finais dos grupos.

  • Aula 1: Leitura da fábula e discussão.
  • Aula 2: Construção de maquetes e apresentações.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será formativa e baseada na participação, engajamento criativo e capacidade de argumentação dos alunos. Observaremos a complexidade e detalhamento nas maquetes, a habilidade de identificar características do campo e da cidade, bem como a clareza e coerência durante as apresentações. Queremos encorajar o pensamento crítico, a colaboração efetiva em equipe e o desenvolvimento de habilidades de comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos livros ou mídias digitais para a leitura da fábula 'O Rato do Campo e o Rato da Cidade', materiais recicláveis variados (papelão, plásticos, tecidos, etc.) para a construção das maquetes, e dispositivos de gravação (caso se queira registrar as apresentações). Estes recursos servem para apoiar os aspectos teóricos e práticos da atividade, incentivando uma aprendizagem mais engajada e sustentável.

  • Cópia da fáb ```json { "activity_generated": [ { "activity_name": Aventura Urbana e Campo
  • area_of_knowledge": Geografia
  • theme": Diferenças entre campo e cidade
  • description": Esta atividade pedagógica prática, inspirada na fábula 'O Rato do Campo e o Rato da Cidade', tem como objetivo principal possibilitar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda sobre as diferenças e semelhanças entre o campo e a cidade. Iniciaremos com uma leitura coletiva da história, enfatizando a vivência e as característica de cada um dos ratos em seus respectivos ambientes. Posteriormente, uma discussão em sala de aula permitirá aos alunos expressarem suas percepções e entendimentos prévios sobre os dois contextos. Em seguida, os alunos serão agrupados em dois, com cada equipe representando um dos ambientes (campo e cidade), com a tarefa de construir maquetes usando materiais recicláveis. Estas maquetes deverão exibir as características de moradia, destacando os ritmos da natureza no campo e o uso dos espaços públicos na cidade. A atividade culminará com uma apresentação de cada equipe, argumentando sobre as semelhanças e disparidades entre os ambientes retratados, promovendo uma avaliação reflexiva e construtiva acerca dos dois habitats.
  • learning_objectives_paragraph": O propósito desta atividade pedagógica é desenvolver habilidades de observação, descrição e diferenciação de ambientes através do engajamento direto dos alunos com os conceitos geográficos fundamentais que distinguem campo e cidade. Isso enseja um entendimento mais profundo sobre como variam as formas de vida, as atividades humanas e os ritmos da natureza em diferentes contextos. Pretende-se, assim, estimular nos alunos a capacidade crítica e reflexiva acerca dos diferentes modos de viver, bem como inspirar valorização e respeito pelas diversas formas de existência e relação com os espaços habitados.
  • learning_objectives_items": [ Desenvolver habilidades de compreensão leitora através da análise de fábulas.
  • Estimular o pensamento crítico sobre as diferenças e semelhanças entre o campo e a cidade.
  • Promover a criatividade e a inovação na construção de maquetes com materiais recicláveis.
  • Fomentar habilidades de trabalho em equipe e articulação verbal durante as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo